5 cuidados que você deve ter com a pia

Como você cuida da pia da sua cozinha? Embora possa parecer inofensivo, se não for devidamente cuidada, a pia da cozinha pode gerar diversos problemas e até mau cheiro na sua casa.

Entre eles, os canos entupidos e a água transbordando.

Você não quer que isso aconteça em casa, quer?
Então fique ligado! Neste artigo, listamos os aspectos a serem observados ao usar a pia da cozinha diariamente.

Se você seguir eles corretamente pode ter certeza que não vai ter problemas com a sua pia e não vai gerar mal estar na sua casa.

 

 

Cuidado diário

Antes de entrarmos em problemas gerados pelo mau uso da pia nós vamos falar sobre alguns cuidados que você deve ter todos os dias.

Olha, um dos cuidados que você deve sempre tomar é verificar se a pia está bem fixada na parede ou na bancada, ok? Se estiver solto ou mesmo sem peças de vedação, deverá ser reparado o quanto antes! Assim, você pode evitar acidentes graves!

Outra dica é não colocar objetos pesados ​​em cima da pia. Principalmente se o modelo de pia pode quebrar com mais facilidade, como granito, mármore ou quartzo. A ideia é deixar apenas os utensílios que serão usados no momento.

Evite deixar panelas e outros acessórios sobre a pia sem necessidade

 

Cuidado em uso da pia

Agora, por exemplo, ao usar uma pia para cortar alimentos, use uma tábua de madeira para evitar que você risque.

Vale ressaltar que depois de preparar todos os alimentos, lave a pia imediatamente com uma esponja macia e água para evitar o acúmulo de bactérias ou germes. Prático, certo?

Enfim, não use produtos que vão danificar a pia, isso significa que, por exemplo, lã de aço ou detergente, seus ingredientes vão deixar manchas na formulação, assim como o vinagre.

Ah, e outro acessório que pode ajudá-lo a limpar a pia é o rodinho, que vai deixá-la sempre seca.

 

5 dicas de como cuidar da pia no dia a dia

Agora vamos às dicas de cuidados que você deve ter com a pia e evitar grandes transtornos como entupimentos, bactérias, germes e até mesmo doenças e de quebra fazer uma renda extra.

Confira quais são as dicas!

 

 

Remova os resíduos de alimentos

Você quer lavar a louça depois do almoço? Esqueça a ideia de jogar pratos sujos na pia. Resíduos orgânicos podem causar entupimento no ralo e bloquear a passagem de água, fazendo com que a pia fique entupida.

O ideal é descartar restos de comida na lata de lixo e usar toalhas de papel para remover o excesso de gordura. Este é um cuidado para a pia da cozinha, mas ainda pode ajudar você a economizar água!

Caso a sua pia fique entupida por conta de restos de comida, chame o quanto antes uma empresa desentupidora para te ajudar a resolver o problema.

 

Não derrame óleo no ralo da pia

Você fez fritura no jantar? Portanto, você é responsável por armazenar o óleo em um recipiente coberto (garrafa PET ou embalagem de vidro) e, em seguida, enviá-lo para um ponto de coleta separado.

O óleo não pode ser diluído em água.

Se você apenas descartá-lo na pia da cozinha, ele irá diretamente para o cano da pia.

Resultado: o acúmulo de gordura impede o fluxo normal de água e pode entupir gravemente a pia.

Lembre-se sempre que jogar óleo no cano do ralo da pia parte dele gruda na parede do cano. Com o tempo, isso vai se transformar em um bolo pegajoso, impedindo a passagem de água, obstruindo completamente os canos.

Portanto, se você deseja cuidar do bom funcionamento do encanamento de sua casa, não jogue óleo na pia. O ideal é que seja enviado ao destino correto.

 

Qualquer resíduo deve ser jogado no lixo

Um dos principais cuidados com a pia da cozinha é não jogar nenhum resíduo na pia no lugar da lixeira.

Quando jogamos o lixo na pia, ele cai no ralo e evita que a água passe pelo cano. Com isso é necessário chamar uma desentupidora para poder arrumar o problema.

Mantenha resíduos de alimentos, pó de café, plástico e papel, graxas, embalagens e quaisquer outros resíduos longe da pia. Portanto, seja qual for o resíduo, descarte-o sempre na lixeira.

 

Use redes de proteção e peneiras

Para evitar que os resíduos entupam a pia, o método ideal é colocar proteção e peneiras no ralo. Para isso, instale telas, peneiras ou redes de proteção no local.

Portanto, todos os resíduos de alimentos e sujeira podem ser coletados de uma vez e descartados no local correto que é a lixeira

 

Realizar manutenção preventiva

Uma das manutenções da pia da cozinha é a limpeza regular. Deve ser limpo uma vez por semana para prolongar seu efeito desinfetante. Além de ser eficaz, é muito simples: despeje o detergente ou sabão em pó no ralo.

Em seguida, despeje 5 litros de água fervente em grandes quantidades no local. Agora você pode evitar que a cozinha fique entupida no futuro.

 

 

Conclusão

Essas dicas são muito simples e todo mundo pode seguir tranquilamente. Se você fizer isso no seu dia a dia com certeza não vai ter problemas de pia entupida.

E se por acaso ainda assim você tiver problemas de entupimento de pia não deixe de chamar uma empresa profissional de desentupidora para resolver o problema rapidamente na sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *