Como limpar o ar-condicionado corretamente?

O ar-condicionado deixou de ser um item cogitado apenas durante os períodos mais quentes, sendo essencial durante qualquer época do ano.

Por esse motivo, estar atento desde a instalação elétrica ar condicionado até a higienização necessária é essencial, principalmente para aparelhos em ambientes domésticos.

Neste artigo, acompanhe um passo a passo de como fazer a limpeza correta do seu aparelho.

A importância de um calendário de limpeza

Nem todo mundo sabe, mas limpar o ar-condicionado seguindo um cronograma, que pode ser semanal, semestral ou uma vez ao ano, visto que essa ação previne:

  • O mau funcionamento do aparelho;
  • Alto consumo de energia;
  • Proliferação de ácaros;
  • Acúmulo de poeira.

Além disso, é válido ressaltar que a falta de higienização da máquina faz com que ela comece a emitir ruídos e perca sua capacidade de refrigeração, sendo preciso procurar por serviços de conserto ar condicionado.

Portanto, considere criar um cronograma ou calendário de limpeza do seu ar-condicionado para usufruir de seus benefícios. 

Limpeza semanal

É recomendado que, pelo menos uma vez por semana, seja realizada a limpeza do filtro, que deve ser substituído periodicamente, uma vez que isso preserva tanto a saúde do aparelho e das pessoas.

Assim, desligue o ar-condicionado e remova o painel frontal, para passar um pano úmido. Em seguida, retire o filtro para lavá-lo com água morna e detergente neutro. 

Este deve ser secado à sombra e posicionado no lugar, fechando o painel frontal.

Limpeza semestral

A limpeza a cada seis meses do ar-condicionado deve dispor da substituição dos filtros de carvão ativado, seguindo os mesmos passos da limpeza semanal.

No entanto, ao invés de lavar os filtros, eles devem ser substituídos por novos, que são adquiridos em lojas específicas.

Limpeza anual

É recomendado que a higienização do ar-condicionado seja feita antes que a temporada de uso intenso tenha início. Portanto, se necessário, contrate um técnico ar condicionado.

Isso se dá entre os meses de maio e agosto, período em que o aparelho fica mais tempo desligado. 

Para a limpeza, siga o mesmo passo a passo anterior, verificando se os isolamentos e tubulações estão vedados corretamente.

Por fim, coloque o restante das peças nos devidos locais e espere um tempo antes de religá-lo para aproveitar seu ar-condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *