Construção: concreto e aluguel de equipamentos

Seja para morar ou para trabalhar, os imóveis (construção de casa ou apartamento) são fundamentais para garantir que as pessoas se abriguem em um local, em que possam habitar nele e ter qualidade de vida e segurança.

No entanto, a construção de imóveis são complexas e envolvem um aparato e conhecimento técnico a respeito de procedimentos necessários à fundação, assim como o uso de equipamentos, as instalações necessárias, decoração e arquitetura, dentre outros.

Por isso, o processo de construção deve ser feito de forma bem planejada, levando em conta a contratação de uma equipe técnica e especializada para o serviço. Somente assim, é possível garantir que a obra terá um bom andamento, de forma confiável e segura.

Como o processo de construção é complexo, ele envolverá diversos processos e usos de materiais que auxiliam no processo de construção, para que seja mais seguro, e o imóvel mais confiável.

O uso do concreto na construção civil

O concreto surge a partir da mistura do cimento, com água, areia e outros elementos, como pedras. Seu uso será fundamental na parte da fundação da residência, servindo como um dos responsáveis pela sustentação do local.

Além disso, o concreto pode ser utilizado também em processos de infraestrutura e para ligações hidráulicas, por meio da canaleta de concreto. Em uma construção, portanto, o uso do concreto pode ser diverso, fazendo com que esse material atue de forma versátil.

O uso do concreto pode se dá com ele sendo utilizado de forma endurecida, em contato com o aço para dar firmeza em uma estrutura e até mesmo como um bloco de concreto, que tem sido muito comum em construções pré-moldadas.

O uso desse material é utilizado por conta de sua resistência e durabilidade. Além disso, sua forma homogênea de trabalho, permite que o concreto seja aplicado de forma igual, preenchendo lacunas e tornando a construção ainda mais segura.

Vale ressaltar que o concreto é feito à base de cimento e por isso escolher o tipo de cimento é fundamental para tornar a obra ainda mais segura. Inclusive, a escolha do cimento leva em conta também seu local de aplicação.

Por exemplo, um tipo de cimento que tem ganhado espaço é o cimento branco. Esse material é utilizado para rejuntes assim como para revestir os pisos e as paredes.

No entanto, sua aplicação é tão eficiente, que seu uso se expandiu por conta de ter qualidade semelhante ao cimento cinza.

Sendo assim, com o uso desse cimento é possível:

  • Revestir as paredes;
  • Revestir os pisos;
  • Obter um piso ligado a pedras, como o mármore;
  • Realizar a obra com um custo baixo.

O custo baixo desse material é uma excelente estratégia que motiva sua utilização, já que seu uso otimiza o tempo investido na obra.

A locação de equipamentos pode ser necessária

Outro detalhe importante em uma construção, no que se refere à parte de montagem e da prática em si, diz respeito à locação de equipamentos necessários para a obra.

Os equipamentos são responsáveis por garantir a segurança dos funcionários que trabalham no local, assim como garantir uma maior eficiência e rapidez na realização da obra.

Em uma obra, vários equipamentos podem ser necessários, como é o caso da betoneira que facilita no preparo de concreto (que citamos acima), assim como andaimes, empilhadeiras, rolo compactador, furadeira, dentre outros.

A locação de Guindaste também pode ser necessária em uma construção, principalmente, as de grande porte, pois envolve altura e o uso do guindaste pode servir para deslocar pessoas assim como materiais.

Além do guindaste, o caminhão munk, assim como outros elementos podem ser locados, garantindo maior eficácia de sua obra.

Impermeabilização: o que você precisa saber?

Por fim, vale a pena falar sobre a importância de realizar a impermeabilização dos locais, como é o caso da impermeabilização de lajes (que fica na parte superior, podendo servir de estrutura para o telhado ou para um segundo andar).

A impermeabilização consiste na aplicação de algum elemento, como a argamassa, por exemplo, que evita a infiltração e surgimento de mofo. Isso aumenta a vida útil da obra, assim como conserva as paredes, instalações internas e a pintura.

Existem partes de uma residência que estarão em contato direto com umidade e sol, por isso, é fundamental verificar qual é o melhor impermeabilizante para esses locais.

Além disso, recomenda-se o uso de um impermeabilizante para piscina antes de sua instalação, para evitar rachaduras e infiltrações no local.