Diferença dos pisos e onde deve ser utilizado

O piso é, certamente, um dos componentes fundamentais quando estamos falando de construção civil. Sua aplicação em diversos tipos de ambiente gera, além de conforto, muita funcionalidade, podendo facilitar a limpeza e promovendo mais sofisticação ao local.

Dessa forma, é muito importante conhecer as diferenças existentes entre os diferentes pisos disponíveis no mercado atualmente e entender quais são os materiais utilizados em cada um deles.

No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro do tema e saiba mais sobre algumas opções extremamente versáteis e sofisticadas que podem ser utilizadas em variadas composições decorativas e funcionais para o piso de sua casa.

Concreto polido

Além de uma tendência, o Piso de concreto polido é também uma maneira de tornar seu ambiente muito mais otimizado, de modo que ele pode ser encontrado em diferentes locais, tais como estacionamento, garagens, shoppings e demais estabelecimentos.

Seu uso residencial, porém, tem evoluído nos últimos anos e se tornou uma alternativa ideal para muitos casos.

Antigamente, sua aplicação era feita apenas com o objetivo de tornar a locomoção de veículos mais fluida e confortável, especialmente em centros logísticos e fábricas. No entanto, hoje em dia ela tem sido feita para compor salas, cozinhas e até quartos que se destacam pela sua modernidade.

Com um traço especial, que garante um acabamento mais alinhado e bonito, os pisos que fazem uso do concreto e do processo de polimento são conhecidos pela sua versatilidade, apresentando níveis de resistência conforme as necessidades de cada ambiente.

Além disso, as tonalidades também chamam a atenção na elaboração de locais mais modernos.

Para isso, ele deve ser perfeitamente nivelado e receber os devidos cortes de dilatação, evitando problemas como as fissuras e os desplacamentos.

Um cuidado que deve ser tomado com relação a essa estrutura é o uso de produtos e materiais abrasivos. Isso porque eles podem gerar prejuízos e danos ao piso.

Além disso, a mão de obra especializada na instalação desse processo é fundamental para garantir resultados com melhores acabamentos e também que apresentem vida útil mais prolongada.

Desempenho máximo

O revestimento do piso é uma maneira de garantir seu desempenho mais elevado e propriedades especiais com relação a resistência.

Dessa forma, para adquirir um Piso industrial de alta resistência que possa ser aplicado também em casas e apartamentos vale a pena contar com materiais como:

  • Água;
  • Mármore;
  • Granito;
  • Quartzo;
  • Calcário.

Com a mistura de rochas e demais substâncias, sua aparência se torna muito mais resistente e versátil, podendo ganhar diferentes cores e desenhos conforme as demandas do local no qual será instalado.

Para garantir uma instalação completa e duradoura, vale a pena contratar empresas e profissionais que possuam experiência no mercado e que possam fornecer todas as instruções de uso para a conservação da estrutura.

Seja polido ou fulgê, uma dica importante é realizar a limpeza periódica do piso, seja a mais rápida, que exige o uso de alguns produtos químicos especiais para aplicação nesse tipo de superfície, ou mesmo mais profunda, como é o caso da realização de repolimentos.

A aplicação da resina epoxi também é uma forma de garantir a conservação mais prolongada e de deixar o piso com um aspecto mais bonito e agradável.

Pisos de madeira

O piso de madeira é ideal para a composição de ambientes que conciliam a sofisticação de uma estética mais tradicional e clássica com o toque despojado de demais elementos que podem estar presentes no local.

O que deixa muitas pessoas desanimadas com relação à sua instalação, no entanto, é a duração do processo, que pode demandar reformas e até mesmo exigir o impedimento de acesso.

Dessa forma, as opções de pisos prontos são a solução perfeita.

Por não exigir nenhum tipo de tratamento após a aplicação, o Piso pronto de madeira está entre os mais procurados nos últimos anos.

Afinal, ele já chega pronto em sua residência ou ao seu estabelecimento, sem a necessidade de envernizar ou aplicar qualquer produto.

Além disso, a coloração pode ser escolhida dentre uma gama de possibilidades disponíveis, sem falar que é possível encontrar modelos mais resistentes, feitos com madeira nobre.

Podemos destacar os seguintes modelos desse piso pronto:

  • Tradicional;
  • Multistrato;
  • Multiestruturado;
  • Multilaminado.

O essencial é sempre contar com o trabalho qualificado e com produtos oriundos de fabricantes com boas procedência e reputação no mercado.

Isso irá garantir que os resultados sejam mais satisfatórios e cumpram com todas as expectativas sem gerar transtornos e prejuízos posteriormente.