Confira algumas dicas preciosas que todo lojista precisa saber

Possuir um estabelecimento comercial, é uma tarefa mais complexa do que muitas pessoas imaginam. Para que um lojista tenha sucesso, é necessário pensar em detalhes estruturais, logísticos, legais, relativos ao espaço físico construído e entre outros fatores.

A seguir, daremos algumas dicas práticas e fundamentais para o melhor funcionamento de um espaço comercial, através de obras executadas de forma correta.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A.V.C.B)

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (conhecido pela sigla A.V.C.B ou Laudo AVCB), é um documento expedido pelo Corpo de Bombeiros pertencente a Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).

Atestando legalmente que as exigências de segurança contra incêndio, foram cumpridas durante o procedimento de fiscalização e inspeção de determinada edificação.

As exigências dizem respeito a um conjunto de parâmetros de estrutura, técnicas e organização, que se complementam no sentido de assegurar a um prédio, um nível adequado de proteção contra incêndios e situações de pânico.

O auto de vistoria é legalmente previsto e necessita de revalidação periódica. O laudo AVCB, por sua vez, é obrigatório nos casos de construção.

Além de reforma, ampliação de um ambiente construído, instalação de construções provisórias, mudanças de ocupação ou utilização do espaço para regularizar as edificações.

Em cada edificação construída, há uma pessoa responsável por responder legalmente pela forma de utilização do espaço, sendo que cabe a ela a manutenção de condições de segurança, adequadas verificadas durante a vistoria feita pelo órgão competente.

Caso haja atraso na renovação do laudo AVCB, esta pessoa será responsabilizada judicialmente caso ocorra algum sinistro na edificação.

O documento atualizado, pode ser requisitado por qualquer pessoa física que adentra a edificação, seja como trabalhador, como cliente de um negócio, fornecedor ou acionista.

Além disso, a prefeitura municipal, quando na renovação de licenças de funcionamento ou durante a fiscalização do cumprimento das mesmas, exige sempre o laudo atualizado.

Outros órgãos públicos, como a ANVISA ou a Delegacia Regional do Trabalho, também podem exigir o laudo, atestando a regularidade quanto às condições estruturais contra incêndio.

Hoje em dia, vemos que os clientes de um estabelecimento têm exigido frequentemente essa documentação, antes de fechar o renovar contratos ou receberem produtos.

A renovação avcb é fundamental, uma vez que este documento tem uma validade, que varia de acordo com o estado em que está aplicada. Essa renovação, também é necessária quando se realizam mudanças no projeto da edificação.

Passado o prazo legal de validade do AVCB ou, de preferência, com certa antecedência, é preciso que a pessoa responsável pelo imóvel, faça o requerimento de renovação do avcb, junto ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Ademais, ela tem que contratar um engenheiro, com habilitação para realizar o procedimento de elaboração de um laudo.

Este que ateste as condições de segurança previstas na emissão do primeiro ato, a fim de confirmar a validade do documento ou a necessidade de atualização.

Caso seja atestada alguma irregularidade, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar tem autoridade para advertir o responsável pelo imóvel, aplicar multas ou, em alguns casos, cassar o AVCB.

Em caso mais extremo de irregularidade, é possível que o local seja interditado temporariamente, até que esteja adequado aos padrões de segurança novamente.

A impermeabilização de lajes

As lajes são elementos estruturais, presentes nas edificações comerciais e servem para receber cargas, que serão repassadas as vigas e pilares que sustentam o prédio.

Desde o momento de aplicação do dimensionamento previsto no projeto, é necessário tomar algumas medidas, para assegurar um bom desempenho e padrões de segurança na laje.

Para evitar um dos problemas mais recorrentes, tal como a infiltração, é necessário recorrer ao contrato do serviço de impermeabilização de lajes.

A impermeabilização é um procedimento que visa proteger as lajes, interceptando o fluxo de água que entra em contato com uma superfície.

A fim de encaminhar esse fluxo para outros dispositivos, que serão responsáveis por seu descarte ou por um reaproveitamento, caso seja necessário.

Esse tipo de proteção, irá assegurar que elementos constituintes das lajes, como o piso ou a sua estrutura, não sejam diretamente afetados pela ação da água.

E passem por um processo de desgaste ou que haja proliferação de fungos, por exemplo. A impermeabilização de laje aumenta, portanto, a vida útil de uma edificação.

Escolhendo a porta certa para o comércio

A porta de aço de enrolar, é bastante comum em estabelecimentos comerciais, pois são confeccionadas, a partir de um material bastante resistente a ação de intempéries e tornam o ambiente mais seguro.

Podem ser feitas contando com uma porta de acesso ao interior do estabelecimento ou serem completamente fechadas, limitando a circulação de pessoas.

É destacada nesses ambientes, por sua funcionalidade e por uma resistência superior a outros formatos de portas.

Sendo assim, a porta de aço de enrolar é, sem dúvidas, uma dica fundamental para lojistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *