Segurança: o uso de andaimes e guarda corpos

Prevenção nunca é demais quando o assunto é segurança, então quando esse assunto se expande para relações trabalhistas e residenciais (como no caso de janela em grandes alturas), é preciso estabelecer uma margem de risco ainda maior.

Pensando nisso, foram desenvolvidos equipamentos essenciais para prevenir um possível acidente, como o guarda-corpo para andaimes e o corrimão de alumínio, facilmente visíveis em nosso dia a dia.

Qual a importância do guarda-corpo para andaimes?

Como estamos falando de um equipamento, geralmente, utilizado por empresas, é de extrema relevância, pois além de proteger o funcionário, lhe dando mais segurança ao desempenhar uma tarefa, oferece-o a mobilidade necessária para executar essa tarefa de forma mais ágil

.Para garantir que o guarda corpo para andaime seja um item padrão de segurança, existe uma norma regulamentadora (NR 18) que determina que empresas utilizem o acessório para andaime tubular, que deve conter 1,20m de altura no travessão superior, 0,70cm no travessão intermediário e 0,20cm de rodapé.

Falando um pouco sobre o rodapé do guarda-corpo, ele deve ser disposto em todo o perímetro da plataforma, já que ele serve principalmente para evitar quedas de ferramentas que estarão em uso na tal tarefa.

Vale ressaltar a imprudência de pessoas que utilizam cordas no lugar de um guarda corpo estável e seguro, ocasionando diversas vezes em acidentes que poderiam ser preservados.

Importância do corrimão nas instalações e na segurança

Além dos guarda-corpos em andaimes, existe outro equipamento que é essencial para que as instalações sejam seguras, estamos falando do corrimão de aluminio, que também podem ser encontrados em:

  • Aço inoxidável;
  • Madeira;
  • Ferro;
  • PVC.

Os corrimões nada mais são do que barras fixas, que são acopladas nas laterais de escadas e também de rampas, servindo como apoio para que as pessoas possam guiar seu caminhar, evitando possíveis quedas.

Além de ser um item de segurança muito preciso, ele pode servir também como um equipamento de decoração, trazendo ao ambiente leveza, tranquilidade e, claro, segurança.

É muito importante que os corrimões sejam bem instalados, pois, caso contrário, podem prejudicar as pessoas, ao invés de protege-las.

Isso não ocorre somente com o corrimão, mas se por exemplo, esquadrias de alumínio preço forem mal instaladas, causarão acidentes, não servindo para sua função.

Dessa maneira, além de garantir que as pessoas não caiam durante o tráfego cotidiano nas casas, empresas e indústrias, os corrimões devem ser instalados por empresas especializadas em itens de segurança e que sigam todas as normas regulamentadoras.

Onde é possível instalar o corrimão para segurança?

O corrimão deve ser instalado sempre em escadas que possuam grande volume de tráfego de pessoas.

Mas principalmente em locais que existe grande locomoção de pessoas portadoras de deficiência física (aqui os corrimões devem ser instalados em rampas), mulheres grávidas, pessoas que tem crianças de colo, criança acima dos quatro anos e também idosos.

Entretanto isso não quer dizer que as pessoas que não possuam essas características não tenham que usar o corrimão, muito pelo contrário. Mulheres com salto alto, pessoas que trabalham com carga e descarga de prédios altos e o cansaço podem gerar situações de risco, ou seja, de quedas e acidentes.

Por isso, que é de extrema importância que sejam usados os corrimões, para que todos se mantenham seguros no curso do cotidiano.

Há também algumas normas regulamentadoras que obrigam empresas, casas e lugares a terem corrimões, e a principal norma a ser seguida é a Norma Brasileira Regulamentadora de número 9077.

Que trata acerca dos princípios a serem seguidos em saídas de emergência em edifícios, além de prescrever diversas exigências quanto ao uso em casos muito peculiares.

A lei que trata do corrimão, diz que essas instalações de corrimão devem ser fáceis de agarrar, fazendo com que sejam confortáveis e permitindo um deslocamento contínuo da mão por todo a sua dimensão, sem que haja obstáculos no caminho.

Os corrimões precisam atender a segurança, mas nem por isso precisam deixar de lado a estética. Por isso, eles podem combinar com os tons de portas de escritório ou outras esquadrias.

É aconselhável que o corrimão seja redondo com um diâmetro aproximado de cinco centímetros.

Todos os elementos que foram tratados nesse texto tem como objetivo garantir que o trabalho de diferentes pessoas tenha segurança, eficiência e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *