5 dicas para reformar um apartamento pequeno

Para quem mora em um apartamento pequeno, fazer uma reforma pode ser desafiador. No entanto, essa tarefa pode ser otimizada.

Neste artigo, acompanhe algumas ideias e principais dicas para realizar a reforma apartamento pequeno sem deixar o conforto de lado.

1 – Prefira poucas divisões

Divisórias em excesso podem deixar o apartamento ainda menor, uma vez que as paredes e compartimentos dificultam um melhor aproveitamento dos espaços.

Um exemplo é a sala de jantar e a cozinha, que não deve ser separada por uma parede, assim como a sala de TV e a de visita.

2 – Invista na iluminação do apartamento

As lâmpadas embutidas não são muito comuns em apartamentos devido o teto baixo e a falta de gesso. 

Por isso, uma sugestão é optar por luminárias suspensas, que garantem a claridade dos cômodos e podem ser colocadas:

  • Na cozinha;
  • Na sala;
  • Nos quartos;
  • No banheiro.

Há ainda opções de luminárias de chão, que são bastante bem-vindas.

3 – Faça uso de espelhos

Estes artigos são bastante utilizados para dar a impressão de que um ambiente é mais amplo, principalmente quando aliado a instalação de rodapé mdf 15cm.

No entanto, caso seja colocado no lugar incorreto, pode causar o efeito contrário, assim, é recomendado que os espelhos sejam quase imperceptíveis. 

Isso quer dizer que a borda deve ser discreta e reta, o espelho tem de cobrir uma divisória inteira ou parte dela, de forma que ele comece próximo ao chão e termine rente ao teto.

4 – Aposte nas cores claras no apartamento

Em apartamentos menores, pintar as paredes com cores claras proporciona maior sensação de amplitude no espaço, mesmo se houver cadeira de jantar preta.

Mas, para as pessoas que não gostam de tudo branco, aposte em tons mais claros, como o cinza ou off-white

Ademais, caso o apartamento tenha grandes janelas, procure otimizar a entrada de iluminação natural.

5 – Aplique gesso

A aplicação de gesso como divisórias e no teto é bem comum para melhorar a acústica dos ambientes, criar novos cômodos ou até mesmo vedar o apê de barulhos externos. 

Isso só traz vantagens para o apartamento que possui cômodos grandes, visto que o material possui um custo-benefício acessível e é fácil de ser colocado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *