Como utilizar o vidro de modo elegante no design de apartamentos

O vidro por si só reúne a vantagem de conferir ao ambiente maior sofisticação, além disso, é um material versátil, que pode ser encontrado em diferentes espessuras, acabamentos e cores.

Há diversas aplicações distintas para os vidros, como a pele de vidro residencial, que é um método que também recebe o nome de fachada cortina, atendendo amplamente projetos de médio e grande porte.

Dessa forma, a fachada fica totalmente envidraçada e os perfis estruturais de alumínio são ocultados por meio de vidros fumês, espelhados ou transparentes.

Como resultado, é possível obter um aspecto mais limpo e leve. Entre as principais vantagens desse tipo de aplicação, é possível citar:

  • Conforto térmico;
  • Isolamento acústico;
  • Economia de energia;
  • Controle de luminosidade;
  • Apelo estético.

Existem diferentes modelos de pele de vidro: stik/grid, unitizado e híbrido.

A primeira alternativa envolve o procedimento realizado inteiramente no canteiro e obras, com uma estrutura de alumínio que serve como base da montagem e em sequência a colagem e fixação dos vidros ocorre.

Já o unitizado, é montado na fábrica, com os vidros já fixados nas estruturas e levados posteriormente para a construção.

Neste caso, ferramentas e equipamentos propícios são usados para a elevação e instalação das peças, por exemplo, guindastes.

As vantagens da varanda de vidro

A varanda de vidro é um elemento cada vez mais comum, tanto em residências, quanto edifícios comerciais.

Afinal, além de apresentar uma estética atrativa, também pode promover um custo/benefício relativamente positivo para as pessoas.

O fechamento da sacada pode apresentar diversas vantagens, tais como:

  • Valorização do local;
  • Aproveitamento do espaço;
  • Maior facilidade para limpar;
  • Mais privacidade.

Neste cenário, é preciso considerar que naturalmente, a varanda é um diferencial nos apartamentos e aperfeiçoar esse espaço pode ser algo muito importante para os moradores.

Com o envidraçamento, é possível aproveitar o espaço e possibilitar maior permanência nele, já que será possível obter maior proteção e privacidade.

No entanto, quem reside em condomínio, necessita conhecer as normas e saber se é possível efetuar ou não esse tipo de procedimento.

De qualquer forma, é importante citar que geralmente tal fechamento é realizado por meio de vidro temperado ou laminado. Ambos reúnem aspectos positivos, principalmente no que diz respeito a resistência e segurança que promovem.

O temperado é fabricado por meio de um tratamento termoquímico, onde suas propriedades são alteradas.

Ao ser submetido a altas temperaturas e resfriado rapidamente, o material apresenta maior resistência do que os vidros comuns, sendo essa uma das principais razões para o seu amplo uso na construção civil.

No entanto, é preciso considerar que após a fabricação, não é possível furar ou cortar, já que apresenta pouca flexibilidade e pode estilhaçar quando quebrado.

Por esse motivo, alguns tipos de vidros contam com acabamento especial para que não estilhaçar ao sofrer algum tipo de impacto.

Já o laminado, embora tenha menos resistência à redução de barulhos e a intempéries, apresenta o diferencial de não se estilhaçar ao ser quebrado.

Isso se deve a sua constituição, pois é fabricado com chapas de vidro intercaladas com uma película de polivinil butiral (PVB), que assegura essa característica.

Sendo assim, são muito usados principalmente em ambientes internos, em especial, em guarda-corpos.

Por que contratar um profissional de interiores?

O suporte profissional pode fazer toda a diferença no espaço, seja na decoração de sala ou otimização dos outros locais.

Afinal, é por meio dele que será possível potencializar a funcionalidade e conforto no ambiente de formas criativas e planejadas cautelosamente.

É algo que pode ser favorável não apenas para quem deseja uma estética mais atrativa, mas um local realmente para usufruir ao máximo.

Por esse motivo, o design de interiores apartamento pequeno é muito buscado, em especial, para as pessoas que não sabem como lidar com o espaço menor.

Além disso, o local é mais valorizado, pois o profissional está apto para torná-lo funcional e facilitar o dia a dia dos moradores.

Hoje em dia existem diversos tipos de apartamentos, porém, por se tratar de um local relativamente pequeno, pode existir mais dúvidas em relação a como organizá-lo e aproveitá-lo.

Neste contexto, é importante explorar as diversas opções existentes de vidros, como a porta de vidro e outros produtos, incluindo os serviços de profissionais de interiores, para evitar prejuízos e constituir o ambiente de forma correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *