Aprenda a instalar um corrimão de vidro

Além do conforto e de um visual bonito, toda casa precisa de itens que proporcionem segurança para os moradores. Em projetos com escadas ou sacadas, como sobrados ou residências maiores, não basta ter uma decoração sofisticada, é preciso proteger o ambiente, principalmente quando crianças e idosos circulam por esses espaços.

Nesse cenário, o investimento de Corrimão de vidro preço junto com o chamado guarda-corpo é fundamental, eficiente e, mesmo com qualquer dificuldade de instalação, é algo que não dá para dispensar.

Além da qualidade do material e da resistência à batidas e outros imprevistos, a instalação adequada faz a diferença no resultado final, de forma a proteger os moradores da casa sem agredir a sua estrutura.

Por isso, se você é um profissional que lida com essas situações na rotina ou simplesmente quer saber a melhor forma de instalar o Corrimão de vidro preço, esse artigo pode te ajudar!

Cuidados antes da instalação

A segurança não é algo que se espera só depois da instalação. Por isso, alguns cuidados já devem ser tomados antes mesmo do seu corrimão ficar pronto no local escolhido.

Arquitetos e profissionais da construção civil recomendam que a peça seja medida de forma muito precisa. Geralmente, a vidraçaria deve ser instala em uma distância variável entre 80 a 92 cm do chão.

Em relação ao guarda-corpo, o item pode ter uma distância de até 4 cm.

Vale frisar que essas medidas também são recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Escolha do local e fixação

É comum que os materiais de vidro também harmonizem com Corrimão de aluminio.

Mas, independente da matéria-prima predominante, o que importa é o conforto do ambiente e, para isso, a escolha do local e a fixação devem ser feitas com muito cuidado.

Por isso, após medir o produto com base nas regras adequadas, você deve prestar atenção em outros detalhes.

Para se ter uma ideia, se o corrimão for instalado em uma sacada externa da casa, por exemplo, é preciso se certificar da resistência do vidro em relação às intempéries.

Chove muito na região? Os raios solares podem influenciar na qualidade do material a longo prazo? Mesmo se a resposta for positiva, quando o corrimão é feito com vidro temperado, você pode ter um pouco mais de tranquilidade, pois esse item apresenta boa durabilidade e resistência.

Independente disso, você pode prestar mais atenção antes de instalar o produto, para ter a melhor fixação possível e evitar um retrabalho posterior é preciso atenção:

  • Use réguas e trenas para marcar bem o local;

  • Separe todas as ferramentas de perfuração;

  • Aposte na Cola uv para vidro (fácil de aplicar e fixação boa);

  • Use luvas e equipamentos de proteção.

Especificamente na parte da colagem do corrimão, é natural que as pessoas tenham dúvidas sobre a eficácia do material no suporte de um elemento como esse.

No entanto, essa utilidade tem uma composição especial para essas situações.

Além de não ter um cheiro forte, a cola transparente tem características como:

  • Alta viscosidade (menos risco de movimentação da peça/fluido);

  • Proteção anticorrosiva;

  • Resistência a situações de impacto;

  • Não marca o vidro;

  • Deixa o acabamento bonito;

  • Alta proteção contra raios ultravioletas.

Certifique-se da qualidade dos parafusos e acabamento

Depois de lixar, medir ou até usar a Cola uv para vidro para fixar o corrimão, não se esqueça de verificar todas as etapas do acabamento. Isso inclui olhar cada canto da peça ao longo de todo o comprimento do corrimão e ajustar parafusos, martelar o que falta e tirar o excesso de vidro ou alumínio.

Claro que você pode (e deve) fazer essas verificações quando estiver instalando a peça de forma detalhada, parte por parte. No entanto, conferir esse processo dá mais segurança para seu Corrimão de aluminio ou vidro.

Isso porque um corrimão torto ou mal encaixado pode colocar em risco toda a obra e dificilmente aguentará o guarda-corpo, que é a proteção complementar das escadas, geralmente nas “esquinas” do projeto.

Isso, sem mencionar que dessa maneira ele poderia colocar em risco as pessoas que precisariam utilizá-lo.

Se você não tem tempo, conhecimento e paciência para fazer a instalação com essas e outras adequações necessárias, não hesite em pedir ajuda de uma equipe especializada.

Além de ter certeza de que seu corrimão não vai cair ou quebrar, você terá uma peça de vidraçaria elegante e charmosa em sua residência. Vale a pena incluir esse serviço no projeto, não acha?