Reformas externas e internas pouco procuradas

Não é preciso ser especialista em construção civil para saber que erguer um imóvel do zero é um processo caro e demorado.

O motivo por trás disso é o fato de que todos os profissionais envolvidos na tarefa têm como objetivo fazer com que a edificação seja segura, estável e durável, o que, por sua vez, exige uma série de cuidados.

Ainda assim, é preciso ter em mente que nenhum imóvel é indestrutível, e, assim, tende a se desgastar ao longo do tempo.

Por esse motivo, é natural que, depois de algum tempo, seja preciso investir em reformas. Assim, a edificação é preservada e, consequentemente, tem sua vida útil prolongada.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas reformas e melhorias, tanto para o interior quanto para o exterior de seu imóvel, que podem melhorá-lo e prolongar sua vida útil.

  1. Isolamento termoacústico

Atualmente, boa parte da população brasileira vive em zonas urbanas. Por mais que isso tenha vantagens, tais como mais oportunidades acadêmicas e profissionais, as grandes cidades brasileiras também têm uma série de problemas.

Um deles é o barulho constante, até mesmo em bairros residenciais. Em excesso, ele pode causar problemas como:

  • Estresse;

  • Dificuldade de concentração;

  • Má qualidade do sono;

  • Perda auditiva.

A boa notícia é que há uma opção de reforma para evitar tanto a entrada e a saída de ruídos, e ainda preservar a temperatura ambiente, impedindo tais problemas e aumentando a privacidade no interior do imóvel: a contratação dos serviços de uma empresa especializada em isolamento térmico, que auxilia com o isolamento termoacústico.

Deste modo, ela poderá analisar o local e sugerir as melhores opções do mercado para barrar a entrada de barulho.

Vale ressaltar que, além de técnicas como a instalação de lã de rocha, há outras maneiras de reduzir tanto a entrada quanto a saída de ruídos do local.

É possível, por exemplo, instalar móveis grandes, como armários, junto às paredes que são compartilhadas com vizinhos ou mesmo que dão para a rua.

Essa medida, junto com os serviços proporcionados por uma empresa de isolamento térmico, será muito eficiente e valorizará o imóvel.

  1. Troca de revestimentos

Por mais que muitas pessoas não saibam disso, a fase de acabamento pode facilmente se transformar na mais cara e trabalhosa de uma obra.

O motivo por trás disso é o fato de que ela envolve a execução de tarefas muito meticulosas, que, em boa parte das vezes, são realizadas sem a ajuda de equipamentos.

Por conta disso, quando chega o momento de fazer uma reforma nos materiais de acabamento, boa parte das pessoas opta por postergar a tarefa.

Apesar disso, é preciso ter em mente que, assim como no caso da estrutura do imóvel, seus acabamentos, como pisos e artefatos cerâmicos, também se desgastam.

Deste modo, sua substituição é fundamental, evitando tanto um prejuízo do apelo estético do imóvel quanto acidentes causados por danos trazidos pelo tempo.

Vale ressaltar que o momento da reforma não é de economizar: é fundamental investir em materiais de qualidade.

Por mais que não seja preciso investir em materiais de altíssimo nível, como a cerâmica de alta tecnologia, é interessante preferir os materiais confeccionados por empresas líderes de mercado, comprados em lojas de confiança.

O mesmo vale para os materiais que serão usados para fixar os acabamentos no lugar: além da qualidade, é preciso ficar atento para saber se eles são adequados à finalidade em questão.

Por exemplo: em casos de locais expostos a altas temperaturas, como a cozinha e a churrasqueira, ladrilhos e azulejos devem ser fixados com cimento refratário.

O motivo por trás disso é o fato de que a sua formulação é feita especialmente para resistir a altas temperaturas, evitando danos.

Por fim, é preciso ter em mente que, independentemente dos materiais escolhidos para a reforma, é muito importante pesquisar o seu valor nos mais diversos estabelecimentos.

Isso é importante pois o custo pode variar consideravelmente entre uma loja e outra, o que gera o risco de que o argamassa refrataria preço não ofereça a melhor relação custo-benefício do mercado.

  1. Impermeabilização da fachada

Vento, microorganismos e chuva. Todos esses fatores são extremamente nocivos para a fachada de um edifício, fazendo com que ela se degrade. Em casos extremos, eles podem atingir a estrutura do imóvel, fazendo com que ela também fique danificada.

A boa notícia é que existe uma técnica para evitar que isso aconteça: a impermeabilização da superfície. Por meio da aplicação de um produto específico, ela fica blindada contra esses e outros fatores, prolongando sua vida útil e postergando reformas.