Vantagens que você precisa conhecer do piso de madeira

A escolha do piso é fundamental para o sucesso de um projeto decorativo. Além do fator estético, cada material tem características muito particulares, fazendo com que proporcionem efeitos diferentes ao ambiente. Um revestimento cerâmico, por exemplo, tende a resfriar o cômodo, algo bem-vindo em regiões quentes, mas, que deve ser evitado nas mais frias.

Entre todas as opções disponíveis no mercado, o assoalho de madeira está entre as mais populares. Apesar de ser nobre e caro, ele oferece diversos benefícios aos cômodos onde é instalado, tornando-o uma boa opção no quesito relação custo-benefício.

Quer aprender mais sobre o piso de madeira? Então continue lendo o artigo e confira algumas de suas principais vantagens:

  1. Ele pode ser restaurado

Por mais que pisos sejam elaborados para que sejam de alta resistência e durabilidade, nenhum revestimento é indestrutível.

Na prática, isso significa que à medida que o tempo passa e ele é usado, a tendência é que o assoalho dê mostras de desgaste.

Quando isso acontece, boa parte das pessoas pensa que será preciso substituí-lo, o que tem um alto custo e causa uma série de contratempos.

A boa notícia é que, no caso da madeira, isso não é necessário. Por meio da aplicação de bona e de outras resinas desenvolvidas especialmente para ela, é possível que o material recobre sua aparência original.

Além disso, tais substâncias podem proporcionar uma série de acabamentos diferentes, como:

  • Brilho;

  • Ultrabrilho;

  • Matte;

  • Acetinado.

Contudo, é preciso ter em mente que a aplicação deve seguir uma série de boas práticas para que seja bem-sucedida.

Primeiramente, é fundamental que seja feita a raspagem de tacos antes da aplicação, de modo que todas as resinas aplicadas anteriormente sejam removidas.

Além disso, é essencial seguir todas as instruções do fabricante para o processo e respeitar o tempo de secagem indicado por ele.

  1. Ele está disponível em vários modelos

Por mais que a madeira seja um dos melhores materiais para piso, ela tem uma desvantagem importante: o preço. Como ela é tida como um item nobre, é preciso um investimento relativamente alto para comprá-la.

Felizmente, isso costuma se aplicar aos tacos de madeira natural, mas não a outros tipos de assoalhos também feitos com essa matéria-prima.

O piso laminado preço, por exemplo, é muito mais em conta. Como ele passa por um processo industrial que reduz o volume das lâminas, tornando-as mais finas, ele chega ao consumidor por um valor mais baixo.

O problema é que, como as tábuas são de menor espessura, ele reverbera mais barulho, algo que pode ser incômodo para quem mora em apartamentos.

Da mesma forma, não é possível investir na aplicação de sinteco ou de outras resinas para repará-lo: em caso de danos, a substituição é a única solução.

  1. O material tem um ótimo desempenho termoacústico

Por mais que sejam expostos diretamente ao sol, os decks de madeira não se aquecem em excesso.

Além disso, os pisos feitos em tábuas de madeira natural não costumam fazer muito ruído, mesmo em caso de quedas e objetos e do uso de sapatos de salto sobre eles.

O motivo por trás de ambas as características é o bom desempenho termo-acústico do material: ele não conduz calor nem sons em excesso.

Por conta disso, ele contribui significativamente para o conforto ambiental do espaço.

  1. A madeira é reciclável

Como a sustentabilidade tem se tornado um valor cada vez mais importante em todos os segmentos da sociedade, é comum que haja uma preocupação em incorporá-la às atividades cotidianas.

A decoração não é exceção, nesse caso, é possível adotar o uso de materiais que geram um menor impacto ambiental.

A boa notícia é que a madeira faz parte deste rol. Como ela é natural, pode ser gerada a partir de reflorestamento, sem interferir na vegetação nativa.

Além disso, há a possibilidade de reciclá-la, proporcionando-lhe um novo uso depois de removida.

  1. É um dos pisos mais duráveis que há

Por último, mas não menos importante, vale a pena ressaltar que a madeira é um dos pisos mais duráveis que há no mercado e, em alguns casos, ela pode chegar a durar décadas.

Contudo, vale ressaltar que isso se aplica ao piso de tábuas naturais, que pode ser restaurado: quem procura uma empresa de piso laminado, por exemplo, só tem como opção a substituição quando ocorre algum caso de dano.