Saiba tudo sobre a empilhadeira e suas aplicações

A empilhadeira é um veículo industrial utilizado principalmente para o transporte de cargas, como mercadorias ou materiais, dispostos sobre pallets, tanto na indústria como na construção civil. O equipamento é compacto, com um assento para o operador, o profissional que precisa ser habilitado e treinado para a condução.

O maquinário opera com a elevação de dois garfos horizontais compridos, que se encaixam aos pallets de madeira. Os garfos elevam e abaixam as cargas, de acordo com os comandos do operador, com a aplicação de uma força hidráulica na torre elevatória.

Alguns equipamentos também realizam movimentos frontais e laterais, de acordo com as características de armazenamento das cargas em fábricas, galpões ou estoques.

Principais tipos de empilhadeiras

A empilhadeira eletrica é uma solução para garantir mais praticidade e segurança no transporte e estoque de materiais.

Além de o modelo contribuir para otimizar as atividades e diminuir a ocorrência de acidentes, o sistema de alimentação a eletricidade agrega outros benefícios. Dentre os principais, é possível citar:

  • Tamanho compacto, que não exige muito espaço para manobras;
  • A não emissão de fumaça e gases poluentes;
  • Baixa emissão de ruídos durante o funcionamento;
  • Custos operacionais inferiores aos modelos de combustão;
  • Longos intervalos de manutenção de acordo com os fabricantes;
  • Motores elétricos resistentes às altas temperaturas;
  • Ergonomia para o usuário, no entrar, sair e durante as atividades.

Portanto, o equipamento com alimentação elétrica apresenta diversos benefícios, sendo considerado mais vantajoso para empreendimentos de pequeno e médio porte.

No entanto, existem outros modelos dessa ferramenta, como a opção de empilhadeira a gás, que suporta maiores pesos devido à forma de sua alimentação.

O investimento no equipamento a eletricidade pode ser um pouco mais elevado. Entretanto, tem se tornado cada vez mais comum, devido ao fato de ser menos agressivo ao meio ambiente.

A empilhadeira elétrica exige cuidados específicos, como a restrição do uso a espaços internos em dias chuvosos e não utilização durante a recarga.

Na compra ou aluguel de empilhadeira, é importante que o empreendedor atente-se para o tamanho da estrutura, tipo de material a ser transportado no equipamento e a capacidade de carga da máquina.

Dependendo da área em que o equipamento irá operar, uma empilhadeira retrátil pode ser empregada nos locais mais estreitos.

Principais aplicações das empilhadeiras

A empilhadeira é um equipamento bastante utilizado em indústrias, supermercados e centros de distribuição de materiais ou produtos. O maquinário pode ser empregado em qualquer empreendimento em que haja grande volume de carga a ser empilhada ou armazenada – como nos canteiros de obra e até nos depósitos da construção.

O descarregamento geralmente envolve caminhões, ou até mesmo navios, barcos e trens, mas o maquinário é projetado para percorrer curtas distâncias. Na maioria das vezes, elas são utilizadas nos próprios armazéns ou galpões.

A empilhadeira proporciona o alojamento no porta paletes com precisão, mesmo em ambientes internos reduzidos, independente da altura em que a carga deve ser colocada. As empilhadeiras elétricas costumam ser empregadas principalmente em locais que tenham risco de explosão.

Exemplos da aplicação de empilhadeiras

Um exemplo sobre a aplicação das empilhadeiras é nas indústrias montadoras de automóveis, que recebem cargas pesadas como motores, escapamentos e outras peças.

Os objetos são alocados em pallets, ainda nos fornecedores, e transportados até o caminhão por uma empilhadeira.

Na empresa de montagem industrial, a empilhadeira é utilizada novamente para retirar os pallets do caminhão e levá-los até o galpão ou armazém, ou outro local desejado.

Outra aplicação bastante comum dos maquinários é nos supermercados, principalmente os de grande porte. Eles auxiliam no abastecimento do estoque, empilhando produtos de todos os tipos.

Portanto, a logística é beneficiada em praticamente qualquer setor em que as empilhadeiras sejam aplicadas, proporcionando mais eficiência e precisão no transporte e armazenamento de materiais.

Dessa forma, o equipamento também resulta na redução de custos, pois reduz a mão de obra humana, além de proporcionar mais segurança para os trabalhadores.

A disposição dos produtos ocorre de maneira mais organizada, sem quebrar ou violar as embalagens, diminuindo desperdícios e custos operacionais. Quando os operadores dos maquinários são devidamente treinados e supervisionados nas funções, a segurança nas operações aumenta significativamente.

Para isso, também é importante que o armazém ou estoque esteja devidamente iluminado, com obstáculos sinalizados e em situação condizente com a operação dos equipamentos.

A manutenção preventiva dos equipamentos também se faz essencial para garantir a durabilidade das peças, o que contribui para a vida útil da empilhadeira e ajuda a evitar surpresas indesejadas, como quebras e prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *