Como melhorar o ambiente externo e interno do seu trabalho

Não é preciso ser especialista em recursos humanos para saber que funcionários motivados produzem mais e melhor, e, assim, tornam a organização de que fazem parte muito mais competitiva.

Apesar disso, nem todos os gestores consideram o fato de que, além de reconhecimento, oportunidades de crescimento e feedback constante, há outro item que tende a melhorar o rendimento da equipe: o espaço de trabalho.

Na prática, isso significa que, se ele for limpo, organizado e bem estruturado, tudo isso também contribui com a satisfação profissional da equipe – e, consequentemente, com a sua personalidade.

A boa notícia é que ter um escritório que proporcione um bom ambiente de trabalho está longe de ser impossível. Confira, a seguir, algumas dicas importantes de decoração para que a sede do seu estabelecimento tenha um apelo mais profissional:

  1. Invista em um bom piso

Há quem pense que a escolha do piso é algo meramente estético. Isso, porém, não é verdade: a escolha do material que reveste o chão é um fator que tem muita influência sobre o conforto ambiental de qualquer cômodo. Entre os aspectos que ele pode influenciar, estão:

  • Conforto térmico;

  • Conforto acústico;

  • Praticidade no momento da higienização;

  • Custo de manutenção do espaço.

Como em escritórios costuma haver um alto trânsito de pessoas, é essencial que, no momento de escolher o revestimento, seja dada preferência aos tipos mais resistentes.

Um bom exemplo disso é o piso de madeira natural: por mais que o seu custo seja elevado, ele é durável, resiste bem ao trânsito de pessoas sobre ele e tem um ótimo desempenho termoacústico.

Outra opção é a cerâmica, que costuma ser extremamente resistente e proporcionar uma aparência profissional ao local. A desvantagem fica por conta do conforto acústico, já que ela reverbera muito barulho.

Vale ressaltar que, independentemente do material escolhido, é fundamental que ele seja comprado junto a um fornecedor de confiança, além de aplicado por um profissional.

Tanto no caso da colocação de piso de madeira quanto de um revestimento cerâmico, ambas as precauções fazem com que a sua vida útil seja mais longa.

 

  1. Conte com acabamentos de qualidade

Por mais que muitas pessoas não saibam, a fase de acabamento de uma obra está entre as mais custosas e demoradas.

Isso pois a aplicação de boa parte dos materiais, como o gesso, tem que ser feita de uma maneira cuidadosa. Consequentemente, isso faz com que essa fase seja demorada e potencialmente exige um investimento maior.

Apesar disso, o investimento vale a pena: quando bem instalados, os acabamentos têm muito potencial para melhorar o ambiente do escritório, tornando-o mais agradável, e, consequentemente, melhorando o desempenho da equipe.

Entretanto, para que isso se concretize, é essencial que os materiais usados sejam de qualidade e aplicados por profissionais especializados na área.

Da mesma maneira, é essencial que os acabamentos escolhidos sejam condizentes com a inspiração decorativa do ambiente.

Por exemplo, como o uso de uma moldura de gesso para parede é um recurso clássico, ele ficará destoante em um local mais moderno.

  1. Cuidado com a luz solar em excesso

De acordo com arquitetos e decoradores, o aproveitamento da luz natural do sol é algo que deve ser priorizado ao se realizar o projeto de qualquer cômodo.

Por mais que isso melhore o conforto ambiental e favoreça a economia de energia elétrica, é preciso ter em mente que, em excesso, a radiação pode não ser favorável aos ocupantes do cômodo. Por exemplo: espaços que recebem sol em excesso tendem a ser mais quentes, e, assim, desconfortáveis para quem os utiliza.

A boa notícia é que há uma série de recursos dentro da decoração que podem ser de grande ajuda para evitar que isso aconteça.

Um bom exemplo disso são as cortinas para sala, elas podem ser fechadas durante os horários nos quais a incidência de luz solar é maior, preservando o conforto de quem está em seu interior.

Vale ressaltar que, como um escritório é um ambiente profissional, recomenda-se preferir as cortinas que são feitas com materiais mais nobres, de modo que ela possa valorizar o ambiente como um todo.

Por esse motivo, alternativas mais em conta, como a cortina de lona, devem ser evitadas, já que não proporcionam um bom apelo estético ao local.