Conheça os tipos de materiais mais utilizados na construção de paredes

A construção de paredes, é uma das principais etapas em qualquer projeto de obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pois as paredes possuem a função de facilitar a locomoção interna no local, assim como também, são fundamentais para o equilíbrio térmico e acústico dos ambientes.Além das paredes internas, responsáveis por organizar os cômodos, as paredes externas também têm um papel relevante, pois são elas que protegem o imóvel contra efeitos naturais e isolam a edificação de modo a oferecer segurança aos usuários.

Pensar nos tipos de materiais e estilos de paredes, não costuma ser uma preocupação frequente, aliás, o principal tema quando o assunto é parede, é quase sempre referente a cor.

Entretanto, há forma de torná-las mais interessantes, em termos estéticos. Além de maneiras eficientes de deixá-las mais seguras contra problemas ocasionados pela umidade.

Neste sentido, já há uma forma bastante popular, que é revestir a estrutura com produto para impermeabilizar parede, que é uma maneira econômica e muito vantajosa que ajuda, inclusive, na preservação do imóvel como um todo.

Há várias formas de projetar as paredes, que podem ser construídas com diversos tipos de materiais e técnicas. Confira a seguir, alguns dos modelos mais aplicados em construções.

Tipos de paredes mais comuns aplicados em obras

Há diversos tipos de materiais que podem ser usados na construção de paredes, desde tijolos, o material mais comum, até paredes que podem ser removidas, que funcionam como divisórias eficientes, como é o caso da parede drywall preço m2, que é prática de ser instalada e possui ainda um valor acessível.

Veja agora, os tipos mais comuns e escolha quais são as mais adequadas à sua obra!

  • Parede de vidro: Sem dúvida, a estrutura mais charmosa entre os tipos mais comuns, pois ela confere ao ambiente sofisticação e beleza. A parede de vidro preço é determinado a partir da composição do material e o tipo de vidro utilizado, além de ser principalmente aplicada em ambientes internos.
  • Parede estrutural: Como o próprio nome diz, ela é responsável pela estruturação do imóvel. São construídas com materiais altamente resistentes, como tijolos de concreto ou de cerâmica.
  • Parede de bloco de concreto: Não possui função estrutural, mas é construída exclusivamente para dividir os ambientes. A parede de bloco de concreto também é conhecida como alvenaria de vedação.
  • Parede drywall: Como citado anteriormente, é um tipo de estrutura leve, confeccionada com gesso acartonado aplicado em ambientes internos. Uma das grandes vantagens, é que a mão de obra drywall preço, quanto ao valor da estrutura, é muito acessível. Além disso, este tipo de parede pode conter texturas e formatos diferenciados, por isso, são ótimas para decoração.
  • Parede wood frame: Este tipo de parede, é muito parecido com o modelo drywall; entretanto, é constituída com chapas de madeiras estrutural. O interessante desta parede, é que ela promove um melhor isolamento acústico e térmico, por ter em sua estrutura lã de rocha ou de vidro, entre outros componentes.

Quais as vantagens da parede de vidro?

Certamente, você deve ter se interessado para saber mais sobre como e onde aplicar este tipo de estrutura, pois na maioria dos imóveis, é mais comum ter portas de vidro e não paredes

Contudo, como mencionado, é possível sim ter esse tipo no ambiente, que pode ser construída em ambientes internos, como a sala, por exemplo, tornando-a mais elegante e requintada.

Para ter este tipo de estrutura com segurança, é recomendável que a parede de vidro espessura seja entre 6mm e 53mm.

Dicas para escolher a melhor estrutura

Agora que você conhece os modelos de construção de paredes mais comuns, é importante fazer um planejamento detalhado da obra para que, desta maneira, a escolha do material de que serão confeccionadas as suas paredes, bem como onde elas serão melhor aproveitadas, seja feita de forma adequada.

É interessante levar em conta fatores como: custo-benefício, isolamento térmico e acústico, beleza, entre outros.

Além disso, é importante tomar alguns cuidados para evitar danos como; fissuras, infiltrações, entre outras intercorrências que afetam a saúde, como no caso de proliferação de fungos, por isso, investir em um impermeabilizante para parede preço de qualidade é uma medida preventiva e eficiente.