Tecnologia e segurança: qual impacto na construção?

A tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas e das mais diferentes formas. Ela está no sistema bancário, por exemplo, com a disposição de caixas eletrônicos que facilitam o acesso a extratos e saques em períodos que a agência bancária está fechada. Isso não seria diferente no setor da construção e demais segmentos.

As fábricas e indústrias também se apoderaram da tecnologia, proporcionando produtos com mais qualidade, mesmo sendo feito em larga escala, para atender ao mercado consumidor com relação à equipamentos e serviços.

Serviços voltados à sociedade, como o sistema judiciário e de comunicação, como o uso amplificado dos telefones celulares, enxergou na tecnologia uma forma de diminuir a burocracia e aproximar as pessoas. Nesse contexto, é natural que itens de segurança também sejam desenvolvidos.

Monitoramento à distância e segurança

A construção civil também se apropriou da tecnologia, adaptando o seu uso para benefício de moradores em várias questões, como segurança e limpeza.

A manutenção predial e os serviços voltados para a segurança de condomínios residenciais, comerciais e industriais utilizam diversos equipamentos eletrônicos para facilitar o dia a dia de moradores e prestadores de serviço.

A implementação da automação BMS (building management system, em inglês), ou sistema de gerenciamento predial, já é uma realidade que alia diferentes serviços de otimização, sustentabilidade e eficiência nos variados setores administrativos e residenciais.

Com uma ampla vantagem de aplicação, podemos destacar:

  • Economia nos custos de energia elétrica, água e gás;
  • Favorecimento à sustentabilidade, na redução de consumo;
  • Manutenção preventiva e corretiva programada;
  • Reforço na segurança e controle de acesso.

A aplicação da BMS automação em um condomínio residencial, comercial ou industrial permite o controle total, atendendo diferentes setores da administração predial.

Do mesmo modo, o abastecimento de água para a limpeza pode ser controlada para evitar desperdício na lavagem de áreas comuns. A iluminação também pode ser ligada e desligada de maneira remota ou por meio de temporizadores em escadas de acesso dos moradores a apartamentos de nível superior, por exemplo.

A segurança das estruturas prediais também é beneficiada com esse tipo de automação, pois o sistema de gás pode ser acompanhado, identificando vazamentos e realizando o rápido corte no abastecimento de modo a evitar qualquer tipo de acidente, como explosões e incêndios.

Fortalecimento estrutural nas grandes cidades

Antes presente apenas em veículos automotores, os vidros residenciais também receberam reforço para aumentar a segurança domiciliar contra agentes externos.

Muitas varandas de apartamentos são fechadas com vidro, por exemplo, permitindo a ampliação de área útil. Nesses casos, o uso de vidro blindado nivel 3a é o mais indicado para instalação.

Os profissionais que trabalham em portarias prediais também são beneficiados com esse tipo de equipamento. Afinal, eles são colocados nas guaritas que ficam em exposição nas calçadas dos grandes centros urbanos.

Com um mercado em crescimento, a implementação deste tipo de equipamento de segurança deve ser aprovada pelas construtoras, atendendo às leis condominiais, e acompanhada por um arquiteto, para não prejudicar as fachadas prediais ou abalar as estruturas de suporte das áreas externas e internas.

A blindagem nivel 3a deve ser realizada por empresas especializadas, que contam com matéria-prima específica para atender às demandas de segurança necessárias a este tipo de instalação.

Reforço simples, mas eficaz

A ideia de proteção patrimonial não é nova e muito menos ligada apenas à tecnologia. Casas e apartamentos utilizam acessórios simples, mas que atende de maneira eficiente o reforço na proteção de uma porta ou janela.

Nesse cenário, a instalação de um trinco tarjeta, por mais simples que possa parecer, se torna essencial quando há a tentativa de arrombamento por parte de indivíduos mal-intencionados.

A segurança é redobrada com esse tipo de equipamento, pois ele serve como uma maneira de evitar a entrada de pessoas que não sejam bem-vindas em um ambiente.

Encontrado em diferentes ambientes, como salas, cozinhas e banheiros, o trinco tipo tarjeta pode compor, junto com a fechadura, um acessório de segurança em portas e janelas.

Para garantir total segurança, alguns modelos deste trinco permite, ainda, o reforço de um cadeado, aumentado o nível de segurança e dificultando ainda mais a abertura e o acesso em locais com entrada restrita.

Inteligência aplicada para a segurança

A tecnologia aplicada de maneira correta e inteligente, com o reforço de materiais disponíveis no mercado da construção civil, pode garantir a segurança predial.

A capacitação de profissionais que trabalham com segurança patrimonial, da portaria à ronda, e o uso de equipamentos como câmeras de vigilância e acionamento de alarmes em pontos estratégicos também podem ser úteis para garantir a segurança de de moradores e prestadores de serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *