Segurança, sustentabilidade e otimização na obra

Acompanhando as mudanças que acontecem na sociedade, diversos setores da indústria são modificados, aprimorados e transformados. O mesmo ocorre na obra.

A construção civil tem com função desenvolver diversas edificações e projetos, permitindo que a população tenha moradias, empresas, vias públicas, sistemas de abastecimento e distribuição de energia e saneamento básico, além de acesso a internet.

Crescendo devido aos avanços e desenvolvimentos tecnológicos, o setor da construção é versátil, dinâmico e essencial. Composto por uma variedade de processos, materiais e maquinários, todos os processos de construção seja na cidade ou no campo pode ser projetado e executado.

Saiba quais são as principais mudança no setor e com manter a sua indústria competitiva e ativa no mercado, com as dicas abaixo.

O equilíbrio entre o meio ambiente e as construções

Além das mudanças possibilitadas pela tecnologia, com o passar do tempo a sociedade também foi se desenvolvendo e passou a ser mais consciente quanto ao meio ambiente e os recursos naturais da Terra. Compreendendo os impactos, que chegam a ser globais, ocasionados pelas ações humanas.

Devido a isso o conceito de desenvolvimento sustentável foi instalado e estabelece o equilíbrio entre o meio ambiente e seus recursos naturais e o desenvolvimento e os meios de produção, permitindo que ambos sejam realizados e estejam presentes na atualidade e para a geração futura.

Dentro da construção há uma variedade de ações que podem ser aderidas, dentre elas a consultoria ambiental sp que tem como função avaliar todas as consequências biológicas e ambientais que um projeto pode resultar em uma determinada região e a toda a sua população, animal e vegetal.

Além disso, a consultoria faz com que as leis e decretos ambientais presentes no país sejam devidamente cumpridos, evitando riscos e danos legais, como multas, autuações e fechamento das empresas. Com isso, as vantagens da contratação de empresa consultoria ambiental são muitas, tendo como principais:

  • Desenvolvimento de um projeto mais sustentável;
  • Diminuição de custos, recursos e operações;
  • Otimização do tempo;
  • Melhoria na imagem da organização;
  • Diferencial competitivo.

Dessa forma, os projetos podem ser desenvolvidos com mais segurança e estabilidade, agreando valor a todos e não oposto disso.

Locação de equipamentos para uma obra

Uma outra tendência dentro do mercado da construção civil é o processo de locação dos equipamentos e ferramentas, isso acontece devido às facilidades que esse sistema apresenta, como a economia com processos de manutenção e armazenamento das máquinas.

Além disso, ao alugar é possível ter sempre produtos novos, de alta tecnologia e qualidade a um preço mais acessível, gerando mais uma economia para as empresas de construção. Cada projeto realiza a locação dos produtos que são necessários para os processos que podem variar de um projeto para o outro.

Entretanto há uns que são mais comuns e necessários, como o aluguel de andaime preço, necessário a qualquer obra com trabalho em altura.

Para uma locação correta é necessário verificar todas as especificações dos produtos e ver se estão em conformidade com as normas regulamentadoras.

Por serem essenciais aos trabalhos em altura que são acima de 2 metros do chão ou superfície inferior, há muito risco aos trabalhadores e, por isso, todas as medidas de segurança precisam ser atendidas. Ao alugar andaime é preciso verificar se a empresa é certificada e atua com equipamentos de qualidade.

Além dos andaimes, acessórios que auxilam no suporte e acesso a outros locais também são comuns e precisam ser considerados, para que os trabalhadores tenham todos os acessórios e sintam-se mais seguros para executar todos os processos, mesmo em locais de difícil acesso.

Assim, a locação de escadas bem como os devidos equipamentos de proteção individual e coletivo precisam ser realizados, fornecendo proteção e mais qualidade aos projetos que serão desenvolvidos.

Manutenção e segurança para obra

Para finalizar, dentro dos canteiros de obra, há uma variedade de riscos que afetam a qualidade dos projetos, bem como os materiais e a qualidade de vida dos trabalhadores. Dessa forma, é importante providenciar recursos que tragam mais estabilidade e segurança a todos.

Dentre eles há os extintores que são utilizados para conter ou minimizar os efeitos dos incêndios até a chegada do corpo de bombeiros, profissionais responsáveis pela solução dessas situações emergenciais. Uma necessidade básica é a manutenção desse equipamento.

manutenção de extintores deve ser realizada de acordo com os dados de validação ou sempre que seu uso for necessário, garantindo dessa maneira que o aparelho estará pronto para uso quando preciso for. Com isso as obras são seguras e otimizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *