Conheça aplicações do aço na construção civil

Uma vez que a construção civil abrange cada fase das obras, certamente, há uma série de materiais que se destacam nesse meio, principalmente devido a versatilidade.

O aço é um grande exemplo neste contexto, em especial, ao considerar que existem soluções compostas por esse material para atender fases desde as fundações até as coberturas.

É um tipo de material que reúne diversas vantagens, como a durabilidade e o alívio de carga em diversas aplicações quando comparado com outros materiais, o que pode também resultar na redução de despesas.

No que diz respeito ao uso em estruturas primárias, pode-se citar o vergalhão de aço, que corresponde basicamente a uma barra de aço amplamente empregada para o reforço de aplicações de concreto, tais como:

  • Paredes;
  • Colunas;
  • Fundações;
  • Calçadas.

Os vergalhões podem ser encontrados nas mais variadas dimensões, inclusive em modelos lisos ou com relevos, também chamados de deformações, que contribuem com aplicações mais eficazes do concreto em relação às barras.

Para proporcionar um suporte adequado, comumente as barras são dispostas com aspecto semelhante a uma grade e posteriormente o concreto é colocado e ajustado para a obtenção de uniformidade.

A diversidade das telhas de aço na construção civil

Além dos vergalhões, o aço também é visado para a fabricação de telhas, apresentando manutenção relativamente baixa quando comparado a outros materiais, assim como uma instalação mais ágil na construção civil.

Há possibilidade de que a telha de aço receba diferentes tratamentos, inclusive opções capazes de otimizar a performance, que é o caso da telha galvanizada, em que a chapa de aço é submetida a um procedimento químico para potencializar a resistência a corrosão.

A partir dos tratamentos e montagens, diversos tipos de telhas com base em aço podem ser encontrados, como a pré-pintada, em que as chapas passam pelo processo de pintura antes da conformação em telhas.

Há também a telha ondulada, que é muito visada em aplicações com exigências mais rígidas em relação a resistência mecânica. Normalmente, o comprimento dessa cobertura é sob medida e sua confecção pode ser com diversos tipos de aço, como o pré-pintado e o galvanizado.

Certamente, cada tipo de telha depende muito do lugar e suas necessidades.

Por exemplo, para locais em que as exigências relacionadas à acústica, isolamento térmico e resistência mecânica são mais baixas, o uso pode corresponder a telha metálica simples, que é constituída por chapas de aço conformadas, com formas comumente de trapézio.

Quais são os tipos de porta de aço de enrolar?

Assim como no caso anterior, ao se tratar da porta de aço de enrolar, diversos modelos podem ser encontrados na construção civil.

Antes de abordar as principais distinções, é importante citar que não apenas por ser composta de aço, mas pela estrutura que apresenta, esse tipo de porta contribui de maneira significativa tanto com a segurança quanto com a estética.

Devido a esses fatores, a procura por porta de aço de enrolar manual preço ou até mesmo pela opção automática é muito comum, principalmente por comerciantes. A economia de espaço também é alcançada pelo fato de ser recolhida e conforme o próprio nome indica, enrolada na área superior.

Além da opção de ser manual ou automática, as lâminas das portas de enrolar podem apresentar divergências significativas. Por exemplo, a opção raiada e fechada é uma das mais tradicionais, apresentando volume entre as lâminas, responsável por potencializar a resistência.

Já a raiada e vazada tem grande semelhança com a anterior, a não ser pelas aberturas amplas e intercaladas em sua estrutura, que favorecem não só a visibilidade, como também a circulação de ar e aproveitamento da luminosidade.

Essa opção é predominantemente aplicada em centros comerciais devido a conciliação da segurança com a sofisticação.

No decorrer do conteúdo diversos produtos de aço foram apresentados, reforçando a importância deste material para a construção civil, especialmente por sua flexibilidade. Todavia, nesse cenário há grande significado em considerar que as soluções devem sempre envolver as possibilidades de otimização.

Desta maneira, é preciso que, seja na cobertura ou para reforçar a parede, a estrutura de aço empregada seja de qualidade, contribua com a produtividade e os custos totais, que também abrangem a durabilidade.

Com a conciliação desses fatores, é possível empregar soluções que de fato tenham um custo-benefício de grande impacto na construção civil. Certamente, é uma forma de elevar as chances para obter resultados positivos na construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *