Tudo o que você precisa saber sobre telhas

É muito comum na construção de residências e na construção civil de obras maiores, que ocorra a preocupação com as telhas apenas no momento em que a estrutura e as paredes da obra já estão concluídas ou quase prontas. Isso, apesar de comum, está longe de ser o ideal.

A preocupação com o tipo de cobertura que será dado à obra e, se for escolhida a utilização de um telhado tradicional, o tipo e o material da telha, é essencial para a realização de uma obra sem grandes dores de cabeça.

A utilização de um telhado de ferro também é comum e é interessante pois dispensa a compra e instalação de um grande número de telhas.

Apesar de ser mais prático, em alguns momentos essa escolha não mostra-se valer a pena devido ao barulho que ocorre durante chuvas, além de alguns problemas térmicos decorrentes da condução térmica do metal.

Existem diversas preocupações necessárias referentes a escolha, compra e instalação de um telhado e de uma cobertura de uma casa. A escolha e instalação da telha cumeeira é uma delas.

Essa espécie especial de telhas é diferenciada pois tem um formato diferente, ideal para realizar a junção de duas águas de um telhado. Assim, elas são instaladas por cima da junção de duas ou mais águas em um telhado.

Tipos de telhas

Existem diferentes espécies de telhas e diversas variações de técnicas de construção e estruturação de telhados e coberturas. Seja o telhado de ferro ou madeira, é muito importante pensar no material a ser utilizado, na técnica a ser aplicada e realizar a instalação com um profissional capaz de garantir a segurança e eficiência da instalação.

A Telha portuguesa preço é uma escolha muito interessante na hora de realizar a instalação do seu telhado. Ela é muito comum e essa espécie de telha é uma evolução da telha colonial. Suas principais características são o tamanho pré determinado (22x40cm) e formato padronizado, que garante fácil instalação e versatilidade.

Ela pode ser encontrada em diversas cores e até materiais, como por exemplo a telha portuguesa esmaltada, que possibilita um acabamento especial que pode trazer à telha diferentes cores.

As principais espécies de telhas podem ser assim listadas:

  • Telha portuguesa;
  • Telha colonial;
  • Telha de cerâmica;
  • Telha de concreto;
  • Telha de fibracimento (amianto);
  • Telhas metálicas.

A telha portuguesa preço também demonstra-se uma opção muito interessante não só pela padronização de seu tamanho e formato, que facilita na hora da instalação e garante que não haja incompatibilidade entre telhas, mas também pela possibilidade de esmaltamento.

As telhas esmaltadas possibilitam acabamentos que podem conferir às telhas diferentes cores, como por exemplo a telha portuguesa branca, que garante à cobertura um visual diferenciado.

Necessidades e cuidados na instalação de um telhado tradicional

A instalação de um telhado tradicional a partir da montagem e fixação de telhas deve sempre ser feita por um profissional capacitado, além de devidamente preparado e que siga as normas de segurança exigidas em legislação.

Seja o telhado de telhas de cerâmica ou um Telhado de ferro, isso é muito importante tanto para evitar acidentes quanto para garantir a instalação correta e segura de seu telhado, bem como a integridade das telhas.

Um fator muito importante que merece atenção especial no momento da instalação e montagem nas telhas é a fixação destas.

Telha cumeeira

A telha cumeeira, telha de formato especial, diferenciado das demais e feito especificamente para realizar a junção das águas de um telhado, precisa ser fixada com cimento ou concreto, garantindo a segurança da instalação e a fixação de todas as telhas do telhado.

A fixação correta da telha cumeeira é essencial para que todas as outras telhas fiquem fixadas e seguras no telhado e não sofram com o advento de chuvas fortes, tempestades ou até mesmo outros fenômenos, em países que sofrem com furacões, tornados e terremotos, por exemplo, apesar de não ser o caso do Brasil.

Mesmo não sendo o caso do Brasil, que em decorrência de nossa localização no sistema de placas tectônicas e no movimento das massas de ar quente nos oceanos, não sofre com terremotos nem furacões e tornados frequentemente, é muito importante pensar na fixação dos telhados uma vez que, principalmente na cidade de São Paulo, há grande incidência de fortes temporais e existem longas temporadas de chuvas.