Saiba como ter uma área externa confortável

Os ambientes externos estão cada vez mais comuns e valorizados, principalmente, nas cidades e centros urbanos, no qual as construções minimizam os espaços verdes, arborizados e abertos.

Dessa forma, com o objetivo de desenvolver ambientes mais leves e versáteis as áreas abertas são construídas.

Atualmente, esse modelo está presente tanto na edificação comercial quanto, e principalmente, na residencial, possibilitando que os moradores tenham um espaço para a reunir amigos e familiares, relaxar e ainda entrar em contato com a natureza, desenvolvendo belo jardins que se adaptam a área reservada a eles.

Para saber como construir um ambiente moderno, dinâmico, aconchegante e que agregue ainda mais valor aos espaços construídos continue a leitura do texto!

A arte do paisagismo na área externa

O paisagismo é uma técnica desenvolvida com o propósito de reconstruir espaços que foram afetados pelo crescimento desordenado das cidades e centros urbanos.

Esse profissional além de ter os conhecimentos de botânica e ecologia, também conhecem sobre arquitetura e pesquisa sobre os principais costumes da região que o trabalho está sendo executado.

Dessa forma, o arquiteto paisagista tem como objetivo repensar o ambiente priorizando seu solo e cobertura vegetal, garantindo a continuidade da botânica do jardim, harmonizando as cores, tipos de plantas e estilos de jardins.

Com isso, o paisagismo jardim confere a ele funcionalidade e harmonização, por meio de um processo totalmente natural e técnico.

O paisagismo é composto por diferentes técnicas que consideram os aspectos geográficos, hídricos, humanos e botânicos, desenvolvendo os seguintes projetos aos jardins:

  • Verticalização;
  • Mobiliaria;
  • Texturas diversificadas;
  • Caminhos.

A verticalização consiste em criar um jardim que se desenvolve de maneira vertical, aproveitando todos os espaços e servindo como uma opção para o revestimentos das parede do ambiente externo.

O uso das mobílias serve para promover espaços de convívio, recreação e ate mesmo descanso e contemplação da paisagem. Assim são usadas mesinhas para área externa, gazebos e fontes.

As texturas são desenvolvidas por meio da escolha de uma variedade de tipos de plantas, mas além das folhagens ele harmoniza e incorpora todos os elementos desde das pedras até a escolha dos móveis para a criação de espaços encantadores, confortáveis e sofisticados.

Além disso, com a aplicação das técnicas e conhecimentos todos os espaços são aproveitados desenvolvendo caminhos, trilhas e recantos.

Desenvolvendo um espaço gourmet

Podem ser para cozinhas externas ou churrasqueiras, os espaços gourmets são caracterizados pela beleza, descontração e funcionalidade que promovem no ambiente.

Reservados a ambientes abertos a area gourmet externa, pode ser um varanda, sacada ou terraço.

Servindo para os encontros e momento de diversão, dentro desses espaços há alguns detalhes importantes, sendo eles:

  • Iluminação;
  • Ventilação;
  • Conforto;
  • Funcionalidade.

Focando nessas características e no desejo dos moradores os espaços goumerts podem ser transformados em boas histórias e lembranças entre os moradores e seus convidados.

Por ser em espaços abertos a variedade de possibilidade de criações e decorações são muitas, indo desde os mais rustico e natural aos mais clássicos e sofisticados.

Algo muito presente nesses projetos é o uso dos pergolados de madeira que servem para promover um espaço com sombra e conforto aos móveis e moradores.

A madeira é um material que consegue harmonizar com os mais variados estilos de decoração e com outros materiais como o vidro e o metal, contribuindo para que os projetos possam ser desenvolvidos com mais liberdade de escolha, mantendo a qualidade e potencialidade da madeira.

As piscinas

Por fim, mas não menos importantes, nos espaços abertos, sejam eles grandes ou pequenos, quando os moradores demandam as piscinas são sempre inseridas e bem vindas a esses espaços.

Trazendo uma opção de lazer e atividade, elas podem ter uma cobertura de toldo de policarbonato que permite a passagem da luz e ainda preserva a água de sujeiras advindas do ambiente.

Além disso, as coberturas podem ser retrateis e utilizadas apenas quando os proprietários julgarem necessário, aproveitando ao máximo e com responsabilidade os benefícios de um dia quente.

Quando as piscinas são inseridas ao projeto, além dos cálculos necessários para que seja uma construção segura, esse objeto demanda alguns cuidados.

Dentre eles o gerador de cloro para piscina inserido nas tubulações e sistemas para automatizar os processos de inserção do cloro para limpeza e conservação da estrutura.

Assim as áreas externa são funcionais, seguras e belas, proporcionando aos seus moradores e convidados momentos de descanso e diversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *