Processos de construção e regularização de obras

A construção e reforma de edificações são processos complexos e que necessitam de profissionais com experiência em engenharia e arquitetura para a elaboração de um projeto personalizado e seguro.

Assim, contratar o trabalho de uma construtora é um excelente investimento por ajudar com as questões de organização e realização da obra.

No processo de criação do projeto, os profissionais se reúnem com o cliente para conversar sobre a construção do imóvel. As reuniões são relevantes para que os engenheiros possam entender as necessidades do contratante e ajudar na definição do estabelecimento, com dados como a quantidade de cômodos e andares que o imóvel terá.

Isso ocorre porque quanto mais informações, melhores as chances dos arquitetos e engenheiros apresentarem resultados satisfatórios e até surpreendentes para os clientes.

A importância do planejamento da construção

Após a elaboração do projeto com a planta do imóvel, os responsáveis pelas atividades podem dedicar tempo para criar outro documento relevante: o planejamento.

Na prática, o planejamento de obra é um arquivo fundamental para garantir o sucesso da construção, proporcionando otimização de tempo, agilidade nas atividades, além de evitar problemas que podem interferir no andamento da obra.

O processo de organização do plano de obra consiste em definir algumas questões como a análise do terreno e estudo de viabilidade.

Além disso, o planejamento auxilia no cronograma físico-financeiro, cálculo e orçamento de obra, definição do percentual de lucros que a empreiteira terá, criação da lista de materiais, documentação para regularização da obra, ajustes de prazos, entre outros detalhes relevantes para o trabalho.

Definir a lista de materiais utilizados na obra é essencial para conseguir trabalhar, adquirindo itens de qualidade sem arriscar o orçamento disponível.

Deste modo, pesquisar o custo em depósitos e lojas de produtos e materiais de construção é o modo de obter todos os insumos de forma prática.

Além disso, a definição de máquinas e equipamentos é outro ponto que a equipe responsável precisa ter cautela e deve apresentar as formas de como serão obtidos, ou seja, por compra ou aluguel.

Compra X aluguel

A aquisição das máquinas, a primeiro momento, pode ser uma boa solução. Porém, ao longo do tempo, os custos fixos com armazenamento, manutenção e transporte podem demandar muitas adaptações, além dos custos fixos, para as empresas, trazendo problemas em relação às finanças.

Mais ainda, a depreciação pode ser outro fator que gera perda de capital.

Desse modo, o aluguel se mostra uma excelente estratégia para economizar dinheiro, ter acesso aos melhores equipamentos e máquinas e evitar gastos com manutenção, espaço para armazenamento e transporte.

Os equipamentos e máquinas mais utilizadas na construção são:

  • Betoneira;
  • Gerador de energia;
  • Maquina de cortar concreto;
  • Compactador de solo;
  • Parafusadeira elétrica;
  • Rompedor pneumático;
  • Bomba d’água;
  • Compressor de ar;
  • Carregadeiras;
  • Plataforma elevatória.

Tais ferramentas podem ser utilizadas na construção para agregar qualidade, rapidez e eficiência nas atividades.

Um compactador de solo aluguel, por exemplo, é um excelente investimento. Esta máquina consiste em adensar e comprimir a areia, terra e outros tipos de terrenos.

O uso do compactador melhora o substrato para a realização da obra, ajudando na preparação das bases, meio fios de calçadas e fundações.

Em comércios especializados em locação de equipamentos há opções de compactadores de resíduos e de solo de alta potência, qualidade e excelente custo-benefício.

Assim, pesquisar locais que tenham o serviço de aluguel de compactador de solo preço é a solução preparar o solo de forma adequada.

Elaboração das paredes

Os trabalhos de construção tem se modernizado nos últimos anos. Os profissionais têm buscado soluções simples, rápidas e que não geram gastos excessivos.

Nesse cenário, a parede drywall preço baixo é uma opção que tem sido muito usada nas obras. O drwyall é uma mistura de aditivos e água que são colocados em placas sólidas entre papel acartonado para agregar resistência. Com isso, a obra se torna mais ágil e gera menos resíduos.

Uma parede de gesso pode ser usada em qualquer ambiente do imóvel por conta da praticidade na elaboração. Os pontos positivos do dywall são:

  • Isolamento acústico;
  • Instalação simples e rápida;
  • Variedades de acabamento;
  • Preço acessível;
  • Aumento da área útil;
  • Obra limpa.

Com benefícios interessantes, investir nas paredes de drywall é uma ótima maneira de ter um acabamento diferenciado e de qualidade.

Além do cuidado ocm as paredes, em alguns projetos, os engenheiros precisam trabalhar com asfalto, fator que exige o uso de uma maquina de cortar asfalto para realizar cortes precisos, com rapidez e eficiência nesse material.

Assim, o equipamento pode ser usado para cortar vários tipos de asfalto, como os diluídos por petróleo, catalíticos e oxidados.

Isso ocorre porque os imóveis que possuem uma grande circulação de pessoas, necessitam de materiais resistentes e itens que promovam mais seguridade.

Com isso, o uso de equipamentos de segurança e combate a incêndios se tornam essenciais, principalmente em estabelecimentos usados para negócios e empresas.

Para garantir a segurança, é exigido que o proprietário tenha um laudo avcb (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que certifica que a propriedade tem condições de proteger os indivíduos.

Procurar o órgão AVCB SP consulta é uma forma verificar o prazo de validade da documentação e evitar problemas com os bombeiros, prevenindo a integridade de todos e trazendo mais bem-estar, seja na construção ou após a conclusão da obra