Tendência busca inspiração no rústico

A tendência da arquitetura pode ser observada na aplicação de elementos que remetem à presença de equipamentos eletrônicos, como câmeras de vigilância e alarmes sonoros. Para incluir esses aparelhos, os projetos se adaptaram aos tempos atuais de maneira perceptível.

Ainda assim, muitos profissionais que desenvolvem projetos para a área urbana buscam inspiração no passado, empregando um estilo rústico que pode ser essencial para a decoração, mesmo nos centros urbanos.

Essa escolha pela arquitetura, segue uma tendência que envolve diversos setores, e na construção civil é aplicada para remeter a diferentes sensações e sentimentos, entre eles:

  • Memória afetiva;
  • Proximidade com a natureza;
  • Criação de espaços lúdicos;
  • Elegância e estilo simplificados.

De tempos em tempos, as tendências relacionadas à arquitetura e urbanismo buscam inspiração em escolas passadas, com um toque moderno, imprimindo uma personalização única e exclusiva para determinados projetos.

A sustentabilidade também é aplicada nesses projetos, utilizando materiais que podem ser reciclados. Em determinados pontos da construção, arquitetos e decoradores empregam materiais que são resíduos da construção civil e ganham uma nova oportunidade dentro do projeto de maneira atualizada

Acabamento residencial emprega material consagrado

Utilizado há muito tempo em construções como um revestimento de baixo custo e de fácil aplicação, atualmente os empreendimentos imobiliários têm recebido o piso de cimento queimado colorido como um acabamento rústico e que remete a memórias afetivas passadas.

Esse material da construção civil pode ser feito a partir de uma mistura homogeneizada de areia, água e cimento. Além do piso, pode ser aplicado em tetos, paredes e bancadas de espaços gourmets internos e externos.

A tonalidade original é o cinza do concreto, mas as lojas especializadas em materiais da construção oferecem o produto com características próprias, variando a tonalidade, e até mesmo a cor.

É possível encontrar projetos imobiliários que utilizam sacos de cimento queimado colorido comprado pronto, bastando a adição de água e a implementação sobre o contrapiso. O profissional que finaliza o serviço, deve ter conhecimento técnico e ferramentas apropriadas.

Para garantir um aspecto visual bonito e charmoso, os especialistas indicam a aplicação de uma resina própria para esse modelo de piso. Pois além de empregar mais beleza ao ambiente onde foi instalado, esse material ajuda a evitar fissuras ou trincas aparentes, o que pode reduzir a vida útil do revestimento.

Para chegar à coloração sugerida dentro do projeto arquitetônico, é possível comprar cimento queimado com a tonalidade indicada, produzida pela indústria que atende o setor da construção civil.

Lojas especializadas oferecem produtos prontos

Diversos produtos seguem um padrão pré-definido, que pode se estender para outros ambientes residenciais, como o tanque da área de serviço, a pia do banheiro ou os vasos sanitários para lavabos.

A acessibilidade em áreas como mezaninos, ou piso superior de um sobrado, precisa de elementos de composição de ambiente que garantam a segurança dos moradores. É o caso do corrimão e guarda corpo em aço inox de tamanho padronizado, e que pode ser adaptado em diferentes modelos de arquitetura.

Esse material também pode ser personalizado, sendo necessário a contratação de um profissional especializado em serralheria. Assim, é possível empregar um elemento com características rústicas e, ao mesmo tempo, com tecnologia atemporal para a segurança dos usuários.

Segurança patrimonial envolve vários equipamentos

Os projetos imobiliários destinados para conjuntos habitacionais e condomínios residenciais, devem receber um planejamento específico desenvolvido por uma empresa de sistema de segurança patrimonial.

Esse setor é verificado por órgãos competentes, como para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), permitindo a ocupação residencial de forma regularizada.

A aplicação de materiais que promovem uma característica rústica possuem finalidades próprias, tanto em aspecto visual, quanto na manutenção de segurança, proteção e aconchego para os moradores de uma residência.

É preciso apresentar aos profissionais que atuam no setor de projetos e decoração ambiente as vontades do proprietário e dos moradores, indo além da necessidade de aplicação de recarga extintor sempre que necessário.

O ambiente de convívio comum, pode receber um acabamento adequado para as finalidades que se aplicam, como a sala de estar, a cozinha e o banheiro.

Nos quartos, a decoração pode ser escolhida entre uma série de objetos, sem esquecer da organização e dos móveis adequados, como cômoda e guarda-roupa. Até mesmo uma mesa de apoio na cabeceira da cama pode fazer a diferença quanto à decoração empregada.

Por isso, vale seguir o bom senso e entender que tudo que pode ser funcional e, ao mesmo tempo, decorativo, pode fazer parte do cenário final, para uma convivência confortável e feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *