As vantagens das portas de madeira

Uma porta de madeira simples é, por si só, uma escolha inteligente para a sua casa. É um item tradicional e, dependendo da qualidade da madeira utilizada, oferece uma durabilidade, resistência e segurança excepcionais.

Não há erro: utilizar madeira nas construções propicia harmonia na decoração, tem prestígio social e é um investimento sensato, uma aquisição para a vida inteira.

Ainda assim, é uma ótima pedida para quem gosta de inovar e de quem quer ficar por dentro das tendências de arquitetura. Há diversos tipos de porta de madeira, dentre eles:

  • Simples de uma folha;
  • Duas folhas ;
  • Pivotante;
  • Sanfonada;
  • De correr;
  • Saloon;
  • Camarão;
  • Veneziana.

Como usar a madeira na arquitetura moderna?

Quando se fala de design de interiores moderno e de trabalhos em madeira é impossível não pensar na Porta de madeira pivotante.

Essas portas não utilizam dobradiças (no lugar delas, utilizam-se esquadrias), elas se valem de um eixo no qual a placa de madeira gira, funcionam através de pivôs.

O mecanismo diferenciado leva ao ambiente uma estética moderna e sofisticada, principalmente pelo tamanho maior desse tipo de portas e pela possibilidade de um design singular.

Como é o caso de entalhar os mais diferentes padrões ou figuras (haverá espaço suficiente para deixar a criatividade fluir).

É comum que as pessoas fiquem receosas em adquirir o produto por temer uma porta pivotante tamanho excessivo, o que diminuiria o espaço do ambiente.

No entanto, essas portas são maiores que a maioria, mas ocupam menos espaço quando abertas, visto que parte da porta fica para fora da residência.

É possível replicar a estética da porta pivotante se valendo de uma porta com duas folhas. Nesse caso, uma das folhas é fixa e a outra se move, o que confere essa ilusão.

Assim, não é preciso usar esquadrias, conversando-se as tradicionais dobradiças. É uma solução para quem não gosta de se arriscar muito.

Outro modelo de porta moderno e espaçoso é a de correr, mas, diferentemente da pivotante, ela ocupa muito espaço quando aberta, pois precisa se deslocar pela parede.

Além disso, ao escolher esse modelo se deve implantar trilhos no batente e na parte superior da guarnição da porta.

Outra técnica que garante um design com mais personalidade, que transborde sofisticação e modernidade é a de utilizar portas misturando materiais. A sugestão perfeita é optar por uma porta de madeira com vidro.

O vidro teve seu uso cada vez maior ao longo do tempo, principalmente com a popularização da estética “clean”, que valoriza o simples, o bom acabamento e despreza o exagero.

A principal vantagem, nesse caso, é permitir a entrada de luz no ambiente através da porta. É fato que tanto a madeira quanto o vidro possuem um grande prestígio, sendo um poderoso combo.

Detalhes, como batente e guarnição, fazem diferença!

Depois da aquisição de uma porta moderna, bonita e com madeira de qualidade, é imprescindível cuidar do acabamento.

Utilizar uma porta com batente e guarnição é como emoldurar a entrada da casa, colocando madeira entre o final da alvenaria da parede e o início da porta.

A preocupação com os detalhes confere ao local elegância e destaca a preocupação com a decoração e com o bom gosto. O ideal é que a guarnição e a porta sejam instaladas juntas, compostas pela mesma madeira.

O tamanho ideal para essa moldura é de 5cm a 10cm, mas não há regras: dependendo da decoração, esse valor pode diminuir ou aumentar muito.

Há quem prefira um visual mais despojado e escolha uma guarnição colorida, o que é uma opção válida para os amantes de ambientes lúdicos, com cores vivas que dão vida ao local.

A vantagem de se adquirir uma porta de madeira com batente de madeira é que ao “bater” a porta será amortecida.

Deixar um batente de concreto poderia prejudicar a porta, arranhando a sua superfície.

Além disso, esse acabamento impede a entrada de poeira, insetos e sujeira da rua, mantendo a casa mais limpa.

Há quem se incomode com o uso de batentes, como é o caso de pessoas idosas, nesses casos é melhor escolher por um batente de altura menor, que mesmo quando pouco notável cumpra a sua função.

Tanto no acabamento quanto na peça em si, é fato que a madeira confere mais segurança à residência. Muito resistente e pesada, além de poder contar com fechaduras grandes e elaboradas, os riscos de invasão são reduzidos.

O material não é inflamável e, em caso de emergência, é possível fechar a porta do cômodo em chamas e se manter atrás dela em um cômodo seguro, enquanto se procura ajuda.

Dessa madeira, é certo afirmar que produtos de madeira são um “pacote completo”: segurança, modernidade e praticidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *