Conheça 5 artigos de ferro utilizados em construções

O ferro, um dos elementos químicos mais utilizados no mundo, já foi considerado uma matéria prima mais valiosa do que o ouro, servindo, também, como o substituto de outros metais valiosos como bronze, por exemplo, dando fim a tão famosa Era do Bronze e dando início a Era do Ferro.

O elemento químico ferro está presente em todas as construções civis ao redor do globo, sendo essenciais para a parte estrutural de casas, prédios, galpões, etc.

Contudo, por conta de sua alta capacidade de transformação, ele pode ser encontrado em diferentes formatos e tipos de aplicações.

Materiais feitos de ferro

Confira cinco artefatos feitos de ferro que podem ser usados em construções e ainda contribuir para a decoração do ambiente.

A escada caracol, além de ligar dois ambientes em andares diferentes, podem trazer mais praticidade e conforto para o imóvel que está sendo construído.

Por serem muito versáteis, podem ser feitas em diversos tipos de materiais e modelos, e serem donas de designs mais simples, intermediários ou mais modernos e sofisticados.

Hoje, esse tipo específico de escadas pode ser feito de madeira, escada de ferro, ou de concreto.

A primeira opção permite trazer um ar mais aconchegante ao ambiente e é mais indicada para casas e apartamentos duplex.

Já as de concreto possibilitam a aplicação de carpetes, pedras – como o mármore ou o granito – além da pintura com a cor mais adequada ao ambiente.

Você também pode comprar escada caracol de ferro em lojas especializadas nesse tipo de artigo, em diferentes tamanhos.

Esse material permite a aplicação de tintas para metais, o que possibilita a personalização da escada de acordo com o desejo de quem a comprar.

Outro componente muito utilizado em projetos de construção civil por conta de sua variedade de uso e opções de aplicação é barra chata de ferro.

Esse material pode ser utilizado para a fabricação de esquadrias, estrutura de portões automáticos e manuais, sendo uma escolha assertiva para quem busca por um produto que traga durabilidade e resistência.

A barra chata de ferro preço tem uma ótima relação custo benefício, pois apresenta características funcionais que conseguem atender à quase todas as necessidades dos clientes.

Além de ter capacidade para ser um elemento de venda casada, junto a estruturas que facilitem ainda mais o bom desenrolar da obra, como é o caso de outro artigo muito procurado nesse mercado, o ferro cantoneira, comumente utilizado para servir de apoio para bases e vigas das obras em geral.

O ferro, além de utilizado na estrutura de muros e paredes, também pode ser empregado na construção de estruturas de telhados de casas e galpões que, após serem cobertos pelas telhas, ainda precisam contar com artigos adicionais indispensáveis para recolher a água das chuvas e guiá-las até o ralo mais próximo.

Para isso, o uso de calhas e rufos é indispensável na construção de qualquer empreendimento, pois evita o acúmulo e a infiltração d’água. No mercado, esses materiais podem ser encontrados em diferentes materiais:

  • Calha em alumínio;
  • Calha galvanizadas;
  • Calha em PVC;
  • Calha de piso;
  • Rufo em alumínio;
  • Rufo em PVC;
  • Rufo de zinco.

Já para garantir a sustentação estrutural, a viga é outro objeto feito de ferro e muito importante na hora de construir.

Também muito versátil, esse produto pode ser utilizado em estruturas de metal muito grandes, como o caso de portas e portões de galpões, garantindo um fluxo seguro de pessoas naquele local.

Além das construções civis e estruturas metálicas, esse artefato também pode ser utilizado na elaboração de vias e rodovias, pois facilita o processo de edificação da obra.

Disponível em diversos tamanhos, a chapa de ferro é outro componente muito utilizado no setor da construção civil, siderurgia, metalurgia e correlatos.

Por apresentar alta resistência e durabilidade, esse material também pode ser utilizado para isolamento térmico, em fachadas e em estruturas que abrigam aparelhos de ar condicionado.

Adquirindo materiais de ferro

A versatilidade do ferro e do aço possibilita que o uso de artefatos compostos por esses materiais seja muito amplo, capaz de atender às diferentes necessidades de uma obra.

O importante na hora de procurar onde comprar materiais de construção é pesquisar sua procedência.

Sempre leve em consideração a relação custo benefício do que você busca, e desconfie de empresas que aplicam preços muito baixos e diferentes dos que normalmente são praticados pelo mercado.

Investir em uma obra composta por materiais de qualidade é garantir a segurança das pessoas que vão viver ou trabalhar naquele espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *