Saiba qual é a importância da construção civil

A indústria da construção civil é um dos segmentos que promove muita movimentação na economia e na sociedade de forma geral.

Atualmente, em muitas atividades e processos, há interferências das industrias, seja em produtos ou em serviços que são ofertados e produzidos por elas e consumidos pela população. Como:

  • Alimentos;
  • Equipamentos tecnológicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Remédios;
  • Roupas.

Dessa forma, há muito investimento em tecnologia e estudos que promovem produtos e processos cada vez melhores e mais práticos de serem realizados, pois, dessa forma, o consumo aumenta, a área de atuação também e a produção consegue acompanhar essas mudanças.

Dentro das várias áreas que a industria trabalha, há algumas que influenciam mais os setores econômicos da sociedade.

No Brasil, a industria da construção civil é um dos principais pilares, visto que, por meio dela, há geração de empregos temporários e permanentes, além do giro de capital, que aquece o mercado.

Quanto mais pessoas empregadas, maior é o consumo, ou seja, essa reflete nas outras industrias também.

Mas, mesmo sendo muito importante e tendo muita funcionalidade à sociedade, as construções e as reformas são áreas que a maioria das pessoas evitam devido à falsa ideia de que são apenas gastos e dores de cabeça.

Mas quando o desafio é encarado com determinação e foco, é possível desenvolver um bom projeto, executado dentro do prazo e com economia de recursos, tanto de mão de obra quanto de materiais.

A construção

Assim, a gestão de obras é uma área que tem se desenvolvido a cada dia e ganhado destaque dentro desse cenário, pois, por meio dela, é possível evitar problemas, acidentes e aquisição de recursos desnecessários.

Essa gestão precisa, contudo, ser conduzida por um profissional da área que seja habilitado, que normalmente são graduados em engenharia.

Acompanhando as tendências, a obra demanda muitos processos que costumam ser terceirizados, ou seja, realizados por empresas que são contratadas para o desenvolvimento de atividades específicas, como a empresa de demolição, que muitas vezes precisa ser acionada para realizar as alterações necessárias ou até mesmo remoção de objetos.

Esses processos impactam diretamente a estrutura do terreno e, consequentemente, a reforma ou a construção.

Essa área é especializada em demolição, portanto, desenvolve um trabalho especifico, mas que pode ser aplicado em diversas etapas de construção ou reforma de um determinado lugar.

Sendo um processo que apresenta alto risco, visto que muitas vezes é necessária a utilização de objetos de explosão, a demolição precisa ser conduzida por profissionais capacitados e treinados para a aplicação e a execução da demolição, principalmente a demolição de estruturas.

Outro serviço terceirizado é o processo de aquisição das máquinas e equipamentos, que são utilizados no decorrer do projeto.

Uma das melhores opções é a locação, pois além de pagar um valor que pode ser mensal, semanal ou diário, em vez de ter que comprar o maquinário, é possível trabalhar com os melhores equipamentos e com economia de valores, ou seja, isso economiza o orçamento.

Ao terceirizar o serviço, algumas demandas também passam a ser de responsabilidade da empresa contratada, nesse cenário, a manutenção das máquinas, bem como o transporte de máquinas pesadas é de responsabilidade da contratada.

Isso facilita e impacta também na logística e no tempo de execução da obra, que pode ser menor e mais fácil de ser administrado e controlado.

Segurança

Por fim, algo que sempre está em evidencia é a segurança do local, dos colaboradores e, posteriormente, das pessoas e da comunidade ao entorno da obra construída.

Assim, os equipamentos de proteção individual, bem como o cumprimento das normas e regulamentos, que servem para padronizar e conferir qualidade aos processos, precisam sempre ser respeitados e realizados de acordo com a legislação vigente.

Pois, terceirizando ou não alguns serviços e processos, a responsabilidade é designada ao proprietário do local.

Assim, mesmo que ocorra a contratação de empresa de reforma comercial, ou qualquer outra empresa terceirizada na área, a segurança precisa prevalecer para que não ocorra acidentes nem danos à população.

Outra preocupação é com a sustentabilidade do projeto, pois é uma exigência da população que está com mais consciência ambiental e reconhece assim a sua importância para preservação do mundo e da vida humana, assim as máquinas e os equipamentos, bem como os materiais escolhidos, precisam ser mais leves e sustentáveis, ou seja, que não causem tanto impacto ao meio ambiente, por isso, a utilização e o transporte de maquinas pesadas precisam ser evitados ao máximo e realizados em casos restritos e isolados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *