Vidro na construção civil: veja como utilizar

Hoje, uma tendência muito comum na construção civil são as estruturas de vidro. Cada vez mais casas, prédios e ambientes comerciais adotam essa alternativa, por ser um tipo de material que aparenta ser sofisticado e elegante.

Por conta disso, trouxemos algumas vantagens e locais para utilizar o vidro.

Vantagens

Por ser um elemento versátil, fazer trabalhos com vidraçaria é muito recomendado.

Isso porque o vidro consegue se adequar a diversos projetos diferentes. Alguns locais que podem conter esse material na construção são:

  • Varandas;
  • Portas;
  • Paredes;
  • Piscinas;
  • Janelas;
  • Escadas.

Assim, já deu para perceber que o vidro cai bem em todos os lugares, desde que seja bem planejado.

Outra vantagem é a segurança que ele transmite. Com o aumento da tecnologia, hoje existem vidros cada vez mais fortes e seguros.

Por isso, nada de ter aquele medo de fazer uma varanda de vidro porque ele não vai quebrar!

O vidro é um excelente material para construções que querem parecer mais modernas. Além disso, ele proporciona mais amplitude nos espaços, causando uma sensação de que o local é maior.

A iluminação natural que esse material traz para o ambiente é outra vantagem. Com ela, pode haver, inclusive, economia nos gastos com energia.

Outra vantagem é que o vidro é um material sustentável. Assim, é possível implementar esse elemento sem preocupação com o meio ambiente, que é um assunto cada vez mais trazido para a construção civil.

Como lidar com o vidro

Assim como todos os materiais e processos que são utilizados nas construções civis, o vidro também tem algumas questões específicas e demanda cuidados.

Uma delas é a transparência que esse elemento apresenta. Isso, para alguns locais, pode trazer certa relutância por acreditarmos que pode causar falta de privacidade.

Por isso que é necessário planejar bem antes de implementar uma porta de vidro, por exemplo. No entanto, existem diversos processos que proporcionam aspectos que garantem a privacidade dos locais. Ainda pode ser feita uma instalação parcial, que também evita que o lado interno seja visualizado.

A limpeza desse material também deve ser frequente. Inclusive, uma das questões é a instalação e a limpeza de ar condicionado de janela em estruturas de vidro.

Na verdade, não é diferente de paredes comuns. Para realizar essa tarefa, será preciso desligar o ar da tomada antes de tudo.

Algumas dicas para a limpeza desse equipamento são:

  • Retire o painel da frente do ar;
  • Limpe o local com pano úmido;
  • Retire o filtro.

O filtro é a parte principal no momento da limpeza. Isso porque, caso não esteja em boas condições, pode causar problemas de saúde.

Essa limpeza também é ideal para saber se será necessário um reparo de ar condicionado mais profundo.

Voltando para as peculiaridades do vidro, outra que podemos citar é o alto aquecimento do local. Porém, isso só ocorrerá se o vidro for instalado em excesso e de forma não planejada.

Locais mais indicados

Para ficar um pouco mais compreensível e fácil de visualizar, vamos falar sobre a aplicação desse material em determinados locais. É claro que todos eles precisarão de planejamentos corretos e devem ser feitos por profissionais.

Varandas de vidro

As varandas de vidro são, talvez, a forma mais comum de aplicar esse material, principalmente em apartamentos.

Isso porque o vidro pode ser utilizado como uma proteção contra o vento e a chuva e, ainda assim, permite que o local aparente estar aberto.

Isso permite mais conforto e bem-estar, além de permitir a iluminação natural do local.

Com essa proteção, o ambiente também pode ser decorado e aproveitado da melhor maneira.

Portas de correr

Feitas em vidro laminado ou temperado, as portas de correr desse material oferecem segurança e praticidade ao local.

Por serem muito versáteis, ela pode ser implantada tanto em locais grandes quanto em locais pequenos. São ideais para sacadas ou para dividirem espaços entre um cômodo e outro.

Por exemplo, muitos apartamentos contam com cozinhas americanas, que ficam abertas junto às salas. Mas, quem disse que não se pode instalar uma porta de correr nesse local?

Assim, quando se quer privatizar o espaço, pode-se utilizar o vidro temperado escuro e transformar o ambiente.

Piscinas

As piscinas feitas com vidro são alguns dos maiores desejos de toda pessoa que quer construir uma casa própria.

Super elegante e moderna, a água causa um efeito muito bonito nesse local. O charme é que, com esse material, é possível enxergar o fundo da piscina.

Combinar esse elemento com uma iluminação especial deixa tudo mais charmoso.

Por ser feita com vidros específicos, não precisa ter medo de trincas e quebras. Além disso, as sujeiras se acumulam muito menos em superfícies lisas.

O vidro é um material que pode ser utilizado em diversos projetos. O que importa, na verdade, é contratar profissionais especializados e que entendam desse assunto. Assim, a construção sairá da forma desejada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *