Projetos e procedimentos de medição de água

O ramo da construção civil é o responsável pela elaboração de projetos de construção e reforma. As construtoras contratam profissionais da área que são os engenheiros, arquitetos, mestre de obras e os funcionários que atuam como auxiliares, realizando todas as etapas importantes e necessárias para a obra acontecer.

O primeiro passo que a equipe responsável por projetos faz é conversar com os clientes para entender quais são as suas ideias e o que desejam para aquele projeto.

Em alguns casos, as construtoras já decidem por conta própria o tipo de projeto que será feito. No momento de elaboração é decidido a quantidade de materiais, maquinário e o tempo que será levado para a obra.Isso tudo deverá contar no planejamento.

Procedimentos realizados em obras

O número de edifícios e condomínios que o setor da construção elabora é muito grande, pois, as cidades estão sendo tomadas por muitos prédios, devido os espaços e tamanhos do terreno para a obra.

Os engenheiros e arquitetos realizam todas as etapas que são importantes para o projeto: estruturação, levantamento de paredes e lajes, acabamentos e instalações de sistema de energia elétrica, água e gás.

A organização desses sistemas é essencial para que as pessoas possam habitar os espaços, com recursos que atendam as necessidades diárias.

Depois da organização desses recursos, é preciso organizar um sistema de individualização de água e gás em condomínios para que cada pessoa receba a sua conta com base no consumo que faz.

No formato convencional, os serviços de energia elétrica, água e o gás são calculados como um todo e divididos para todos os moradores, o que gera muitos debates acalorados e confusões.

Para evitar esse tipo de problema e o caos no prédio, o síndico precisa providenciar projetos e equipamentos que realizam a medição individual de cada morador. Ou seja, comprar aparelhos em locais especializados, para encontrar produtos de qualidade, segurança e eficiência na medição de consumo.

Para calcular o consumo de água, um hidrometro é o equipamento ideal, pois, funciona como um contador de água, que calcula o consumo volumétrico de água que é usado, além de ajudar a calcular as perdas de distribuição e produção.

O modelo mais utilizado de hidrômetro é o que faz a medição da água comum, mas, as empresas da indústria realizam a fabricação de modelos para outros líquidos como:

  • Água quente;
  • Leite;
  • Produtos químicos;
  • Bebidas;

O material usado na produção pode variar de acordo com o líquido.

A capacidade de água é calculada pela vazão de operação, ou seja, é avaliada no início do funcionamento, vazão nominal, mínima e máxima. Esses pontos são considerados para que a medição de água individualizada aconteça.

Equipamentos de geração de energia

O modo de energia mais usado pelas pessoas é a eletricidade que possui a geração nas hidrelétricas. Mas, este não é o único jeito de obter energia.

Pensando nas questões ambientais e como diminuir o impacto ambiental, usar formas de energia renováveis é uma opção. Os ventos e o sol são fontes de energia considerada renovável, ou seja, não acaba nunca, é limpa e segura.

A energia solar acontece com o uso de tecnologias e equipamentos, que são usados para que aconteça a captação de luz solar e calor.

Os aparelhos que são específicos para a energia solar são os painéis fotovoltaico.

O sistema consiste em uma espécie de placas que são colocadas no telhado para capturar a luz solar. A luminosidade é armazenada em um recipiente chamada de boiler, que ajuda no contato com a água para aquecê-la e, assim, as pessoas podem ter a água na temperatura desejada a qualquer momento e época do ano.

Uma outra opção é usar a geração de energia solar para ter uma segunda via de energia elétrica, em casos de problemas de falhas ou queda.

Alguns lugares não podem usar a eletricidade vinda das termoelétricas, pois, esse recurso não chega ao local.

A instalação de equipamentos de energia fotovoltaica é uma solução para conseguir ter energia nas residências ou espaços que necessitem deste recurso.

O funcionamento da energia fotovoltaica acontece com o uso das placas que fazem a coleta da luz solar e transforma essa luz em eletricidade. Para entender como esses projetos de geração de energia funciona, quais equipamentos são usados, forma de instalação, os profissionais da engenharia e área correlatas podem fazer um curso de energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *