Qual a função dos poços artesianos

São identificados como poços artesianos aqueles poços que foram perfurados visando a captura de água no subsolo e que não necessita da utilização de bombas, porque a pressão da água é suficiente para fazer todo o processo de forma natural.

Possui uma vazão definitivamente maior que a dos poços comuns e possui vida útil de, em média, 40 anos.

Os poços artesianos retiram a água de aquíferos, ou seja, extrai a água de reservas subterrâneas de água, que são compostas pela água que infiltra na terra, e por passar por todas as camadas do solo, é uma água cristalina, considera própria para uso.

Poços artesianos: funcionalidade

Os poços artesianos tem como objetivo realizar a extração da água existente nas camadas mais profundas do solo. A água que é absorvida pelo solo passa por diversas camadas, as quais realizam a purificação desta e a torna livre de contaminação, tornando-a, em geral, própria para utilização, visto que em muitos casos não é necessário fazer o tratamento da água.

A vazão de poços artesianos depende do local onde a perfuração foi feita, uma vez que a rocha precisa ter uma capacidade considerável de armazenamento de água.

Caso a perfuração tenha sido feita em uma rocha cuja capacidade de armazenamento seja baixa, é possível que o poço tenha uma diminuição na vazão, ou até mesmo, em casos mais graves, o poço pode secar por completo.

Como realizar a perfuração de poços artesianos?

Para se fazer a perfuração de poços artesianos de maneira correta, é importante contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço.

É de extrema importância considerar a opinião e os pontos levantados pelos especialistas, pois estes profissionais serão capazes de realizar uma averiguação para observar se a rocha é capaz de ter uma boa vazão de água.

Realizar a manutenção dos poços artesianos por meio de uma empresa também deve ser levada em consideração, de modo que se possa assegurar um aumento na vida útil do poço, e além da manutenção, é importante também realizar uma limpeza adequada nas paredes do poço.

Há outros tipos de poços?

Sim, existem outros modelos de poços, além dos poços artesianos, e eles são identificados por de acordo com certas especificações:

  • Semi-artesianos: com profundidade menor que os poços artesianos, necessitam da instalação de uma bomba;
  • Micro-artesianos: termo utilizado comercialmente, designa os poços comuns manuais, que tem, em geral, até 30 metros de profundidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *