O uso das empilhadeiras na rotina construtiva

No ramo de construção civil, as empilhadeiras, conhecidas como veículos industriais que desenvolvem atividades de transporte de cargas, são muito importantes no dia a dia de uma obra.

Afinal, são muitos os materiais que precisam ser carregados de um lado para o outro, sendo esses, muitas vezes, pesados e difíceis de carregar. Exatamente por isso, a inserção de Manutenção e máquinas eficientes para a realização dos processos é instigada.

Dessa forma, utilizar empilhadeiras para a execução de obras de residências, prédios ou comércios, é uma ótima alternativa de otimizar os processos que seres humanos demoram muito para executar, resultando na diminuição do tempo de uma obra, assim como em ambientes limpos e eficientes para a realização das atividades presentes em toda obra.

Assim, é muito importante conhecer melhor sobre essa área, tal como conhecer as características e funcionalidades da empilhadeira.

Construção Civil: Etapas iniciais de uma construção

A construção civil é uma das áreas mais importantes da sociedade. Por meio dela torna-se possível a construção de casas, prédios, comércios e muito mais.

Os profissionais da área de construção civil dominam técnicas e métodos construtivos, aplicando-os com eficácia em obras que estão em andamento, independentemente do propósito do cliente contratante.

Projetos de construção civil envolvem, em sua maioria, atividades complexas a serem exercidas e, por isso, recomenda-se sempre a contratação de construtoras de confiança para a realização de projetos civis.

Para que seja possível entender a importância da Construção Civil, é preciso compreender melhor como ela é aplicada na sociedade.

Inicialmente, essa área atua com a elaboração de um projeto, conhecido como “serviços preliminares”, envolvendo sondagem do espaço e a instalação de itens necessários para os trabalhadores da obra, como o banheiro, fontes de água, entre outros.

Seguindo adiante, após a melhoria do espaço para que o trabalho dos profissionais sejam produtivos, os profissionais responsáveis passam a construir as estruturas da obra. Nessa etapa, são inseridas vigas, escadas, Elevador, lajes e muitos outros.

Etapas finais de uma construção

Após mexer nas estruturas, os profissionais dão atenção a construção de paredes, pilares, instalação de caixa d’água e muitos outros.

Essa etapa é conhecida como “Supra estrutura”, em que são realizadas todas as vedações necessárias no projeto.

Após essa etapa, os profissionais passam a realizar as coberturas dos espaços, ou seja, inserindo forros, telhados, telhas e outros.

Com a inserção das coberturas, a obra fica pronta para receber as esquadrias, ou seja, materiais de alumínio, madeira e pvc, que viabilizam a instalação da fase seguinte: o revestimento e finalizações. Esse processo consiste em procedimentos como os rebocos e instalação de extintores de Incêndio.

Uma vez que todos os rebocos foram realizados na construção, já podem ser inseridas as instalações hidrossanitárias, onde são colocados tubos, registros, caixa de inspeção, metais e outros, seguindo para as instalações elétricas, que inserem tomadas, disjuntores e todos os fios e materiais necessários para uma construção.

Nessa etapa, a obra já tem cara de “casa” ou se for o caso de “prédio”, o que significa que faltam somente duas etapas para sua finalização: a pintura (que pode ser feita internamente e externamente) e a cerâmica (inserção de pisos e rodapés).

Assim, finaliza-se as etapas que os profissionais de construção civil realizam em toda obra e projeto.

O papel das empilhadeiras na Construção Civil: Funcionalidade

No meio de todas as funções que os profissionais da construção civil realizam, é preciso contar com o serviço de inúmeros maquinários e ferramentas, que otimizam os processos produtivos, além de prevenir acidentes e conflitos humanos, como é o caso da Manutenção de empilhadeira.

Dessa forma, utiliza-se em demasia a empilhadeira, uma máquina que tem a função de transportar cargas e objetos pesados, serviço fundamental em espaços de obras e construções.

Assim, as empilhadeiras, quando utilizadas, proporcionam ambientes otimizados, resultando em:

  • Prevenção de acidentes humanos;
  • Ambientes mais limpos e bem cuidados;
  • Obras realizadas em tempos mais curtos;
  • Otimização no transporte de cargas;
  • Segurança em construções de vários níveis.

Além de ser uma máquina que ajuda a economizar energia, pois funciona por baterias industriais recarregáveis, a Manutenção de empilhadeiras é um serviço que auxilia em demasia os processos construtivos, pois faz com que as máquinas desloquem cargas pesadas, fazendo com que, muitas vezes, as obras sejam finalizadas em tempos menores.

Ela é uma máquina compacta que possui um assento, normalmente ocupado por um operador de empilhadeira, um profissional especializado e que recebeu diversos treinamentos para manuseá-la.

Assim como os benefícios de Manutenção de paleteiras, nas construções e obras, a empilhadeira é capaz de mover grandes objetos, um serviço feito de forma segura e ágil.

Dessa forma, é evidente que esse é um equipamento fundamental no ramo de construção civil, pois otimiza os espaços de trabalho, além de proporcionar inúmeros benefícios para as construções e obras, como os citados acima.