Segurança residencial: cuidados e equipamentos

As pessoas consideram a residência como um local em que há segurança, onde ficarão confortáveis e seguras do ambiente externo. No entanto, com o aumento da criminalidade, o conceito de ambiente seguro não é mais tão absoluto.

Por conta disso, o setor de segurança residencial deve se desenvolver e trazer formas de aumentar a segurança nas residências, seja com a elaboração de alarme antifurto perimétrico e volumétrico, sensores, fechaduras biométricos e assim como em outros componentes para essa estrutura.

Por meio da evolução tecnológica, as residências podem contar com elementos práticos, funcionais e eficientes, de modo a aumentar a segurança das residências de forma considerável.

Assim, é possível que esses equipamentos permitam o monitoramento em tempo integral de qualquer lugar por meio de smartphones e o controle do acesso com fechadura biometrica e outros elementos.

Por esse motivo, no artigo abaixo falaremos sobre elementos que aumentarão a sua segurança residencial.

Escolhendo o melhor equipamento de segurança

Hoje há muitos modelos de aparelhos para o aumento da segurança residencial. Um dos componentes mais utilizados são as câmeras, porque elas tem a capacidade de inibição da presença dos bandidos e permitem evitar roubos e furtos.

Algumas câmeras possuem sensor com infravermelho, de modo que as imagens são capturadas com cores e em alta definição, trazendo imagens com nitidez.

As câmeras também são muito importantes para a portaria virtual em condomínios, já que permitem a segurança desses ambientes.

A portaria virtual é feita por meio de uma central de monitoramento. Assim, quando um visitante chega ele conversa com a central por meio de um interfone e a central avisa o morador que autoriza ou não a entrada.

Com isso, é sempre importante procurar os equipamentos que promovem a qualidade e a eficiência na segurança. Assim, além das câmeras é importante atentar-se para outros equipamentos, que falaremos com mais detalhes neste texto.

Equipamentos de segurança residencial

Com a tecnologia, muitos equipamentos foram se desenvolvendo de forma mais eficiente. Entre os principais componentes estão:

1. Sensores de movimento

Os sensores de movimento são usados em conjunto com o sistema de alarmes e com a fechadura de segurança.

Os sensores são capazes de identificar movimentos no ambiente escuro e não são acionados quando os animais circulam pelo ambiente monitorado, de acordo com a programação realizada.

Podem ser colocados perto das janelas e portas e, caso haja alguma interceptação, é enviado um sinal como email, mensagem ou ligação para o morador para que ele seja avisado. Em muitos casos, um alarme sonoro também é ativado, assim como pode ser encaminhado um aviso para a central de vigilância.

2. Sensores de portas e janelas

Os sensores de janelas e portas são importantes para os moradores que queiram saber sobre o acesso à casa.

Assim, qualquer janela ou porta quando aberta ou fechada é registrada por um painel de controle.

Esses itens são úteis para os pais que desejam monitorar o horário de chegada e saída dos jovens adolescentes, por exemplo.

3. Fechadura por biometria e segurança

As fechaduras eletrônicas são um aparato tecnológico cada vez mais usado, principalmente as que utilizam a abertura por biometria, isto é, leitura das impressões digitais.

Essas fechaduras tecnológicas com maçaneta biometrica oferecem segurança de forma bastante eficiente para a casa, além de restringir o acesso de pessoas não autorizadas e otimizar o fluxo de entrada e saída.

4. Videoporteiro

O videoporteiro é uma tecnologia que vem ganhando espaço no uso da tecnologia em segurança residencial.

O equipamento é simples, consiste no uso de uma câmera escondida na parte externa da porta e um monitor na parte interna, permitindo a visualização de quem está batendo na sua porta.

5. Automação residencial

Além dos equipamentos com câmeras e sensores, é possível também o uso de softwares de gestão residencial.

O sistema de automação residencial permite o gerenciamento de diversos serviços e aplicações como:

  • Controle de acesso;
  • Televigilância;
  • Eficiência energética;
  • Sensores;
  • Automação de estruturas como portas e janelas.

O sistema de automação residencial também possibilita o controle da luz e do sistema de temperatura.

Vantagens do uso de equipamentos de segurança

Existem muitas vantagens para o uso dos equipamentos de segurança e o principal deles é o aumento da segurança residencial.

Além do aumento da segurança, os equipamentos também permitem a identificação dos assaltantes em casos de invasão de forma mais rápida e mais eficiente.

Também por meio deles é possível descobrir a causa de acidentes que podem ocorrer na casa.

Desse modo, esses equipamentos são essenciais para o desenvolvimento de um sistema de segurança residencial eficiente e bastante qualitativo.

Quem deseja arranjar a segurança residencial de forma mais completa, trazendo conforto e segurança, investir nesses equipamentos é fundamental.