Processos com gesso e corte em concreto

Na construção civil, diversos processos são realizados com os mais variados materiais para que seja conferida mais qualidade ao projeto.

Esses materiais são essenciais e precisam ser trabalhados por profissionais que entendam do assunto, além do uso de material adequado para isso.

O uso de gesso e concreto é algo que está presente em todas as construções, pois enquanto um é bastante utilizado para o acabamento, outro faz parte da estruturação do projeto dentre outras aplicações.

Neste artigo você irá conferir um pouco sobre como são realizados os processos de produção de gesso e corte em concretos e saberá um pouco mais sobre alguns equipamentos utilizados nas obras.

Como é a produção de gesso e corte em concretos

Primeiramente, vamos falar sobre o gesso, um material muito utilizado nas obras de diversas maneiras. Para se ter um ideia, o gesso é utilizado para:

  • Forros de gesso;
  • Elementos de decoração;
  • Revestimentos como pastas e argamassas;
  • Elementos para vedação;
  • Divisórias de ambientes;
  • Cola.

Em seu estado natural, ou seja, como gipsita, o gesso é utilizado pela indústria para a fabricação de cimento.

A produção desse material se constitui em três etapas, sendo a extração da matéria-prima formadora do gesso, a gipsita; esta passa pelo processo de moagem ou britagem; depois é realizado o processo de calcinagem, em uma temperatura que varia entre 150 a 350°.

Com relação aos concretos, o trabalho de corte ou furo deste material possui uma demanda alta no mercado e, geralmente, é aplicada para modificação de fornos e caldeiras, ampliação e adaptação de espaços dentre outras necessidades.

Podemos usar uma fábrica de exemplo, que tenha necessidade de modificação de estrutura por meio cortes e furos em concreto, pois esse processo precisa ser realizado em paradas que não interfiram na produção.

Para isso, as ferramentas diamantadas são as mais indicadas porque são mais rápidas, seguras e precisas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esses dois procedimentos, confira no tópico a seguir um pouco mais sobre a utilização de alguns equipamentos pela construção civil.

O uso de alguns equipamentos na construção civil

Para construir uma alta demanda de projetos, seja este de casas, apartamentos, imóveis comerciais etc., as construtoras e empreiteiras fazem uso de diversas máquinas e ferramentas que facilitam o trabalho.

Além disso, esses equipamentos tornam possível diversas atividades, principalmente as relacionadas a grandes alturas, onde é necessário mais segurança e capacidade do equipamento.

Um dos equipamentos mais utilizados para o trabalho em altura é o andaime. Trata-se de uma estrutura montada que da acesso aos locais mais altos da construção, facilitando os trabalhos.

Os andaimes são super seguros e oferecem aos profissionais a facilidade que precisam, juntamente com segurança, pois, na construção de edifícios, os andaimes facilitam os mais variados processos.

Esse equipamento pode ser constituído de ferro, madeira, aço, alumínio, dentre outros materiais.

Além dos equipamentos citados, outro bastante utilizado pela construção civil é a betoneira. Trata-se de um equipamento utilizado para misturar materiais diversos utilizados no canteiro de obras, como areia, cimento, pedras, água, proporcionando em cada mistura uma textura devida.

As betoneiras podem ser compradas ou alugadas e a locação facilita bastante o acesso a esse equipamento tão prático para a construção civil.

Além desses equipamentos, um dos procedimento mais utilizados pela construção civil é a demolição.

Em terrenos em que há a presença de outra construção e onde não haja a intenção de reforma, ou em casos de construções abandonadas, o processo de demolição é aplicado.

Ao contratar os serviços de uma demolidora em São Paulo, esta fará uso de diferentes máquinas para realizar o processo de demolição de maneira satisfatória.

Na construção civil, também é feito uso de diversos materiais que são instalados em construções mais amplas, como em indústrias, condomínios residenciais e comerciais dentre diversos outros tipos de empreendimentos presentes na construção civil.

Um exemplo desse tipo de material é o reservatório elevado de concreto, um tipo de caixa d’água mais procurada no mercado.

Como você pôde notar, a construção civil faz uso de diversos materiais, equipamentos e processos que vão muito além daquilo que conhecemos.

Na prática, eles visam agregar mais qualidade ao projeto, além de garantir mais segurança para os trabalhadores e aperfeiçoar a construção, tornando-a muito mais segura e moderna.