O Ar condicionado e o seu sistema conhecido atualmente não é nem um pouco como os de antigamente, entretanto, sempre supriram as necessidades da sociedade de acordo com a sua época.
Este sistema de condicionamento de ar já era difundido e utilizado na época do Império Romano, em que circulava água em aquedutos nas paredes de algumas casas. Na China do século II, foi inventado um sistema de ventilador construído com sete rodas de 3m de diâmetro, mas operado manualmente e até um palácio tinha seu Central ar, acionados a água a partir de fontes para refrescar o chamado Salão Fresco.
Na Pérsia da época medieval, edifícios utilizavam de cisternas, que eram responsáveis por captar a água das chuvas, e torres de captação de vento para resfriar as casas e palácios em épocas mais quentes, direcionando o fluxo de ar para o interior, e com o tempo foram amplamente implantados e usados em muitas cidades persas.
Com a utilização do vapor, em 1758 o estadunidense Benjamin Franklin e o britânico John Hadley desempenharam um experimento Transformador para ar condicionado na época. Utilizaram líquidos voláteis como álcool e éter para diminuir rapidamente a temperatura de objetos. Mais de 70 anos depois, o britânico Michael Faraday descobriu que comprimindo e liquefazendo a amônia, podia resfriar o ar.
A primeira unidade mais parecida com a que temos hoje foi inventada pelo estadunidense Wills Carrier, em 1902, em uma empresa metalúrgica. Porém, começou essa experiência na necessidade de sanar o problema de uma gráfica em Nova York, quando seus chefes lhe pediram para resolver o problema de impressão que no verão, eram comprometidas e acarretava em imagens borradas e obscuras, devido ao excesso de umidade.
O engenheiro criou um sistema de controle da umidade do ar e temperatura, por meio de serpentinas resfriadas. Teve tanto êxito que criou sua própria Empresa que instala ar condicionado, a Carrier Co. Desde então setores como o têxtil, se beneficiaram com a invenção. O algodão passou a ter controle de humidade e aumentou a produção. Em 1910 a área da saúde também se beneficiou, reduzindo a taxa de mortalidade infantil prevenindo a desidratação causada pelo calor do verão.
Mas foi somente na década de 1950 que começaram as produções em escala dos aparelhos condicionadores de ar, proporcionando chegar às residências em um formato mais parecido com os que vemos em janelas de casas e edifícios.
O ar portátil
Na década de 50 a venda de ar condicionado portátil estampava como publicidade a melhora na saúde das pessoas, já que esses aparelhos limpavam, secavam e refrescavam o ar. Depois começaram a aparecer em automóveis e principalmente em ambientes de grande circulação de pessoas ou grandes indústrias e empresas.
Apesar de tanta evolução, atualmente é importante que alguns fatores sejam analisados para que possamos ter um ar de qualidade como eficaz medidor de temperatura, umidade e pureza. Devemos considerar um sistema completo e funcional as funções:
- Resfriamento;
- Aquecimento;
- Umidificação;
- Desumidificação;
- Circulação;
- Filtragem;
- Ventilação.
A seguir apresentamos alguns modelos para que você encontre o que melhor se adeque ao seu ambiente:
1. Ar condicionado compacto: são aqueles presos próximos as janelas, ideal para ambientes menores como quartos, salas, etc;
2. Ar condicionado split: procurado também para resfriar ambientes menores e são muito procurados para quartos e salas em residências e edifícios, bem como para escritórios ou salas de eventos menores. São combinados por duas unidades que agem em conjunto, sendo uma condensadora e outra evaporadora;
3. Ar condicionado self: modelo mais potente que os compactos ou splits. São comumente usados em andares inteiros de prédios, galpões e fábricas. Em sistema de Isolamento para tubulação de ar condicionado adequado, são instalados através de dutos.
Bom, agora você já conhece os modelos e pode escolher o melhor para o seu ambiente, entretanto, além disso é importante que se avalie o ambiente, a cobertura do teto e metragem antes de optar pela instalação deste item.
Além disso, considere também a exposição ao sol durante a tarde e se existem muitas janelas. O tipo de lâmpada usado no ambiente também influencia, pois consomem mais ou menos energia. Não se esqueça também de buscar por uma empresa de instalação e manutenção que tenha boas referências no mercado. Sites de reclamação, amigos e familiares que já utilizaram o serviço podem ser aliados valiosos na hora da escolha do produto.