Como fazer a reforma de um apartamento pequeno

Fazer pequenas reformas no apartamento pode ser uma maneira de valorizar cada espaço de um imóvel, ao mesmo tempo em que garante que ele fique agradável.

No caso de apartamentos pequenos, a regra ainda é válida. Entretanto, é necessário ter cuidado para não cometer erros que podem comprometer a qualidade do seu lar, principalmente se você vai realizar a reforma sem a ajuda de um especialista.

Se, unido a isso, a intenção seja economizar, invista em reformas e higienização de estofados a cada dois anos, com o objetivo de reparar pequenos danos, como:

  • Problemas na instalação elétrica;
  • Infiltrações;
  • Azulejos trincados;
  • Renovar a pintura do teto e paredes.

Lembre-se que reformas maiores demandam mais gastos. Nestas situações, além de pequenos reparos, leve em conta uma decoração nova no apartamento, para deixá-lo com uma aparência nova.

Priorize cores claras

Em lares menores, como o caso de apartamentos, uma dica é pintar as paredes com cores claras, uma vez que isso transmite a sensação de amplitude nos ambientes. 

Caso você não queira pintar tudo de uma mesma cor, aposte em tons neutros como o cinza claro ou off-white, inclusive na porta fórmica ou estantes.

Fuja das divisórias no apartamento

Espaços com muitas divisões podem deixar o apartamento menor, uma vez que esses repartimentos impossibilitam um melhor aproveitamento de cada cômodo. 

Pense em como a cozinha e a sala de jantar ficariam bem mais espaçosas se não houvesse nenhuma parede, por exemplo. 

Portanto, aproveite-se dos próprios móveis, inclusive o ar condicionado cassete 1 via, e disponha-os de modo a aproveitá-los como divisores dos espaços.

Invista em prateleiras

A instalação de prateleiras é uma alternativa para o armazenamento e organização de objetos que podem não caber dentro dos móveis destinados a isso.

Afinal, quem mora em um apartamento pequeno sabe que é preciso se aproveitar de todos os meios possíveis para ganhar espaço, o que pode ser feito nas paredes com as prateleiras.

Adeque a iluminação do apartamento

Por conta da falta de gesso e a possibilidade do teto ser baixo, a presença de lâmpadas embutidas em apartamentos é rara.

Portanto, priorize a entrada de luz natural nas reformas, caso o imóvel tenha janelas grandes, ou utilize luminárias no chão.

Ou, ainda, opte por luminárias suspensas na cozinha, sala e quartos para garantir a boa iluminação dos cômodos e uma disposição atraente para seu apartamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *