O uso das coberturas na construção

A necessidade de clientes se deslocarem para fazer compras depende muito dos atrativos que os comércios oferecem, e dos produtos e serviços disponíveis.

Desde o local de instalação até a forma de pagamento final, é preciso deixar à disposição todos os tipos de conforto para que o local de vendas seja atrativo em todos os aspectos. A começar pelo estacionamento, que deve disponibilizar um amplo espaço, com vagas cobertas, se necessário.

Diferentes tipos de cobertura externa

Para proteger os carros dos clientes, o estabelecimento comercial pode oferecer vagas com sombreadores para estacionamento, que evitam o contato direto da luz do sol nos veículos, e em dias de chuva evita a entrada de água no interior do veículo.

Em condomínios com o estacionamento externo, a proteção também é necessária para a proteção dos carros dos moradores.

É possível encontrar os mais diversos materiais para utilização neste tipo de espaço, como telha galvanizada, que é feita com material resistente e evita a incidência solar diretamente na pintura dos veículos.

A proteção contra a chuva também é uma vantagem com este tipo de material.

Muito comum em locais como galpões e armazéns, as telhas de zinco são muto utilizadas por causa da segurança que passam, desde a instalação até o uso constante, no dia a dia.

A capacidade de suportar alterações de temperatura, tanto o frio quanto o calor, faz deste tipo de telha ser muito comum em ambientes que precisam suportar a transição de temperatura.

Suas características permitem que em um incêndio, por exemplo, ele suporte todo o calor e não seja danificado com facilidade, permitindo que o local se torne seguro em diversos aspectos.

Em empreendimentos imobiliários que têm grande circulação de pessoas, como centros comerciais e hipermercados, o uso de telha sanduiche é muito comum por suas características de retenção de calor, proporcionando um ambiente com temperatura ambiente agradável e por não reverberar a propagação de som, deixando o local mais silencioso, evitando o som do ambiente externo.

Áreas residenciais também precisam de cobertura

Além dos estabelecimentos comerciais oferecerem todo o conforto aos clientes, as residências precisam ser confortáveis para receberem seus moradores de forma segura e atraente.

Como o mercado oferece diversos tipos de materiais que podem ser usados de diversas formas, é possível encontrar, até mesmo, uma telha pré pintada, que se adapta de acordo com o projeto arquitetônico e com o ambiente onde a construção está inserida, como casas de campo e casas de veraneio.

Estas características devem ser levadas em consideração, pois são fatores primordiais na escolha do material a ser utilizado por todo o ambiente, e não apenas na cobertura residencial.

A alvenaria pode influenciar no peso do telhado que será instalado para a proteção de uma laje, assim como casas de madeira podem receber uma cobertura ampla, sem a necessidade de forros entre o chão e o teto.

Em ambientes com tecnologia avançada, é possível encontrar painéis diferenciados, que economizam espaço e permitem a entrada de luz natural quando necessário.

É o caso da cobertura retrátil de vidro, que pode ser instalada em locais que são unidos com áreas de lazer e precisam estar abertos para a iluminação do local, e fechado quando é preciso ter uma proteção.

Este tipo de produto não serve apenas para a proteção de veículos, mas servem como estrutura para cobertura de piscinas, áreas de recreação infantil e adulta, jardins de inverno, entre outros ambientes sofisticados que permitem a instalação deste tipo de componente.

Ainda que sejam diversificadas, as coberturas precisam estar de acordo com a estrutura que irá suportar a instalação, e pode mudar de acordo com o ambiente em que será alocado. Por isso, é preciso atentar-se para alguns detalhes antes de escolher a telha ideal de cada empreendimento:

  • Estruturas metálicas são ideais para galpões industriais;
  • Suportes de madeira podem compor garagens de condomínios;
  • Estacionamentos comerciais requerem estruturas seguras de acordo com o ambiente;
  • Ginásios e casas de show precisam ter acústica perfeita.

Cada projeto deverá levar em conta todas as características ambientais e de locação onde estará estabelecido.

As características regionais também podem influenciar na escolha da melhor cobertura, para atender um ambiente mais quente, como casas de praia, que precisam de coberturas que evitem a entrada do calor através da luz do sol, ou casas de campo, cercada por mata, que precisa contar com um ambiente mais aconchegante e que retenha o calor na parte interna da construção.

Cada projeto deverá ser adaptado de acordo o local de construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *