Construção: uso de resinas e revestimentos

A construção civil é responsável pelos empreendimentos que existem na sociedade, como as casas, empresas, indústrias, além das obras de infraestrutura, como construção de rodovias e pontes.

No entanto, esse processão não é tão simples, de apenas olhar o local e construir um imóvel. Antes, é fundamental realizar um estudo prévio de impacto de vizinhança e por meio desse estudo, verificar se realmente o imóvel ou obra deve ser realizado.

Esse estudo visa verificar os impactos em determinada área, levando em conta os seguintes pontos:

  • O risco para os moradores ao redor;
  • Um estudo e levantamento topográfico;
  • A verificação do projeto de saneamento básico do local;
  • Verificação do projeto de gestão de resíduos sólidos no lugar;
  • Possível alteração da paisagem;
  • Possível necessidade de reposição arbórea.

Sendo assim, é um longo processo que envolve o início de uma obra ou demolição de imóvel, ainda mais, se essa obra for de grande porte.

Esse estudo é importante, pois além de mapear os riscos, contribui para gerar menor impacto ambiental e social, além de demonstrar a viabilidade da construção.

Com esse estudo realizado e a autorização para o início da obra, existem alguns elementos que são fundamentais nos processos de construção.

A utilização de resinas em diversos segmentos e na construção civil

Existem vários modelos de resinas, como a resina epoxi incolor, assim como existem vários fornecedores que são especializados em cada tipo de resina.

Um fato curioso é que, geralmente, esse material era mais utilizado pelos dentistas na criação de próteses, porém, seu uso se expandiu, estando presente também na construção civil.

De modo geral, a utilização da resina nos dias atuais não está ligada somente à construção civil. Pelo contrário, é amplamente utilizada na indústria de bebidas para a fabricação de latas, em processos de tecnologia na criação de componentes eletrônicos, assim como para pisos da indústria, criação de tintas e até mesmo, para fabricação de etiquetas.

A resina epóxi transparente é uma das variedades disponíveis no mercado, sendo encontrada tanto no modelo rígido, com endurecimento maior.

Assim como o semirrígido, no qual ocorre um acabamento melhor e não necessariamente é o mais recomendado para a indústria ou setor de construção civil.

Por isso, antes de escolher o tipo de resina a se utilizar, é importante verificar qual é o acabamento desejado para que a escolha ocorra de forma assertiva e o resultados sejam obtidos.

Confira outras utilizações desse tipo de resina:

  • Fabricação de bijuterias;
  • Uso no chaveiro;
  • Em componentes eletrônicos;
  • Materiais que necessitem de flexibilidade.

Para instalar qualquer tipo de resina, o material precisa apresentar um boa aderência e a equipe técnica precisa verificar qual é o acabamento necessário para o tipo de construção a ser realizada e se existe a necessidade de brilho.

No caso, por exemplo, da resina liquida transparente, ela é considerada altamente resistente, brilhosa só que ao mesmo tempo com suavidade, além de apresentar rigidez em seu manuseio.

Microrrevestimento: uma técnica de proteção altamente necessária

Além da utilização e especialização de resinas, o setor da construção civil também pode se apropriar do micro revestimento asfáltico.

Esse tipo de técnica tem os seguintes objetivos:

  • Proteção do asfalto;
  • Impermeabilizar o local;
  • Melhorar a estética do asfalto;
  • Evitar o seu desgaste intenso e degradação.

O asfalto é um local em constante contato com o calor, pneus, veículos pesados, que ocasionam o seu desgaste. Por isso, esse microrrevestimento surge como um alívio e proteção ao local, evitando seu desgaste maior.

Para isso, é aplicado um material conhecido como “ligante betuminoso”, que é misturado com outros elementos como água, alguns tipos de aditivos e derivados do petróleo.

Esses materiais que ajudam na composição do micro revestimento asfáltico são altamente resistentes e duráveis. Além disso, esse tipo de revestimento apresenta elevada consistência, sendo altamente recomendado para os reparos no tecido no asfalto.

É importante ressaltar que todo esse processo é altamente técnico e tem como objetivo aumentar a vida útil do asfalto. Por isso, o processo segue normas da ABNT, que é a Agência Brasileira de Normas Técnicas, para que as misturas, composições e o processamento do material seja feito com qualidade técnica.

Em alguns casos, pode ocorrer uma adição de elementos como fibras, para ajudar na composição do material. Diante disso, o uso de revestimento tem se mostrado bastante importante e eficaz para a renovação dos asfaltos.