Construindo o empreendimento dos sonhos

Ao construir um empreendimento é necessário ter atenção em diversos aspectos, desde a questão da segurança estrutural, a parte elétrica e até nos detalhes finais para ter um acabamento que passe a mensagem que deseja transmitir para o seu público com o empreendimento.

Contudo, existem muitos pontos de atenção que devem ser priorizados para conseguir construir ou reformar um empreendimento para ele se tornar realmente o dos seus sonhos e que seja, principalmente, funcional.

Este artigo tem intenção de elucidar essas informações para que o leitor possa se direcionar melhor na hora de organizar a construção e reforma do seu empreendimento, então se mantenha atento nas informações que serão abordadas!

A importância do AVCB

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) também conhecido como CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) é um laudo em que se verifica toda a estrutura do local a fim de entender se todas as normas de seguranças estão sendo atendidas e se os equipamentos de segurança estão em ordem e bem distribuídos.

Geralmente, os equipamentos que são avaliados são:

  • Extintores a base de água;

  • Extintores de pó químico;

  • Saídas de emergência;

  • Portas corta-fogo (quando há necessidade).

Dentre outros equipamentos mais específicos para certos ramos de atuação, que se necessário será reportado pelo corpo de bombeiros de acordo com as especificidades do ambiente e do que ele produz.

Esse laudo é feito de forma minuciosa, sendo que todo o ambiente é verificado várias vezes durante o processo de construção ou reforma do local.

O AVCB reúne diversas medidas que podem ser tomadas referente a estrutura, a parte técnica e a organização com o intuito de deixar o empreendimento o mais seguro possível.

O Auto tem um tempo de validade que será determinado pelo corpo de bombeiros, sendo necessário verificar a avcb renovação periodicamente. Para não ter problemas com a emissão, é necessário sempre verificar a validade dos equipamentos e fazer vistorias periódicas na estrutura.

Equipamentos e métodos utilizados na construção

A construção de um empreendimento demanda a utilização de diversos métodos diferentes para soldar, cortar e transportar peças. Da mesma forma, os maquinários e equipamentos também são bem diversificados.

Por conta disso, iremos observar os métodos mais presentes na construção de empreendimentos e também os equipamentos elétricos que mais proporcionam segurança nessas construções. São eles o concreto e a instalação adequada da rede elétrica.

O processo de corte do concreto

corte de concreto é um processo muito comum em qualquer tipo de construção, pois mesmo que as peças já sejam moldadas, elas precisam se adaptar de alguma forma a sua aplicação.

Vale mencionar que para cada tipo de concreto e cada tipo de aplicação existe um equipamento diferente, os principais são:

  • Máquinas de corte com fio diamantado;

  • Máquinas de corte com disco diamantado;

  • Sabres;

  • Máquinas com cortina de furos.

O profissional que irá manusear esses equipamentos necessita ter treinamento adequado, pois qualquer problema no manuseio pode danificar permanentemente a peça de concreto, atrasando a obra.

Esse método é aplicado em qualquer obra, das residências até as empresariais, realizando de forma eficiente a abertura de paredes, o corte de pisos e todo tipo de processo de adaptação que o concreto precise passar.

Adaptando a energia elétrica

A energia que chega no empreendimento a partir das empresas responsáveis por distribuir a rede elétrica geralmente é menor do que alguns equipamentos industriais necessitam.

Para isso a cabine primária e a cabine secundária são instaladas para tratar a energia elétrica antes de transferi-la para algum maquinário.

Essas cabines tem a função de regular a tensão e barrar caso a energia seja mais alta do que a que o equipamento necessita, funcionando também como um equipamento de segurança muito eficiente.

Qualquer cabine (tanto primária quanto secundária) que for aplicada precisa atender às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir a máxima eficácia e segurança.

A engenharia civil como protagonista

A engenharia civil tem evoluído muito nos últimos anos e o mercado desses ramo tem um crescimento disparado, um incentivo e tanto para que equipamentos e métodos novos, como os que vimos aqui, sejam estudados e montados a cada dia que passa, fazendo com que esse setor se torne mais eficiente.

Os ganhos provenientes disso são visíveis, pois na hora de construir o seu empreendimento dos sonhos é possível adotar o estudo de plantas de casas, de outros negócios e até de indústrias para obter os melhores equipamentos e realizar todos os procedimentos necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *