Locando equipamentos para construção

Quando se pesquisa por máquinas a fim de operar em uma construção civil, há diversos questionamentos, o mais comum é a pergunta de ouro: o que é melhor, comprar ou alugar um equipamento?

Pensando nisso, diversas empresas têm tomado como atividade o aluguel de maquinários, como empilhadeiras, escavadeiras, dentre outros.

Nesse sentido, devida a ampla e acirrada concorrência, os preços estão cada vez mais acessíveis ao consumidor.

Quais as vantagens de alugar um equipamento em uma construção?

As vantagens da locação de ferramentas se iniciam pelo valor, já que é muito inferior ao da compra integral, por exemplo, o aluguel de empilhadeira é muito pequeno se comparado lado a lado com o valor de aquisição do maquinário.

Outra vantagem é a respeito do tempo de uso, que será ocasional, ou seja, apenas pelo período que for necessário, não necessitando de espaço para armazenamento, desprendendo-se da manutenção do equipamento e outros gastos, como o transporte até a obra ou a casa do construtor.

Vale dizer que em algumas locadoras é possível fazer a troca instantânea do maquinário alugado caso apresente algum problema, algo que demoraria muito mais se fosse comprado.

Como também, é possível locar de acordo com a sua necessidade, por isso empresas desenvolveram modalidades de locação, como por hora, por dia e até por mês.

Alguns utensílios que podem ser encontrados para alugar são:

  • Furadeiras;
  • Bombas d’água;
  • Betoneiras;
  • Réguas vibratórias;
  • Escadas.

Locação por Hora para construção

O locatário calcula uma média de horas que serão necessárias para a utilização da máquina e faz o aluguel.

A locação por hora é de fato a mais procurada, pois a maioria das máquinas são utilizadas apenas em uma parte do processo de construção, garantindo assim que seja gasto apenas o necessário.

Locação por Dia

Caso o locatário não saiba exatamente quantas horas serão necessárias para executar a tarefa mas estima a quantidade de dias, ele pode escolher essa opção que lhe dá mais flexibilidade para trabalhar.

Locação por Mês

Se o prazo total da utilização do aparelho é estimado em mais de 30 dias (1 mês), a locação mensal é a mais viável, já que em alguns casos há até um desconto para esse tipo de contratação, pois emprega uma quantidade de tempo maior.

Como funcionam os preços?

Os preços para locação de escavadeira e outros equipamentos variam de uma locadora para a outra, de acordo com a marca e também de o tipo de maquinário.

Vale ressaltar que quanto mais complexo for o maquinário, maior será o valor, e que quanto mais tempo você precisar dele, o valor também será proporcional. Como se trata de um valor de aluguel, ele é menor.

Nesse cenário, existem situações onde o barato sai caro, mas há meios de não sair perdendo nesse processo, por isso o que realmente deve ser considerado é a qualidade do aparelho e o suporte que a empresa locadora te dispõe.

Algo importante na locação desses aparelhos é o compromisso em devolve-los no prazo estabelecido, assim você cria uma relação de confiança com empresa locadora e pode obter até um desconto na próxima vez que for alugar, além de evitar multas.

Sobre os equipamentos

Atualmente, o que se tem notado é um aumento na utilização do Caminhão guindaste, que serve para realizar a movimentação e o transporte seguro de cargas pesadas.

Além disso, esses equipamentos dão suporte para atividades que necessitam ser feitas em locais com altura elevada, uma excelente escolha para quem quer trabalhar com eficiência e segurança.

Mas não para por aí, neste ramo são diversos equipamentos que podem ser alugados para uma série de tarefas, que vão desde a compactação do solo, Aluguel de Escavadeira, geração de energia, maquinários de limpeza, até equipamentos de jardinagem.

Um outro objeto muito requisitado e também muito comum de ser encontrado para locar é o andaime, utilizado como plataforma em tarefas onde é necessária uma certa altura para alcançar o local desejado e ainda permanecer equilibrado.

Em qualquer equipamento alugado, é importante tomar cuidado com a escolha da empresa responsável pelo serviço, evitando qualquer tipo de problema no futuro.

Uma outra maneira de garantir uma obra protegida e com bons resultados é por meio dos processos de segurança, tais como obedecendo as Normas Regulamentadoras, principalmente às que dizem respeito aos equipamentos de proteção e manutenção dos equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *