Utilizando energia solar

Na sociedade contemporânea, as pessoas são movidas pela energia elétrica – computadores, celulares, televisão, micro-ondas, geladeira, chuveiro, água quente e muitos outros processos e objetos que se tornaram essenciais no dia a dia precisam de energia, seja qual for, solar, por exemplo – para funcionar.

A dependência fica evidente quando, por alguma razão, a energia elétrica acaba. A sensação que fica é que não há nada o que se fazer.

Mas, no Brasil, a energia vem das hidrelétricas, assim o recurso natural que usamos para gerar e promover energia é a água, um recurso esgotável. Com o passar dos anos, estudos e avanços tecnológicos na área dizem que será preciso buscar outras fontes de energia elétrica.

Algo vem crescendo e ganhando notoriedade no mercado, é a energia solar residencial ou industrial. Essa energia é proveniente do sol e dentre os principais benefícios, destacamos:

  • Energia sustentável;
  • Economia na conta de luz;
  • Fácil de instalar;
  • Fonte inesgotável de energia;
  • Valorização do imóvel;
  • Ecologicamente correta.

Como funciona a energia solar?

A energia solar em uma residência, funciona por meio da instalação de placa solar e conversão da energia proveniente dos raios solares em energia elétrica.

Explicando resumidamente, para que fique fácil entender a captação, conversão e distribuição da energia solar ou fotovoltaica dentro de uma residência, separamos as etapas e explicamos cada uma delas:

1 – O painel solar, composto pela junção da placa solar, reage com a luz do sol, por isso são instalados sobre os telhados ou locais nos quais a incidência de luz solar é constante. Assim as placas são ligadas umas as outras e conectadas ao inversor solar;

2 – O inversor é responsável por transformar a energia solar em energia elétrica, após a conversão, a energia é levada até o quadro de luz;

3 – No quadro a energia é distribuída por todo a casa, fornecendo energia para todos os equipamentos e eletrodomésticos que precisam dessa fonte para funcionar;

4 -O excesso de energia, ou seja, que é captada e não utilizada, é destinada as redes elétricas e isso se converte em créditos ou abatimentos no valor final da conta de luz.

Energia solar para as piscinas

As piscinas são artigos de consumo de muitas pessoas. Presentes em residências, clubes, condomínios, parques, academias e instituições de ensino e recuperação, as piscinas podem desempenhar muitas funções, desde o lazer, até como parte de um tratamento médico para recuperação de movimentos e coordenação motora.

Assim, com o uso cada vez maior desse objeto passou a ser em todas as épocas do ano, tanto em dias quentes quanto em dias frios, mas para o segundo cenário foram criadas as piscinas aquecidas que fornecem uma temperatura agradável para usar em todas as fases do ano.

Assim a energia fotovoltaica também passou a ser aplicada no aquecedor de piscina. Conhecidos como aquecedores solares, esses equipamentos conseguem manter a temperatura da água agradável, propiciando conforto, lazer e diversão em todas as épocas do ano.

Assim como a energia solar dentro da residência fornece uma redução dos valores da conta de energia elétrica, para as piscinas que funcionam com os aquecedores a mesma redução ocorre.

Os aquecedores cumulus solar podem ser instalados em qualquer tipo de piscina, desde os modelos residenciais até os comercias, promovendo dessa forma uma energia limpa, consciente e sustentável.

Manutenção

As placas de energia solar não precisam de uma manutenção constante, já as piscinas e sua parte elétrica, sim. A periodicidade da limpeza, tratamento e manutenção varia de acordo com a frequência e quantidade de pessoas que fazem uso das piscinas.

Esse processo é importante tanto para assegurar o bom funcionamento das piscinas, bem como para evitar a proliferação de bactérias e doenças que possam ser geradas nas piscinas.

Alguns processos são padrões, como a troca da água e limpeza do filtro, entretanto alguns modelos de piscinas, além de apresentarem uma construção mais rápida e prática, também tem uma manutenção mais simples e eficiente.

Atualmente, as piscinas que mais são utilizadas são as de vinil, isso porque, a sua aquisição apresenta uma boa relação custo-benefício e a manutenção de piscina de vinil é mais fácil do que os outros modelos disponíveis no mercado.

Por isso, ao realizar o investimento tanto na energia solar quanto em uma piscina, a pesquisa da empresa fornecedora e do produto ofertado é essencial para a qualidade dos resultados e metas propostos para a aquisição dos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *