A construção e algumas de suas etapas

Uma construção é composta por muitos tipos de projetos, como o projeto hidraulico residencial, o projeto elétrico, o plano de arquitetura, que estrutura a casa e como ela vai ser esteticamente, atentando para diversos aspectos importantes do terreno, os planejamentos de acabamentos e muitos outros.

Cada uma das etapas tem um intuito, tornando a casa mais agradável, bonita e elegante. Conhecer algumas das etapas presentes na construção é essencial para que tudo seja executado de forma correta, da estruturação da casa, até o uso de tinta para estrutura metalica.

Neste artigo abordaremos algumas etapas que a construção passa, que vão do planejamento arquitetônico, expedição de laudos técnicos, limpeza da obra entre outros procedimentos.

As etapas de planejamento da construção

Para que a obra seja um sucesso é de fundamental importância que haja o planejamento, não apenas para que as etapas sejam executadas de forma correta, mas também para que a obra prossiga sem impedimentos burocráticos, assim, o planejamento garante que o laudo de instalações elétricas, o licenciamento, e outros aspectos permitam que a obra continue sem impedimentos legais.

Nos tópicos abaixo falaremos sobre algumas etapas de planejamento existentes em uma construção.

1. Projeto de arquitetura

Para que uma obra comece é fundamental que seja feito o projeto de arquitetura. É este projeto que definirá as atividades do projeto, bem como:

  • Etapas;
  • Orçamento;
  • Construção;
  • Finalização.

O suporte do profissional de arquitetura é necessário para que o espaço se torne mais agradável e funcional, e este profissional indica se a grama sintetica valor encaixará melhor em determinado projeto que em outro, se tal material será usado em um lugar ou em outro.

O arquiteto faz um projeto baseado em suas ideias e na expertise que traz, fazendo com que sua construção seja a mais bela e funcional possível. Lembre-se, o arquiteto fará sempre a obra de acordo com o código de obras estabelecido por lei do seu município.

2. Projetos complementares

Assim como a administração de condomínios em São Paulo ajuda o síndico na atividade de gestão diária, o projeto de arquitetura é endossado pelos chamados projetos complementares, como projetos das estruturas, instalações elétricas e hidrossanitárias e hidráulica.

O projeto hidráulico residencial, por exemplo, tem vários objetivos, como a garantia da potabilidade da água, a garantia do fornecimento de água contínuo com pressão, intensidade e quantidade adequada, e permitir a manutenção fácil e econômica do sistema.

3. Orçamento da obra

Por fim, temos uma das etapas de planejamento mais importantes de toda a construção, o orçamento. É este que guiará a definição do projeto de arquitetura, os tipos de materiais que serão usados, os profissionais que serão contratados e outros aspectos.

Esse orçamento deve ter um teto, com alguma margem de alívio para o caso de ocorrerem imprevistos, o que é comum dentro de uma construção. Sem um orçamento adequado a obra sairá superfaturada.

Por isso, faça e refaça o orçamento sempre em cada etapa, para saber como os recursos estão sendo usados. Isto garante qualidade e segurança durante toda a execução da obra.

Outras etapas da construção

Feito as etapas de planejamento a construção segue outras etapas, mais precisamente as etapas de execução. Nesse momento há a preparação do terreno conhecido como serviços preliminares, que envolvem terraplenagem, limpeza e retirada de entulho.

Na sequência, são colocadas as fundações, as estruturas e são levantadas as paredes. Nesta etapa é quando a obra fica ganha forma. Depois, faz-se o telhado e o começo dos projetos complementares, como os sistemas elétricos, hidráulicos, sanitários, e por fim, entra-se nas etapas do acabamento.

Aqui as paredes são rebocadas, as esquadrias começam a ser colocadas, e os revestimentos começam dar vida ao espaço, como pinturas de parede, pastilhas, azulejos, pisos e outros processos.

E por fim a etapa mais importante, a limpeza final. Todas as etapas quando concluídas passam por processo de limpeza, porém nesse momento, é a retirada dos equipamentos, limpeza de pisos e o uso do coletor de pó para marcenaria, e a organização dos espaços.

Feito isso, a obra está preparada parar ser entregue. Se toda a obra seguir o projeto de arquitetura e respeitar o orçamento a execução será rápida e com poucos imprevistos. Conhecendo as etapas é possível saber em qual etapa é necessário investir mais tempo ou mais dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *