Qual a importância dos laudos em construções e reformas?

No contexto de construção e reforma, há muitos detalhes que fazem toda a diferença antes mesmo da obra começar. Os laudos ambientais e de autorização são um exemplo disso.

Além de proporcionar maior segurança às construções e reformas, os laudos também garantem que a obra ou intervenção tenha mais credibilidade.

Dentre eles, há o laudo de estanqueidade, regido pela Norma Regulamentadora NR 13, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Na prática, este laudo tem como objetivo minimizar as possibilidades de equipamentos representarem algum tipo de risco de vazamento ou algo semelhante.

Mas qual a importância dos laudos em construções e reformas na prática? Como fazer a melhor escolha na hora de necessitar de um laudo? Se você também possui essas dúvidas, continue lendo e saiba mais.

Laudo de estanqueidade: o que é e para que serve?

Como já mencionado no início do texto, o  Laudo de estanqueidade serve para evitar vazamentos de estruturas.

Na prática, esse documento é elaborado a partir da análise de produtos que não contam com furos, porosidades e outras anomalias.

Dentro das normas da ABNT, esse tipo de laudo pode ser feito de várias formas. Mas, de maneira geral, o documento que atesta estanqueidade pode ser feito a partir da análise das tubulações da construção civil.

Com a emissão deste laudo, há várias vantagens para os processos de construção e reforma.  Algumas se destacam:

  • Segurança dos funcionários que estão no ambiente;

  • Impedimento de vazamentos;

  • Aferição de itens de segurança;

  • Mais credibilidade para a construção.

Manutenção de cabine primária

Juntos, os equipamentos que estão ligados à entrada de algum tipo de energia elétrica são conhecidos por cabine primária.

A Manutenção de cabine primária é tão importante quanto qualquer outro laudo. Na prática, esse modelo serve para que os equipamentos se mantenham conservados ou restaurados.

As empresas que fazem esse tipo de serviço se responsabiliza pela análise e definição do estado em que os equipamentos se encontram.

É por isso que investir no serviço de Manutenção de cabine primária é algo tão positivo para a construção civil.

Afinal de contas: qual a forma mais eficaz de garantir a produtividade e a vida útil dos equipamentos usados nessa área? Essa é uma das várias possíveis.

Plantas de casas: como são feitas?

Antes da construção, pensar no projeto é o primeiro passo para uma obra produtiva. Por isso, antes de elaborar as plantas de casas é preciso conhecer os laudos, autorizações e processos burocráticos.

Na prática, um projeto residencial é necessário para uma construção correta e para legalização de um imóvel. Geralmente esse documento é feito por um engenheiro civil ou responsável pela elaboração da obra. Sem as plantas de casas, os processos podem se tornar muito mais burocráticos.

Demolidora em São Paulo

Assim como os procedimentos para construção, a demolição é uma técnica que também possui exigências específicas.

Por isso, contar com empresas que são especializadas nos processos de demolição é pensar também na segurança durante essa etapa da obra.

Na capital paulista, há opções de Demolidora em São Paulo que fazem esse serviço em conformidade com as regras dos órgãos ambientais.

De modo geral, toda demolição deve ser avaliada conforme o tipo de imóvel e o tamanho da obra. Também existem outros fatores que devem ser considerados quando o objetivo é fazer uma demolição com qualidade. São eles:

  • Risco da obra;

  • Impactos ambientais;

  • Segurança dos profissionais envolvidos;

  • Qualidade do tipo de demolição.

Considerando todos esses fatores, os laudos são importantes não apenas para a construção, mas também para as demolições na engenharia civil.

Por que ter um laudo para construção e reforma?

Mais do que um documento, dispor dos laudos adequados para construção e reforma é uma forma de garantir credibilidade e segurança nos processos.

Por isso, contar com os laudos é muito importante. Do ponto de vista ambiental, os resíduos podem ser reduzidos, enquanto na análise humana, os laudos podem evitar acidentes causados por insegurança.

Além disso, esses documentos podem proporcionar vantagens como:

  • Credibilidade para a obra;

  • Mais segurança para os processos de reforma e construção;

  • Redução dos impactos ambientais.

Antes de contratar uma empresa de engenharia civil que se responsabilize por tudo isso é interessante buscar referências na área, como também optar pela corporação que ofereça custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *