Como fazer a instalação de ar-condicionado em casa?

Os dias mais quentes pedem um ambiente mais fresco dentro de casa, e é aí que entra um bom ar-condicionado.

No entanto, a instalação desse aparelho deve ser realizada com cautela, inclusive, sendo recomendada a ajuda de um técnico de ar condicionado qualificado.

Afinal, a colocação desse aparelho não deve ser feita de qualquer maneira e em qualquer lugar. Neste artigo, vamos te ajudar a instalar adequadamente.

Escolha o ar-condicionado ideal

Para começar, tenha em mente que a instalação de um ar-condicionado exige habilidades e técnicas que apenas profissionais possuem, portanto, não tente fazer isso sozinho.

Em seguida, separe as peças, inclusive o manual de instruções, considerando qual será o local de instalação do ar-condicionado, que conta com diversos tipos:

  • Portátil;
  • De janela;
  • Split;
  • Multisplit.

Há uma variação ainda maior do modelo split, como o split cassete, piso-teto, canto-teto, inverter, hi-wall e window split.

Conte com o auxílio de um profissional

É o especialista em instalação de ar-condicionado que irá fazer a medição e marcar a parede, para saber qual local da parede será perfurado para ligar as unidades interiores e exteriores, em um ângulo de 35º.

Para dar início ao processo de instalação, o profissional irá validar o laudo de vistoria predial para começar a passar os cabos através dos orifícios perfurados.

Assim que a unidade interna for fixada na parede, os tubos podem ser atravessados para o exterior, lembrando que os suportes exteriores precisam estar devidamente alinhados.

Nesse momento, os tubos de gás devem ser desenrolados para se unirem à parte que não se desenrolou com a fita térmica, para assim ligá-los às saídas da unidade interior. 

Aqui, é essencial colocar as unidades exteriores nos suportes para que fiquem fixos e, em seguida, seja montado um dreno para haver o escoamento da água do lado de fora.

Esse processo será um facilitador para quando for necessário realizar higienização ar condicionado split. Portanto, o passo seguinte é ligar a unidade interior à unidade exterior.

Logo, remova a tampa das extremidades dos tubos do aparelho e das saídas de gás para que eles fiquem fixos nos lugares certos. 

Por fim, envolva os tubos e fios com fita térmica, cobrindo os orifícios com massa. 

Conclusão

Após escolher o melhor local para instalar seu ar-condicionado, além da contratação de um especialista para auxiliá-lo nessa missão, é possível dar os primeiros passos para ter um lar fresco nos dias mais quentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *