Você já sabe o que é um caibro?

O Caibro para telhado é um componente fundamental na montagem dos telhados, sua estrutura, normalmente, é feita com as madeiras do tipo: peroba-rosa, rosadinho, itaúba, angico-preto, eucalipto, pinus e cedrinho.

Eles ficam localizados acima das terças (madeiras mais grossas que são colocadas para aguentar outros componentes – abaixo das ripas) finas que ficam diretamente em contato com a cobertura, dando a sustentação ao posterior das telhas.

O Caibro para telhado preço atinge cerca de 5% do total dos custos para montar a cobertura, no entanto, esse valor é essencial para não comprometer o restante da obra e, também, não ter infiltrações e problemas que coloquem em risco a estrutura.

Para não ocorrer isso, o recomendável é prestar atenção na qualidade do Caibro de madeira para telhado, verificando sua resistência e sua durabilidade.

Em lojas especializadas em materiais de construção é possível modelos, tipos e medidas para deixar seu telhado mais firme e seguro.

Mas esses cálculos/medidas corretas de resistência e suporte de alguma cobertura é necessário ser realizado com profissionais habilitados como:

  • Engenheiros;

  • Arquitetos;

  • Mestres de obra;

  • Profissionais da área.

Entretanto tenha em mente as medidas do Caibro telhado mínimas de 5 cm x 6 cm e distância de no máximo 50 cm de ponta a ponta.

Saber optar por bons caibros é uma ação certa, pois eles são feitos para dar segurança na construção. Escolhendo os modelos corretos de madeira para cada obra pode evitar acidentes, principalmente o desabamento.

Procurar o auxílio de um profissional para ajudar na escolha das peças para evitar infortúnios posteriores.

Saiba mais sobre telhas: vidro, transparente e telha de concreto

A Telha tem a funcionalidade de impedir que a água da chuva entre no imóvel, isto é, uma cobertura para se proteger da chuva, no entanto, possui funções secundárias como a estética e aproveitar a iluminação natural.

A telha de vidro possui a função de permitir a entrada da luz em lugares mais escuros. Há alguns tipos de telhados que acobertam ambientes com pouca, ou nenhuma, janela, deixando o local muito escuro.

Nesses casos o ideal é colocar telhas de vidro suprindo a ausência de luz. A telha transparente tem a vantagem de promover mais entrada de luz em áreas escuras.

Já a telha totalmente de vidro é usada mais em shoppings e prédios comerciais. Também tem a funcionalidade de ter mais luz natural no ambiente, esse vidro é muito reforçado para não ter risco de ser estilhaçado.

A telha de concreto é a mais utilizada, por ter várias cores e dar um acabamento melhor na obra, porém a telha de barro ainda é uma escolha boa para cobertura e, ainda, com o custo reduzido.

Procure um profissional da área para indicar qual o modelo de telhado mais apropriado para sua construção, assim, evita-se erros e sua construção terá o telhado mais adequado, sem problemas posteriores.

Saiba da importância da manutenção dos telhados

A Manutenção de telhados é fundamental, pois o telhado é como se fosse um filtro que necessita de ser limpo para continuar sua funcionalidade. Como ele é fixo, acumula-se tipos diferentes de sujeira e sofre com o desgaste do tempo.

Se caso ele não tiver uma manutenção apropriada pode formar, por exemplo, limo, deixando o telhado frágil e fácil para se desintegrar, sendo necessário realizar uma substituição de telhas. Acumula-se sujeiras maiores como galhos, folhas, entre outros; aparecimento de fungos pelo longo período de água de chuva.

Ou resultar em vazamentos de água e infiltrações que afetará toda casa, além do telhado, como paredes, forros, laje, eletrodoméstico, etc., e são danificados pela umidade.

Antes de limpá-la, a manutenção começa em verificar se as telhas estão em boas condições, renovar impermeabilização e, talvez, pintar. A pintura valoriza a estética do móvel e agrega conforto térmico e impermeabilização.

Recomenda-se fazer a limpeza ao menos uma vez ao ano, sendo indicado que se faça antes da época de fortes chuvas, mas se morar em local propícia ao acúmulo de resíduos na telha, o ideal é fazer a limpeza por duas vezes ao ano.

A pintura pode ser feita com menos frequência, a média é de dois a três anos, mas a verificação precisa se feita para saber como está a estrutura.

Contrate uma empresa especializada para fazer a manutenção adequada do telhado. Jamais realize a manutenção sozinho, pois isso pode acarretar problemas.