Reservatórios de água: tipos e usos

Seja na indústria ou no comércio, seja para um evento ou então uma residência, o uso da água é indispensável para qualquer função e serviço, pois esse elemento é essencial. Afinal, sem a água o desenvolvimento da humanidade não teria sido tão grandioso e é uma necessidade básica para nossa sobrevivência.

Para o uso desse bem tão precioso existem diversos processos e etapas necessários.

Tais processos vão desde a captação até o abastecimento dos locais. Isto é, do processos que ajuda a retirar a água de uma fonte primária, sendo rios, lagos ou então fontes subterrâneas e levando a um sistema de tratamento e, posteriormente, a toda uma rede de distribuição hidráulica para todas as pessoas que tem acesso a rede encanada.

Para que se use a água, é preciso que ela fique armazenada e existem alguns equipamentos que são exclusivos para isso, como os reservatórios de água.

Basicamente, esses reservatórios podem ser feitos de diversos materiais, cada um dependendo de um tipo específico de demanda. Dessa forma, tem-se o reservatório de concreto armado e também de polietileno e outros.

Esse texto visa mostrar os diferentes tipos de reservatórios de água e suas finalidades.

Tipos de reservatórios

Os diversos tipos de reservatórios podem ser classificados e mostrados de acordo com alguns princípios como

  • Capacidade volumétrica;
  • Material de construção;
  • Localização do sistema;
  • Localização do terreno.

Se formos nos atentar para a classificação com ênfase na localização do terreno, os reservatórios de água podem ser construídos:

  1. Abaixo do solo, sendo nomeados reservatórios enterrados;
  2. Acima do solo, sendo nomeados como reservatórios de superfície.

Agora se formos fazer a classificação de acordo com a localização do sistema nós temos:

  1. Montante: reservatórios instalados antes da rede existente de distribuição. É por ele que toda a água passa para ser distribuída a jusante.
  2. Jusante: são aquelas que são construídas após a rede de distribuição, assim, esses reservatórios retém a água nos períodos em que ocorre prováveis secas.

Classificação dos reservatórios quanto ao material

Quando se fala em classificação de reservatórios de água quanto ao material, podemos citar diversos tipos de materiais, como:

Reservatório de água de aço inox

Os reservatórios ou caixa dagua 1000 inox são muito resistentes pelo simples motivo do material que são feitas: a liga metálica de inox.

Além do mais é possível deixar a água fresca por mais tempo graças a lentidão da condução de calor ao material.

Um reservatorio de agua feito com aço inox tem uma limpeza facilitada por conta da característica do aço. O material é leve e já vem com furos para limpeza.

No entanto, é aconselhado fazer a instalação desse tipo de reservatório na posição horizontal a fim de evitar danos e amassos no material – apesar de ser um material super resistente. Para isso também é preciso evitar ao máximo impactos bruscos.

Dessa forma, esse tipo de reservatório de água metálico é muito usado nas residências e locais que precisam de água fresca disponível.

Há ainda opções que suportam uma maior quantidade do material. Esses modelos são destinos para empresas e indústrias.

Reservatórios de água de polietileno

O polietileno, na verdade, é um tipo de plástico e um dos mais consumidos do mundo.

Um reservatório ou caixa d’água construido com esse tipo de material garante leveza, grande resistência ao manuseio e ao transporte além de oferecer proteção eficaz contra os raios ultra violetas (UV).

O único cuidado a se tomar nesse tipo de reservatório é com grandes impactos mecânicos e perfurações. O fechamento dessa caixa de água é feita por pressão, sem o uso de porcas ou parafusos.

Reservatórios de poliéster reforçado

É um reservatório usado pelas concessionárias de água, principalmente para os grandes reservatórios urbanos regionais.

Isso ocorre pelo motivo de que esse reservatório é feito sob medida por meio de módulos encaixáveis, reforçados com resinas de poliéster e também de fibras de vidro.

Reservatório de concreto

O reservatório ou caixa d’água de concreto preço são aqueles que são usados por locais que tem grande demanda de provimento de água, como indústria, edifícios ou então condomínios residenciais.

Os reservatórios de concreto possuem dois formatos diferentes que são o cilíndrico e o retangular. Esse modelo é sempre construído com sistemas moldados ou então nas estruturas pré-moldadas.

Dessa maneira, vemos que os reservatórios são muito importantes para o desenvolvimento tanto da indústria como dos comércios e também para o sustento de residências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *