Saiba mais sobre os materiais para infraestrutura

O minério extraído da natureza dá origem às chapas de aço e chapa de ferro. O material extraído segue até a usina siderúrgica onde o minério de ferro sofre a transformação para ferro gusa.

Enquanto esse processo acontece, elementos como terra e outras impurezas são extraídas do ferro, garantindo que ele se torne puro.

Em seguida, na aciaria, o ferro gusa origina a placa de aço e, enquanto isso, alguns elementos químicos são inseridos visando obter diferentes tipos de aço. Após ser produzida, a placa de aço é laminada, ou seja,  é transformada em bobinas antes que se torne uma chapa de aço.

Depois de fabricadas, as bobinas podem ser cortadas em chapas. Em suma, as chapas de aço são um produto da indústria e cada uma delas conta com propriedades distintas, como, por exemplo, a composição química e mecânica, e demais características, que concedem a elas um tipo de uso diferente para as diversas áreas industriais.

As telas moedas, que pode ser uma tela moeda inox ou em aço carbono, é originada a partir de chapas metálicas. Cada peça é produzida com as especificações necessárias para atender ao projeto apresentado.

Para a fabricação das telas moedas, a chapa precisa ser galvanizada, seja uma galvanização eletrolítica ou uma galvanização a fogo.

Independentemente do tipo do processo de galvanização, ele é responsável por tornar o aço mais resistente, com uma durabilidade mais longa, especialmente para os casos em que a tela vai ser instalada em um ambiente externo, estando sujeita a mudanças climáticas.

Quando a tela não vai receber uma grande quantidade de carga, elas são feitas de chapas mais finas. Elas podem ser usadas para decorar prédios, móveis e também divisórias. Já as chapas mais grossas servem para fabricar itens como:

  • grelhas;
  • portões;
  • grades;
  • proteção de máquinas industriais.

Nesses casos, a peça de aço usada para a fabricação dessas telas precisa ser mais resistente. A procura por um fornecedor confiável é muito importante para garantir produtos de qualidade que não necessitam de manutenção constante e que também não geram riscos por problemas na sua instalação.

É preciso fazer a limpeza constante das telas para aumentar a sua durabilidade.

O mercado oferece uma grande variedade de vigas de ferro, como a viga itipo w, tipo u, tipo l, tipo h, entre outras. As vigas são itens muito versáteis e resistentes, tendo diversas utilidades.

Cada tipo de viga possui um uso específico conforme o tipo do projeto em que ela se faz necessária, dependendo da sua função

O que é o alambrado e para que serve?

alambrado é uma cerca feita com fios de arame para fazer a delimitação de um terreno. As telas podem ser de malha quadrangulares e confeccionadas em arames fabricados por uma usina siderúrgica e que sejam galvanizados e revestidos em PVC. Normalmente, são nas cores verde, azul e cinza.

Os alambrados são então espirais entrelaçadas, que originam cercas que podem ter quilômetros de extensão sem ser emendada, independente da sua altura e da abertura das malhas.

O alambrado também pode ser usado em cabeceiras de quadras de esportes, fechamento de terrenos,  piscinas, fazendas, rodovias, indústrias, aeroportos, etc.

Até alguns anos atrás, a malha era usualmente quadrangular ou losangular. Mas, para melhorar a estética, ela foi se tornando quadrangular com o passar dos anos.

Jardinagem

vermiculita é um mineral que se assemelha à mica, composto em sua maioria por silicatos hidratados de alumínio e magnésio. Ao ser submetido a altas temperaturas, a água contida entre as suas diversas lâminas vira vapor, fazendo com que as partículas explodam e se tornem flocos sanfonados.

A vermiculita expandida prende consigo células de ar inerte, conferindo ao material uma boa capacidade de isolação.

O produto não tem cheiro, não irrita a pele e nem causa outros danos à saúde, não conduz eletricidade, além de ser isolante térmico e absorvente acústico.

Além disso, ele não se decompõe e mantém afastado cupins ou insetos. A vermiculita é muito usada para deixar o solo menos denso, menos compactado e mais aerado.

Também serve como um veículo de nutrientes, inseticidas e outros produtos que podem ser arrastados pela chuva ou irrigação. Além disso, retém a água em solos arenosos e isolam a superfície do solo que foi preparado com sementeiras.