Áreas externas: características principais

As construções residenciais têm se modificado muito nos últimos tempos, e grande parte disso, estendeu para as áreas externas. Um dos pontos que tem se destacado nas estruturas residenciais são as áreas externas com o uso de técnicas de paisagismo jardim, de decoração, entre muitos outros componentes.

As áreas externas são variadas e podem ser feitas em diversos espaços tanto em casas grandes com quintais, como espaço mais reservados, como em sacadas e varandas de apartamentos e sobrados.

O importante nessas áreas sempre é agregar aquilo que você quer, com o espaço disponível. Portanto, se você quiser uma piscina com sistema de iluminação para piscina de alvenaria será necessário fazer com que todos os procedimentos se enquadrem, para que isso aconteça.

Neste artigo falaremos sobre alguns elementos que são importantes para a constituição de uma área externa, seja em casa, apartamento ou em outro ambiente.

Entendendo as áreas externas

A área externa também é conhecida como área de lazer, embora, ela não seja destinada apenas para esse fim.

Desse modo, um dos primeiros pontos para compor uma área externa é identificar qual a funcionalidade do espaço.

Uma área de lazer pode ter muitas funcionalidades, como:

  • Espaço de descanso;
  • Local de leitura;
  • Áreas gourmet;
  • Espaços de exercícios.

É somente com a definição da funcionalidade desses ambientes que é possível identificar o que será feito, se um deck de madeira com churrasqueira, se for uma cascata, entre outros componentes.

A área externa quase sempre é acompanhada também de uma boa composição de jardim, com uso de técnicas de paisagismo.

No próximo ponto falaremos sobre o que é o paisagismo, e como ele é importante para que seu espaço de lazer, seu espaço de descanso, de prática de exercício, sua area gourmet com piscina, fique muito harmoniosa.

O paisagismo na área gourmet

O paisagismo consiste no conjunto de uma série de técnicas e conhecimentos que são aplicados em um projeto de construção civil.

As técnicas que estão presentes no paisagismo passam pela botânica, design, agronomia, artes plásticas, e ajudam na composição de todos os elementos da área externa, seja o entorno da cascata para piscina, um jardim, ou uma área gourmet.

Assim, qualquer projeto que queira se destacar, é fundamental o uso do paisagismo, pois ele engloba áreas sociais, área de lazer, descanso, espaços de entrada e saída, e espaços gourmet.

No entanto, um dos principais pontos que o paisagismo se encarrega é na construção de jardins.

Além de escolherem as flores, as plantas, eles também ajudam na elaboração de um sistema de cuidados com esse jardim como: bombas, válvulas, filtros, tubos, reguladores de pressão entre outros.

Tipos de espaços externos

Existem formas diferenciadas de montar um espaço externo, e sempre devem ser levado em conta a preferência das pessoas quanto ao projeto.

Abaixo falaremos sobre alguns modelos de espaços que podem te inspirar.

1. Spa nos quintais

Um dos objetivos das áreas externas é integrar a natureza com o cotidiano das casas. E caso você tenha um quintal que não está sendo usado, é possível integrar a natureza com o espaço dos imóveis.

Isso é possível com a construção de uma piscinas em níveis, sendo o mais raso para que crianças podem ser usados, e também funciona como um tipo de deck molhado.

Já o lado mais fundo dessa piscina é um tipo de ofurô (dando a sensação de spa), que possuem jatos que transformam o espaço em algo muito confortável.

Para que o ambiente fique completo pode se utilizar um tipo de varal decorativo de lâmpadas de modo que é possível curtir o espaço até a noite.

2. Cores e materiais diferentes no espaço da piscina

Outro ponto fundamental para que uma área externa seja possível é o uso de cores e materiais que saem do comum. Um ponto é o uso de pedras coloridas no fundo da piscina.

O uso desse material permite que a piscina fique com a sensação de água de rio, trazendo um espaço muito mais bonito e próximo da natureza.

Desse modo, vimos que a área externa é um conjunto de fatores, que podem ir da definição do telhado para garagem até o revestimento de piscinas.

E para que esses espaços sejam compostos de forma bonita e agradável é preciso atenção aos mais importantes detalhes, como o tipo de material, de cores, e principalmente, ao espaço disponível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *