Segurança residencial depende de itens instalados no imóvel

Os projetos desenvolvidos por construtoras e incorporadoras imobiliárias têm investido em equipamentos de segurança tanto na estrutura dos imóveis quanto nos elementos que fazem parte do acabamento e da rotina de moradores e usuários.

Da preparação de um terreno, fundações estruturais, levantamento de colunas, vigas e paredes, até a instalação de um telhado são várias etapas e materiais da construção, além do emprego de conhecimento técnico de todos os profissionais envolvidos, entre eles:

  • Engenheiros e arquitetos
  • Pedreiros e ajudantes gerais;
  • Eletricistas e encanadores
  • Marceneiros e serralheiros.

Cada qual em sua área, são imprescindíveis para o desenvolvimento de um projeto imobiliário, que ainda pode ser completado por outros profissionais, como paisagistas e jardineiros, cuidando de toda a área externa e interna, na fase final das obras.

Proteção estrutural facilita comunicação

As facilidades proporcionadas por materiais construtivos modernos e eficientes é um dos maiores benefícios na implementação de tecnologia nos mais diversos setores.

A construção civil se beneficia de diferentes maneiras, empregando elementos essenciais para garantir a segurança e o conforto dos moradores e usuários de estruturas imobiliárias, nos mais variados projetos arquitetônicos.

A proteção externa contra as intempéries climáticas, por exemplo, pode ser proporcionada pelas telhas galvalumes, independente da área de cobertura do imóvel.

Com um custo vantajoso sob diversos aspectos, esse modelo tem como principal característica sua composição de alumínio, zinco e silício, formando uma chapa de aço resistente e com alta durabilidade.

Os projetos voltados à sustentabilidade contam com uma composição de materiais isolantes entre chapas, como o poliuretano e o poliestireno.

A lã de rocha de vidro ou PET também é encontrada neste tipo de telha e pode ser comprada em lojas especializadas. Esse tipo de estrutura forma uma barreira protetora, reduzindo a emissão de sons e ajudando na climatização dos ambientes.

Assim como grandes estruturas voltadas à construção de shopping centers e galpões industriais, esse tipo de telha também é comumente colocada sobre áreas de garagem residenciais, o que possibilita a instalação de interfone, facilitando a comunicação entre os moradores e visitantes, quando necessário.

Automatização presente na rotina familiar para segurança

Esse tipo de equipamento é um facilitador, principalmente para moradores que vivem em condomínios residenciais e não contam com porteiros ou empresas especializadas em segurança patrimonial.

Ainda é bastante comum encontrar estruturas imobiliárias que não contam com esse tipo de serviço, seja por economia ou pelo próprio espaço que não permite a construção de uma guarita ou uma portaria no local.

Para esses espaços, empresas especializadas desenvolvem projetos de segurança que permitem o monitoramento por cameras de forma remota, utilizando a tecnologia a favor dos moradores.

Os serviços prestados podem ser voltados a pequenos prédios e condomínios, assim como para casas e sobrados em bairros residenciais, favorecendo a segurança de toda a vizinhança.

É importante esclarecer que no casos de residências particulares, apenas o morador que solicitou a instalação terá acesso às imagens, com um programa específico instalado em tablets e celulares, com uma senha criptografada que ficará em posse dos proprietários.

A instalação de câmeras é colocada em pontos estratégicos, como portão social e de garagem, além de áreas internas do imóvel, como jardim e quintal, quando estes fizerem parte da estrutura imobiliária.

Dessa forma, a tecnologia favorece a segurança dos moradores, que pode ainda contar com alarmes sonoros e botões de pânico que podem ser acionados e alertar agentes públicos de segurança para o endereço solicitado.

Estrutura construtiva valoriza ambiente externo

É importante determinar a finalidade de cada projeto imobiliário. O uso de vidro laminado temperado em ambientes externos faz parte do desenvolvimento de diferentes estruturas imobiliárias.

Os setores responsáveis pelas normas regulamentadoras permitem a instalação desse tipo de material em estruturas residenciais e comerciais, respeitando as áreas específicas.

Imóveis voltados ao uso como estabelecimento comercial, por exemplo, pode receber elementos que promovem proteção e beleza ao ambiente.

É o caso do painel metalico perfurado que faz parte de fachadas estruturais, fortalecendo o conforto nas áreas internas, permitindo a ventilação em todo da obra, ao mesmo tempo em que garante a privacidade de funcionários e visitantes do local.

Em ambos os casos, o respeito ao meio ambiente deve ser colocado em prática, tendo a sustentabilidade como uma das bases de permissão e instalação para a construção de casas, prédios, galpões e condomínios mistos e variados.

Dessa forma, os projetos devem fortalecer a sensação de segurança para os moradores e usuários, assim como aproveitar ao máximo as possibilidades que a natureza oferece.

Isso vale deixar a forma predatória de tempos passados, aplicando a harmonização com elementos do meio ambiente, aproveitando os benefícios da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *