Quebrando o tabu sobre reformas em indústrias

É fato que existem muitos preconceitos quando se fala de construção civil.

Entretanto, muitos desses “tabus” são infundados e este artigo vai mostrar as vantagens de estar aberto a novas possibilidades quando se trata de materiais e ferramentas de construção e reforma.

Ferramentas surpreendentemente úteis

Não é raro pensar que uma furadeira makita é um equipamento muito leve para uma reforma e que seria melhor utilizar um martelete.

Entretanto, uma furadeira de impacto para concreto pode ser de grande utilidade em uma reforma. Enquanto uma furadeira comum trabalha com rotações, essa trabalha com “golpes”, com impactos.

Com maior potência, essa furadeira é capaz de furar o concreto ou mesmo fazer pequenas demolições na alvenaria.

Assim, o investimento é menor e o desempenho é perfeito para as reformas.

Um detalhe que pode ser apontado sobre a furadeira e, basicamente, sobre qualquer ferramenta ou equipamento elétrico é que, às vezes, seu funcionamento pode ser comprometido pelo desgaste da escova de carvão.

Assim, procurar por uma fabricante de escovas de carvão de qualidade pode ser uma ideia muito melhor do que substituir o equipamento elétrico.

Em linhas gerais, as escovas são peças que servem pra transmitir a energia elétrica de um ponto estático para um ponto móvel, rotativo.

Composta por um pincel de fibra de carbono, um terminal, fios de cobre e uma extremidade de carbono e grafite, é necessário verificar regularmente se essa peça foi gasta até a marca limite.

Essa peça é mantida na posição adequada por um suporte e é necessário que este esteja bem colocado, do contrário a escova fica muito “solta” e pode acabar desgastando mais rapidamente.

Outro item subestimado é a mini carregadeira. Poucas pessoas sabem, mas essa é uma ferramenta multiuso em uma obra, podendo desempenhar diversas funções dependendo do tipo de caçamba ou do implemento que se utiliza com ela.

Isso significa que uma mini-carregadeira pode substituir diversos itens, gerando muita economia. Alguns exemplos de funções que ela pode exercer são as de:

  • Empilhadeira;
  • Mini-escavadeira;
  • Vassoura recolhedora;
  • Fresadora;
  • Rompedor;
  • Mini-retroescavadeira.

Assim, fica bem claro que a ideia de que adquirir uma Bobcat usada preço não compensa é errônea. Essas máquinas existem em dois tipos: de rodas e com esteiras.

Entretanto, o tipo com esteiras não é utilizado na construção civil, tem uso agrícola.

As de rodas, mais comuns, possuem um sistema de direção hidráulica, chamado de deslizante e é fácil de se manusear.

Sendo assim, não será necessário muito treinamento para o operador e ele estará confortável trabalhando com essa máquina.

As vantagens do epóxi

Quando se trata do chão de fábrica, a melhor opção é o Autonivelante epoxi para pisos

Como o nome já diz, o material se nivela sozinho e isso é graças à sua aplicação: o epóxi é líquido até que entre em contato com o seu catalisador.

Dessa maneira, basta esperar o assentamento natural da substância, se o piso anterior for nivelado, o novo também será. É fato que em uma indústria esse aspecto é fundamental.

Inclinações podem mudar os dados detectados por sensores, assim como gerar vazamentos de óleo no maquinário.

Mas essa não é a única vantagem do uso de resina epóxi nas industrias. A resistência à abrasão, facilidade de limpeza, propriedade asséptica (não retém bactérias) e durabilidade também fazem toda a diferença.

Esse tipo de piso possui um aspecto muito liso e brilhante, chegando a parecer espelhado e por isso é popularmente chamado de porcelanato liquido.

Embora possa aparecer em diversas cores, a maior parte das pessoas opta pelo branco ou pelo transparente.

A possibilidade do aspecto transparente, inclusive, interessou muito os arquitetos e resultou em uma tendência em uso fora de indústrias: colocar um adesivo estampado no chão e aplicar o autonivelante epóxi por cima.

Assim, consegue-se um piso com as mais variadas estampas.

Outra propriedade interessante é que essa resina é hidrofóbica, o que facilita muito a limpeza dos ambientes que contam com ela.

A conclusão é que não se deve ter medo de inovar. Procure saber mais sobre as ferramentas de construção e quais suas possíveis utilidades, é possível fazer um aluguel da peça antes de comprar,com fins de teste.

Uma dica é buscar saber se essa ferramenta ou material é comum no exterior, pois muitas vezes o mercado brasileiro oferece resistência para produtos que já são populares lá fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *