Saiba tudo sobre segurança das empilhadeiras

As empilhadeiras são equipamentos muito utilizados nas mais diversas atividades, principalmente naquelas que envolvem produção e estoque.

No entanto, embora seja bastante comum, isso não as tornam menos favoráveis a causar acidentes, sendo necessário investir na segurança para este tipo de atividade.

No artigo de hoje, falaremos sobre esta questão, destacando os pontos que devem ser levados em consideração para a segurança durante o uso desse equipamento.

Então, se quiser conferir e garantir todas as dicas para o cuidado em seu trabalho, continue sua leitura!

Por que é importante investir na segurança das empilhadeiras?

Como já vimos, as empilhadeiras são equipamentos muito comuns ao dia a dia de quem trabalha com produção e estoque.

Isso porque este recurso é o mais útil para transportar e empilhar materiais pesados com grande facilidade, sem que o trabalhador se desgaste em excesso.

No entanto, por mais benefícios que a empilhadeira traga à comodidade das atividades laborais, é necessário se atentar aos riscos durante seu uso.

Embora seja produzida de forma a minimizar possíveis prejuízos, ainda assim é possível que o trabalhador venha a causar acidentes, que podem até mesmo gerar lesões e ferimentos.

É por esta razão que se faz necessário o investimento na segurança deste tipo de atividade, avaliando e executando normas para torná-la ainda mais segura.

Ao atribuir a segurança, a empresa consegue garantir que seus colaboradores tenham sua integridade respeitada, além de preservar as produções.

Assim, todas as partes envolvidas saem ganhando, e tudo que precisam fazer é implantar e colocar em prática as normas de segurança do trabalho para o uso de empilhadeiras.

No próximo tópico veremos a NR11, que é a disposição responsável pela regulamentação destas atividades!

A NR11 e as atividades com empilhadeiras

A Norma Regulamentadora número 11, ou simplesmente NR11, é a norma responsável por regulamentar as atividades com uso de empilhadeiras.

É por meio dela que ficam estabelecidas todas as regras para o uso deste tipo de equipamento, desde a condição do material, até o treinamento do funcionário operador.

Por isso, é praticamente impossível falar em segurança das empilhadeiras sem citar a NR11, pois é ela quem determina quais características este recurso deve possuir.

Para que seja liberada pelos órgãos competentes, as atividades laborais com o uso de empilhadeiras devem cumprir algumas regras, que envolvem:

  • Maquinário em condições adequadas;
  • Treinamento regular do funcionário operador;
  • Obediência aos tipos de atividades regulamentadas;
  • Entre outras.

A NR11 é bastante extensa, visto que aborda todos os aspectos relacionados ao uso do equipamento, e portanto, é necessário lê-la na íntegra para entender por completo.

Mas, o que devemos saber aqui é que, se a sua empresa faz uso de empilhadeiras, é fundamental e obrigatório a obediência à norma.

Desta forma, é possível garantir que todos os envolvidos tenham o seu direito respeitado, além de assegurar que a empresa não seja interditada pela ausência de cumprimento.

A importância da qualificação

Como vimos no tópico anterior, para que seja liberado o uso de empilhadeiras, as empresas e colaboradores devem obedecer a uma série de regras estabelecidas pela NR11.

Uma destas regras fala sobre a qualificação, ou seja, treinamento dos funcionários para atuar com este tipo de equipamento.

Embora pareça simples, operar uma empilhadeira não é como dirigir um carro, por isso é fundamental aprender a fazer da maneira correta.

Para isso, o colaborador terá que passar por um treinamento dado por um profissional de segurança do trabalho e atestado por um engenheiro da área.

No entanto, para nível de conhecimento, existem algumas opções de cursos online que dão conta do recado de forma rápida e prática.

Portanto, se você quer saber mais sobre o uso de empilhadeiras ou deseja aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em algum treinamento, vale a pena conhecer esta alternativa.

Lembrando que muitas destas opções de cursos online são totalmente gratuitas e simples de se inscrever, e são úteis para todos os níveis de formação na área.

Então, agora que compreendemos melhor sobre a regulamentação e a importância do uso de empilhadeiras, não perca a chance de aprender ainda mais.

Ter este tipo de conhecimento é indispensável para quem deseja se destacar na área em que trabalha, por isso, não deixe passar em branco!

Seja para uma promoção, ou para adquirir conhecimento, esta é uma excelente alternativa!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *