Tipos de pisos e revestimentos

Uma obra ou manutenção predial é composta por inúmeros processos e sistemas, todos eles essenciais para um bom desenvolvimento das etapas. Neste sentido, um dos pontos que são mais procurados e também mais demorados de serem realizados são a colocação de revestimentos.

Essa dúvida se encontra, principalmente, pois na hora de escolher um revestimento adequado é possível se deparar com uma quantidade de opções imensa como:

  • Pisos para áreas internas;
  • Para áreas externas;
  • Antiderrapantes;
  • Acabamento liso ou opaco.

Essa variedade de pisos externos, internos, e em outras categorias é de grande importância para que os projetos tenham suas demandas atendidas, adequando-se as necessidades dos moradores.

Outros aspectos que são procurados na hora da escolha do revestimento está na praticidade e na durabilidade.

Esses dois aspectos podem gerar muita dúvida, porém, são muito importantes para a construção e a sua durabilidade e claramente influenciando o valor do revestimento.

Assim, seja um revestimento para cozinha ou para varandas é muito importante pesquisar e entender sobre o material que você está adquirindo.

Neste breve artigo falaremos sobre alguns tipos de pisos que são usados o que deve ser levado em consideração para uma boa escolha.

Entendendo os revestimentos

Os revestimentos são muito importantes para o desenvolvimento do estilo de decoração de uma casa, além de garantir segurança e conforto em muitos níveis.

Neste sentido, ao escolher um piso ou revestimento de parede é necessário levarem consideração muitos aspectos como o projeto arquitetônico, a facilidade de limpeza, o orçamento, a instalação facilitada, entre outros.

Com tudo isso em mente também é preciso saber em que ponto esse revestimento será instalado, e se precisará de impermeabilização de laje com silicone ou não.

Conhecer isto permitirá que escolha seja mais qualificada e muito mais agradável. No tópico abaixo falaremos sobre os tipos de revestimentos que podem ser encontrados nos mais diversos fornecedores.

Os tipos de revestimentos encontrados

Há muitos tipos de revestimentos presentes e que podem ser escolhidos para a complementação no projeto arquitetônico.

Esses revestimentos atendem demandas diferentes e em um projeto é possível usar mais de um tipo de piso, por exemplo, nos sistema de drenagem residencial.

No tópico abaixo falaremos sobre os tipos de revestimentos existentes e que podem ser usados nos projetos.

1. Cerâmica

Os pisos de cerâmica são os mais usados no Brasil e são encontrados nos mais diversos tamanhos, cores e texturas.

São materiais que são compostas por argila e minerais e que por conta de um processo de alta temperatura traz resistência e abrasão, além de dar uma característica a resistência de absorção da água, sendo usada tanto em pisos como paredes.

Esse tipo de piso também evita que o ambiente fique muito quente durante o verão, ajudando a evitar esse calor.

2. Porcelanato

O porcelanato é um dos revestimentos mais conhecidos devido a sua beleza, sua qualidade, sua resistência, principalmente, sua variedade nos acabamentos.

Os revestimentos em porcelanatos podem ser encontrados em texturas que imitam a madeira, o cimento, o mármore e muitos outros componentes.

Além da textura, esse tipo de revestimento pode ser encontrado também em uma grande variedade de acabamentos como o polido, o acetinado, o esmaltado e o natural.

O que possui um acabamento polido tem uma camada de proteção que dá brilho ao piso, na mesma maneira como o selante para juntas de dilatação funciona.

O porcelanato com acabamento acetinado, tem maior resistência a umidade podendo ser instalados em cômodos como o banheiro e a lavanderia.

Já o porcelanato com acabamento esmaltado, tem uma camada de esmalte sobre sua superfície o que permite a aplicação de estampas e desenhos.

3. Piso laminado

Esse tipo de revestimento é para quem deseja um piso de madeira, mas quer economizar, já que o assoalho de madeira maciça costuma ter um preço mais elevado.

Esse revestimento é feito com uma madeira aglomerada, tendo um custo muito menor que os de madeira maciça. Sua aplicação é facilitada e pode ser feita em contra piso.

Podem ser encontrados para serem postos com colas ou no sistema clicado. É versátil e combina muito bem em escritórios, salas, e quartos.

Entendemos, portanto, que os revestimentos são partes importantes da decoração e que existem uma série de materiais que atendem as demandas dos projetos arquitetônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *