Tecnologia ajuda administradoras e síndicos de condomínios

Os projetos destinados para a habitação são diversificados, atendendo pessoas de diferentes localidades, com necessidades distintas e muita tecnologia. Contudo, o que todos não abrem mão é de segurança e conforto, na medida do possível.

Equipamentos de lazer, como áreas de playground, salão de festas, piscina e quadras poliesportivas são benefícios que sempre chamam a atenção de compradores e pessoas interessadas em locação. Sem contar que valorizam o imóvel no mercado imobiliário.

Mesmo refletindo nos custos condominiais, geralmente esse valor se paga na sensação de seguridade e nos benefícios ofertados por esses espaços. Mais ainda, o preço gasto se torna menor que se deslocar para realizar práticas esportivas ou mesmo ter de alugar um salão de festas para comemorações e eventos, como festas de aniversário e reuniões familiares.

A administração de tudo isso fica sob a responsabilidade de um síndico que, além destes equipamentos, precisa apresentar contas nas reuniões mensais e verificar os trabalhos realizados, como equipes de segurança e limpeza das áreas comuns.

Aplicativos desenvolvidos para uso exclusivo com tecnologia

Para evitar qualquer transtorno ou falta de informação, empresas especializadas em tecnologia desenvolvem aplicativos exclusivos para cada condomínio residencial, com todos os serviços à disposição e possibilidades de agendamento.

Denominado condominio app, complementado com a identificação predial, tem o poder de centralizar informações de interesse comum dos moradores em um único local.

A alimentação de dados pode ser realizada de maneira facilitada, tanto a partir do síndico ou de empresas administradoras quanto dos próprios moradores, com diversas possibilidade de controle, como:

  • Setor administrativo;
  • Prestadores de serviço e fornecedores;
  • Relatórios financeiros e demonstrativos;
  • Pagamento de taxas.

A disponibilidade desse tipo de tecnologia para síndicos, administradores e moradores torna tudo mais profissional e formal, evitando qualquer mal-entendido ou desorganização.

Além disso, é possível atualizar a entrada e saída dos moradores com a disponibilidade de uma portaria virtual, que pode ser acessada pelos moradores por meio do próprio aplicativo, ou por empresas de segurança patrimonial, que controlam à distância a vigilância do local.

Salão de festas recebe melhorias acústicas

Um dos pontos de discussão é o uso do salão de festas e o incômodo que pode causar entre vizinhos e moradores de um mesmo condomínio. Com a disponibilidade do aplicativo, é possível agendar data e horário de forma automática, inclusive com uma cobrança extra para esse tipo de serviço.

O ambiente deve ser preparado para receber festas sem que a vizinhança seja incomodada, com um projeto que tenha em sua constituição telhas termoacusticas desde o início.

Dessa forma, o barulho não incomoda os moradores de apartamentos próximos ao salão de festas.

Essas telhas são produzidas com material especial, formadas por duas chapas de aço e uma composição de espuma entre as duas, abafando ruídos como o arrastar de mesas, cadeiras e músicas altas.

Ainda assim, o condomínio deve estabelecer regras de boa convivência, pois a instalação de paineis de isolamento acustico funcionam apenas com as portas fechadas.

Por isso, o ambiente do salão de festas deve contar com aparelhos de climatização e ar condicionado, promovendo conforto dos usuários e impedindo qualquer incômodo nos prédios vizinhos e outras áreas de condomínio.

O aplicativo pode funcionar como uma ferramenta para reclamações, enviando de maneira direta para o síndico os incômodos. Assim, é possível solicitar que o morador que está usando o salão de festas encerre o evento, caso necessário, para evitar multas e constrangimento.

Caso seja aprovado em reunião de condomínio, pode ser solicitado a implementação de mais um painel acustico parede, reforçando o isolamento sonoro do salão de festas, com divisão entre todos os moradores.

Higienização com extermínio de pragas e insetos

A limpeza do salão de festas é muito importante, pois os restos de comida podem atrair insetos, como formigas e moscas, bem como as pragas como ratos e camundongos.

Assim, a limpeza deve ser de responsabilidade dos usuários, ou pelo menos a remoção dos produtos utilizados no ambiente.

De qualquer maneira, a contratação de uma empresa de dedetização ajuda na higienização do ambiente, com validade que pode se estender entre 1 e 5 anos.

Vale dizer que tudo depende da localização do condomínio, da limpeza constante do local e os produtos aplicados de maneira apropriada, respeitando as regras de aplicação.

As construtoras e incorporadoras estão se esforçando em apresentar projetos com tecnologia e que atendam moradores da melhor forma possível. Isso reflete em mais conforto e segurança para todos, inclusive na disposição de profissionais que atuam na área de administração e como síndicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *