Dicas rápidas para efetuar uma construção com rapidez e qualidade

Para manter a produtividade em seus diversos canteiros de obras, o setor da construção civil necessita de peças e produtos que auxiliem nesse processo para manter uma evidente relação custo-benefício.

Com características de melhor desempenho funcional, possibilidades de reutilização e facilidade no descarte de resíduos, há ferramentas que, quando bem aplicadas, contribuem ao planejamento e cronograma do setor em favor do seu grande mercado.

A furadeira é um dos itens fundamentais para uma caixa de ferramentas, seja para pequenas reformas, reparos domésticos e grandes construções.

É uma ferramenta que auxilia desde atividades básicas de manutenção até atividades mais pesadas que exigem maior potência. A furadeira para concreto é um dos tipos indicados para agilidade em uma construção de qualidade.

Ela pode ser dividida em dois modelos que realizam funções distintas: a furadeira de impacto e o martelete.

O modelo furadeira para impacto contribui para perfurar superfícies como alvenaria, concreto e pedra, trabalhando com a função de rotação (giro) e a função de impacto que, além do giro, aplica uma força extra que ajuda na perfuração.

O modelo martelete serve para pontear alguma superfície resistente ou rígida proporcionando a sua quebra de forma localizada e é indicado para demolição, rupturas ou perfurações localizadas em estruturas de concreto e alvenaria.

A ferramenta pode variar em seu peso e potência. Quanto mais pesado, maior a tensão sobre a área a ser rompida.

A furadeira para concreto torna-se uma ferramenta altamente eficaz quando bem aplicada as suas proporções, aumentando o desempenho e o nível de produtividade da obra.

Você conhece a locação de container?

A locação de container oferece rapidez e praticidade ao canteiro de obras.

O container é uma estrutura metálica, semelhante a uma grande caixa de aço, destinada ao transporte de cargas em diferentes modais de transporte, como: marítimo, terrestre e aéreo.

O setor da construção reaproveita essa estrutura como elemento arquitetônico, possibilitando o menor descarte na natureza e viabilizando projetos com maior agilidade.

A locação de container rio de janeiro e em outras regiões do país, apresenta características de economia de espaço, rapidez na montagem, pronta entrega para uso, praticidade, alta eficiência na mobilidade e versatilidade podendo ser usado com finalidades variadas como, por exemplo, escritório, sala de engenharia e outros departamentos da obra, banheiros ou vestiários, dentre outras.

Antes do fechamento de locação do container, há três quesitos essenciais para averiguar sobre o produto: isolamento térmico (por tratar-se de uma estrutura metálica); isolamento elétrico (necessita ter alta eficiência contra raios, por exemplo) e o laudo técnico (a fim de atestar a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos aos usuários).

Conforme a Norma Regulamentadora Nº 18, regida pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), as instalações dessa caixa de aço são aceitas nas áreas de vivência do canteiro de obras, desde que:

  1. Possua área de ventilação natural, efetiva, de no mínimo 15% (quinze por cento) da área do piso, composta por, no mínimo, duas aberturas adequadamente dispostas para permitir eficaz ventilação interna;
  2. Garanta condições de conforto térmico;
  3. A distância entre o piso e a parte inferior do teto deve ser de, pelo menos, 2 metros e 40 centímetros;
  4. A estrutura deve dispor do mínimo de conforto em seu espaço, além do requisito higiene;
  5. Deve haver garantia contra riscos de choque elétrico, até mesmo aqueles ocasionados por contato indireto, além de aplicar o aterramento elétrico (como forma de medida de proteção tanto para a instalação quanto para os funcionários que circulam pela área interna;
  6. Antes da aplicação do container no canteiro de obras, a estrutura deve passar por um laudo técnico, que avaliará suas condições de uso e a inexistência de riscos químicos, biológicos e físicos – uma vez que os containers são adaptados ao setor da construção civil após serem utilizados para o transporte de cargas de diversos tipos.

Como fazer descarte de materiais?

Para fins de descarte ágil, a caçamba de entulho é um instrumento indispensável para a obra.

Trata-se de uma grande caixa de metal, estacionada nos canteiros de obra, para o transporte dos resíduos produzidos pelas construções e pode ser encontrada em diversos tamanhos – para entulhos entre 1m³ e 7m³.

O aluguel de caçamba é fundamental para a remoção, transporte e descarte dos entulhos e deve ser feito por empresas que sigam às regulamentações do setor, preservando pela limpeza da cidade e do meio ambiente.

Além disso, os caminhões que transportam as caçambas devem descartar os entulhos em aterros sanitários ou centrais de reciclagem indicadas pela Prefeitura de cada cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *